Arte e Cultura

Joel Gehlen lança seu primeiro livro de poesias

“Algo me avalia do couro à espinha” conta com ilustrações em xilogravura feitas pelo próprio escritor e terá as capas finalizadas ao vivo durante a sessão de autógrafos no dia 11 de maio, no Barba Ruiva Livros

O jornalista e escritor Joel Gehlen lança no dia 11 de maio, sexta-feira, o livro “Algo me avalia do couro à espinha”. A obra é sua primeira coletânea de poesias.

joel gehlen, livro, lancamento, escritor, joinville, jornalista, poesias, corpo, espinha,
Joel Gehlen – Divulgação

Autor de outras oito obras de crônica e prosa, Joel aposta agora em poemas inéditos. Com 80 páginas, o livro publicado pela Editora Micronotas tem ainda ilustrações do próprio escritor. É um misto de texturas e desenhos abstratos, geométricos e temáticas da natureza feitos com xilogravura.

Marcado para as 19 horas, o lançamento será no Barba Ruiva Livros, anexo ao Salvador Vegan Café (rua Henrique Meyer, 61, no centro, em Joinville). Durante a sessão de autógrafos, as capas de cada exemplar serão finalizadas ao vivo, uma a uma, com uma impressão artesanal (live printing) de gravuras de autoria de Joel Gehlen.

O projeto é realizado com o apoio do Estado de Santa Catarina, Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Fundação Catarinense de Cultura, Funcultural e Edital Elisabete Anderle/2017. A iniciativa prevê a impressão de 500 exemplares, todos distribuídos gratuitamente em eventos e bibliotecas públicas.

Jornalista especializado em Cultura com ênfase em Literatura, Dança e Teatro, Joel Gehlen é um dos mais produtivos cronistas em atuação em Santa Catarina. Com mais de 20 anos de produção e publicações ininterruptas de textos literários, o escritor sempre exerceu, em sua prosa, a veia poética.

Conforme escreveu o romancista Antônio Torres no prefácio do livro “Chuva sobre Sarajevo”, “Joel Gehlen escreve o fino do fino, entre o lirismo e a melancolia, lembrando os poemas em prosa de Baudelaire”. O escritor, jornalista e cronista garante nunca ter pensado em publicar seus poemas. Segundo ele, o convite partiu da editora Katherine Funke, da Micronotas.

O lançamento de “Algo me avalia do couro à espinha”, explica o autor, só ocorreu após da divulgação de duas ou três poesias na internet. Também por ter sido “desafiado” a preparar uma publicação. “Foi isso o que me levou a enfrentar o desafio de dar forma final aos poemas. Uma tarefa tão vã quanto ordenar as nuvens, de qual a gente se desincumbe com a publicação, mas que nunca termina.”

https://www.facebook.com/cake.decor.1/
https://www.facebook.com/cake.decor.1/

Nova faceta

A editora Katherine Funke, da Micronotas diz que a publicação desse livro traz a público uma faceta desconhecida do escritor. “É um orgulho fazer parte deste projeto e ter sido a editora escolhida por um escritor tão experiente. E também para colaborar na publicação de seu primeiro livro de poesias. Só tenho a agradecer ao escritor por seu reconhecimento à qualidade da Editora Micronotas, tanto na edição dos textos quanto na excelência gráfica, e ao júri do Edital Elisabete Anderle por ter contemplado este projeto”, comenta.

Para Katherine, o fato de o poeta se apresentar também como gravurista e gravar as imagens de capa em cada um dos exemplares de seu livro o aproxima de um público novo, interessado tanto em literatura quanto em arte impressa. “A trajetória de Joel demonstra a possibilidade de se continuar artista, sempre renovando-se e buscando novas linguagens”, comenta.

beer, drinks, foods, jet islandd, pub, floripa, bar, restaurante
Jet Island – Beer, Drinks & Foods

Agenda de eventos

Além do lançamento de “Algo me avalia do couro à espinha” no dia 11 de maio, o escritor Joel Gehlen já confirmou presença na Feira do Livro de Joinville. A sessão de autógrafos será no dia 10 de junho, às 11 horas, no Expocentro Edmundo Doubrawa.

Para difundir e democratizar seu novo trabalho, a intenção é participar de outros encontros culturais e literários na cidade. Eventos como o INC – Inconsciente Coletivo. Além de percorrer municípios catarinenses para a distribuição direta de sua obra, em iniciativas de aproximação com o público.

Ficha técnica

Obra: “Algo me avalia do couro à espinha”

Autor e ilustrador: Joel Gehlen

Prefácio: Fernando José Karl

Texto da orelha: Katherine Funke
Editora: Micronotas
Designer: Pierre Xavier Themotheo

Características: 80 páginas, formato 12 cm X 21 cm, colado e costurado

Distribuição: gratuita

Tiragem: 500 exemplares

centraldemultas.net.br
centraldemultas.net.br

SERVIÇO

O quê? Lançamento do livro de poesias “Algo me avalia do couro à espinha”, de Joel Gehlen

Quando? 11 de maio, sexta-feira, às 19 horas

Onde? Barba Ruiva Livros, anexo ao Salvador Vegan Café, em Joinville (rua Henrique Meyer, 61, centro).

Quanto? Gratuito

LEIA TAMBÉM: Exposição fotográfica de partos humanizados no Floripa Shopping

 

 

 

 

 

Deia Sell

Jornalista, Pedagoga, Turismóloga, Pós-Graduada em Gestão Escolar em Nível Superior. Comunicativa e sempre antenada em tudo. Já assinou colunas de moda e de turismo com dicas de locais Friendly entre outros assuntos variados. Divulgar o Turismo, a Gastronomia e a Cultura fazem parte de seu currículo. Formadora de opinião e ótima interlocutora. Faz parte da equipe do EgoNoticias desde o seu início.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo