Sustentabilidade

Hotel 100% LED é referência em sustentabilidade, rendem economia no consumo

Produtos da Taschibra utilizados no empreendimento

Quem visita os campos de cima da serra gaúcha tem a oportunidade de conhecer um local pensado para ser completamente sustentável. Com iluminação totalmente em LED, aproveitamento de recursos hídricos . E materiais, o local, inaugurado em 2009, recebeu inúmeros prêmios pelas ações ambientais implantadas.

Desde a construção visando o melhor aproveitamento da luz solar até o plantio de árvores nativas na propriedade. Várias iniciativas foram tomadas para garantir que o Cambará Eco Hotel se tornasse uma referência nos cuidados com o meio ambiente.

E na preservação de recursos. Como resultado o espaço recebeu da Associação Brasileira de Operadoras de Turismo (Braztoa) e Ministério do Turismo. O prêmio Top Sustentabilidade 2016/2017, concorrendo com outros 50 negócios de todo o país.

“Desenvolvemos o projeto, que foi direcionado para o turismo sustentável em respeito ao aspecto intocável da natureza, e começamos a implementá-lo em 2004. Iniciamos a construção em janeiro de 2008 e começamos as operações do hotel .

Em dezembro de 2009, implementando os requisitos e práticas sustentáveis. A construção, estendendo aos processos e ações praticados no local”, explica Emiliano Brugnera, proprietário do hotel.

Todas as áreas do hotel foram pensadas para otimizar a relação com a natureza. Os hóspedes, por exemplo, são acomodados por setores. Desse modo, há um aproveitamento melhor da energia dos corredores que funcionam com sensores de movimento. Além disso, todas as lâmpadas são LED, o que proporciona uma economia significativa. “Percebemos que a qualidade da luminosidade melhorou muito e tivemos uma redução direta de 20% na conta de energia, além da baixa manutenção pela durabilidade e resistência da lâmpada”, conta Brugnera.

Tenha sua marca vista por milhares de pessoas diariamente na internet!
Tenha sua marca vista por milhares de pessoas diariamente na internet!

Afonso Schreiber, presidente da Taschibra, indústria de iluminação parceira do empreendimento, destaca a importância desse tipo de consciência e os retornos positivos que essa tecnologia proporciona. “O LED permite um consumo menor e tem uma durabilidade muito superior. No mais, na fabricação desses produtos não são utilizados metais pesados, ou seja, podem ser descartados normalmente, sem o risco de contaminação do solo. Projetos como esse do Cambará Eco Hotel mostram que é possível repensar a relação com o meio ambiente sem que isso signifique gastar mais”, afirma.

Hotel 100% LED

No local é realizada também a captação da chuva para uso no jardim, vasos sanitários e lavanderia. Por conta do projeto arquitetônico é possível ainda diminuir o uso de ar-condicionado. Já o lixo orgânico produzido no local é reaproveitado como adubo e o restante encaminhado para cooperativas de reciclagem. Já no cardápio do hotel são utilizados alimentos produzidos na região. Além disso, mais de três mil mudas de árvores e arbustos nativos foram plantados para auxiliar na preservação da flora local.

Foto da Capa: Cambara Eco Hotel – Foto: Divulgação

Rodolfo Bracali

Rodolfo Bracali , Chef Argentino e Assessor Gastronômico , Marketing de Conteúdos, Jornalista no Portal egonoticias.com - Atualmente Mora em Belo Horizonte Minas Gerais. Tudo isso você pode acompanhar nos meus espaços na Web. CONTATO: +55 31- 9 8306 3990 - e-mail: rodolfo.bracali@gmail.com

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo