Saúde e Bem-Estar

Índice de obesidade no Brasil não para de crescer

Entenda as causas do aumento da obesidade no país e como tratar

A obesidade tem crescido no Brasil nos últimos anos. Segundo dados divulgados pela Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção Para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel 2018), a número de obesos do país cresceu de 11,8% para 19,8% entre 2006 e 2008. Ademais, os estudos ainda mostraram que 55,7% dos brasileiros tem o Índice de Massa Corporal (IMC) acima do valor ideal segundo os padrões da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Leia também: Inverno pode aumentar risco de infarto e AVC

Causas da obesidade

Uma alimentação de qualidade com uma boa dieta é importante. “Os hábitos alimentares têm grande influência no aumento de peso. Contudo, com pouco tempo para comer por causa da rotina e o aumento do consumo do fast food, recebemos bomba calórica em nosso organismo”, diz Bruno Sander.

Assim, isso também contribui para noites mal dormidas que ajudam para a obesidade. “A falta de um horário para dormir, o estresse da rotina e o tempo no celular contribuem para a baixa qualidade do sono, que influencia, por exemplo, no funcionamento do organismo em relação às gorduras” diz o especialista.

Tratando a doença

A obesidade traz riscos à saúde, colaborando para o aumento de doenças.  Então, é importante investir em uma mudança de hábitos para ter melhor qualidade de vida. “A educação alimentar e a prática de exercícios são necessários para perder peso. Um profissional ajuda o paciente a escolher a melhor estratégia. Dessa forma, isso resulta na melhora da condição.”, diz Bruno Sander.

Índice de obesidade no Brasil não para de crescer
Imagem: divulgação

 Fonte: Bruno Sander Queiroz. É médico e diretor do Hospital Dia Sander Medical Center, que fica em Belo Horizonte (www.sandermedicalcenter.com.br).

Juliana Umbe̊lino

Escritora e social media, atua com revisão e produção de conteúdo para web. Editora de SEO para WordPress há mais de 9 anos. CEO na @vemprapalante. É autora publicada pela editora Qualis. Ministra palestras sobre web, mídias sociais e influenciadores. Além disso é apaixonada por livros, filmes, séries, quadrinhos, teatro e música (principalmente folk e rock'n'roll). É uma nerd raiz, por assim dizer.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo