Empreendedorismo

Católica SC foca na inovação para desenvolver soluções para a sociedade

Inovação é um conceito constante na atuação da Católica SC

Inovação é um conceito constante na atuação da Católica SC. Desde que se instalou em Joinville, em 2012, a instituição promoveu eventos e participou de competições que destacaram as ações da área, envolvendo alunos, professores e funcionários. Recentemente, a Católica SC participou do Pacto pela Inovação, selado entre empresas e entidades em Joinville. Além disso, a partir de um estudo das matrizes curriculares, foram incluídas em todos os cursos as disciplinas de empreendedorismo, criatividade e inovação.

“Nossa atuação pretende incentivar o ecossistema de empreendedorismo e inovação da cidade”, afirma Maurício Henning, professor coordenador do curso de Engenharia de Software e responsável pela área de Inovação na Católica de Santa Catarina. Ele explica que foram realizados dois hackathons, eventos com equipes multidisciplinares, que se reúnem em uma maratona de trabalho para desenvolver soluções para problemas apresentados. “Em 2016, criamos uma solução para descarte de material para a empresa Termotécnica. Em 2017 nossos alunos receberam prêmios com a criação de um aplicativo de gestão de dados da saúde, um deles no Prêmio Nacional Tim de Inovação, com o software Conexão Enxaqueca”, conta.

A Jornada de Empreendedorismo, Desenvolvimento e Inovação (Jedi), realizada em Joinville, também conta com a participação de professores e estudantes da Católica SC. A segunda edição trabalhou o tema educação e o grupo da instituição desenvolveu uma plataforma para verificar as vagas ociosas nas universidades, disponibilizando-as para quem precisa. “Também fazemos parte do Comciti e do Join.Valle, parceiros importantes que nos auxiliam nas ações transversais e nos diversos eventos do ecossistema”, ressalta Maurício.

A robótica também é uma área de destaque da Católica SC. A instituição tem a maior equipe do Sul do país, em termos de projetos realizados e pontuação por competição. O grupo contabiliza mais de 32 projetos que envolvem robótica móvel e robótica autônoma. “Essas aplicações têm rendido muitos prêmios e têm como intuito criar soluções para a indústria 4.0”, afirma o professor. Dentre os projetos podemos destacar a parceria com o curso de Engenharia Agronômica, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), para sensoriamento de implementos agrícolas da empresa New Holland, para ajustes dos projetos para as condições e solo brasileiro.

Parcerias com grandes players como Amazon e Microsoft contribuem para o acesso ao que há de mais moderno na área de tecnologia. Além disso, os professores estão em constante capacitação, a partir de metodologias ativas e plataformas que possam auxiliar na sala de aula. “Além da inovação e da tecnologia, precisamos nos preocupar com as disciplinas que chamamos de soft skills, ou seja, aquelas que se preocupam com as habilidades socioemocionais”, justifica Maurício.

Letícia Caroline 
Assessora de Comunicação

EDM LOGOS – Comunicação planejada para gerar resultados

47 3433-0666 | leticia@edmlogos.com.br

Leia Mais: Digital influencer Rosilene Bejarano inova em sua festa de aniversário

Rosilene Bejarano

Nascida em Corumba Ms: - Blogueira ( Coisas Do Sul) (egonoticias) Miss Plus Senior SC, Modelo Plus, Embaixadora da Paz, atualmente resido em Joinville Santa Catarina, cursando marketing digital,formada em Hotelaria e excelência em atendimento, técnicas Imobiliárias,Secretaria nacional da Abramecom. Recebi o premio internacional de imprensa empreendedora Dr Rey 2017.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar