ComportamentoEstilo de vidaSaúde e Bem-Estar

Julho e férias escolares: cuidados extras no período para evitar acidentes domésticos

O mês que as crianças costumam passar mais tempo em casa é período de alerta para prevenir acidentes domésticos envolvendo os pequenos. Uma média semestral do Instituto Doutor José Frota (IJF) mostrou sete mil atendimentos de casos de acidentes domésticos envolvendo crianças. As quedas lideram esta estatística.

A pediatra Vanuza Chagas ressalta que cuidados com todos os ambientes externos e internos são necessários. A cozinha costuma ser o local mais propício à acidentes envolvendo queimaduras, intoxicação, cortes e lacerações. “Alguns cuidados merecem destaque, como materiais de limpeza em armários fechados e altos, objetos cortantes longe dos pequenos e os cabos das panelas do fogão voltados para dentro”, disse Vanuza.

LEIA MAIS: Conheça Igor Galdino a nova revelação da música sertaneja.

Nas outras áreas dentro e fora de casa é preciso se atentar aos protetores nas tomadas, escadas, redes de proteção na varanda e muita atenção às piscinas: “a criança nunca pode estar desacompanhada nas imediações da piscina”, acrescentou, lembrando que a brincadeira pode ter um fim trágico. Ainda para garantir boas férias para pais e filhos, a pediatra dá dicas do que não pode faltar na mala dos pequenos.

“Imprescindível levar protetor solar, repelente, uma “farmacinha” indicada pelo pediatra com antitérmico,  antialérgico , medicação sintomática pra vômito, probióticos e antisséptico tópico. Dependendo do histórico da criança e em viagens internacionais pode ser recomendado também a prescrição de um antibiótico. Sempre todas as medicações devem ter a respectiva receita médica”, informou.

Samuel Aguiar

Nascido em Belo Horizonte - MG. Graduando em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais e dedicado ao Jornalismo Digital. Programador do Portal Ego Notícias. Entre em contato comigo via e-mail: samuelaguiar12@hotmail.com

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar