Arte e Cultura

Padaria de Joinville conecta história confeitaria e arte

Linha de panetones e chocotones da Amor & Canela terá obras do famoso Amandos Sell

A receita tradicional de um pão caseiro leva farinha de trigo, água, sal e fermento, ingredientes que, manuseados com certa habilidade, são suficientes para produzir uma fornada de massas quentinhas e saborosas. Mas tente fazer mudanças no método; incluir um item mais saudável, o qual acrescenta elementos do passado, como a fermentação natural, amarrar a fórmula com laços familiares e cobri-la com arte de fina cepa… Mais do que um gosto diferente, a experiência trará a sensação de que tradição também se serve à mesa.
A Padaria Amor & Canela sabe que não entrega só pão fresco, um doce apetitoso ou uma agradável estrutura de café. A empresa tem um ingrediente único que faz a diferença junto aos clientes e motiva a ação que ela coloca em prática neste final de ano: um produto que alia a trajetória de suas empreendedoras ao nome do pintor joinvilense Amandos Sell. História, arte e panificação de alta qualidade andando juntas.
No dia 29 de Novembro, a Amor & Canela lançará uma linha de panetones e chocotones contendo a reprodução de duas telas exclusivas assinadas por Sell. São elas “Luz Radiante” e “Luar com Cometa”.
Além das obras que serão reproduzidas nas caixas, uma outra, nomeada “Terra Natal”, foi pintada exclusivamente para a Amor & Canela, retratando a infância da sua idealizadora, Rosani Maria Marchi, e estampará as sacolas da parceria artística. Elas serão sustentáveis, assim como as embalagens de chocotones e panetones. Uma parceria com a Livraria A Página também integra a ação.

A HISTÓRIA

Rosani nasceu em Nova Galícia, uma comunidade rural polonesa perto de Nova Trento. Mais velha de sete filhos, ajudava os pais no trigal – cena essa reproduzida na obra “Terra Natal” – e no comércio de secos e molhados da família. Aos 15 anos, em busca de uma vida diferente, ela se mudou para Joinville em Janeiro de 1984. Por uma década, trabalhou na Embraco, onde conheceu o pai de seus filhos, Luize e Christian.
As economias deles e dos então sogros ajudaram a erguer, em 1993, a Panificadora Bavária na rua Dr. João Colin. Já a Amor & Canela (nome inspirado em um doce português) surgiu em 2007, na rua Tenente Antônio João, pelas mãos de Rosani e de sua ex-sócia. Em 2012, Rosani assumiu a Bavária e, em Outubro do ano seguinte, após uma grande reforma no local, projetada no estilo europeu, foi inaugurada a Amor & Canela, no bairro América.
Atualmente, o empreendimento passa por um reposicionamento de marca. O objetivo de Rosani e da filha, Luize Catherine Krause, é despertar em todas as pessoas que convivem com a Amor & Canela o seu propósito: cultivar laços de amor e gentileza, alimentando almas.

NOVO CONCEITO

A grande virada na história da Amor & Canela veio em 2010, quando Rosani encontrou um livro do mestre italiano Piergiorgio Giorilli sobre pães feitos com fermentação natural. Ela entrou em contato com o autor – uma das maiores autoridades da panificação na Europa – e o visitou na Itália. Depois disso, Giorilli já esteve três vezes em Joinville, repassando aos funcionários da padaria as técnicas da fermentação natural baseada na matéria-prima brasileira.
“Ele nos ensinou essa tecnologia, mudando totalmente a nossa história, e nos tornamos os pioneiros na técnica da fermentação natural em Joinville e região”, diz Rosani.
O processo, que leva de 12 a 72 horas, despotencializa o glúten e agrega mais maciez, crocância, elasticidade, sabor e umidade ao pão. Em resumo, ele torna o pão mais saudável e digerível.
“Não fermentam no organismo, porque a massa foi fermentada antes. Assim, quando você come o pão, ele não pesa, é mais leve”, esclarece Rosani, que arremata: “O futuro do pão está no passado”.

O ARTISTA

Amandos Sell é um dos maiores nomes das artes plásticas joinvilenses. Uma lenda reconhecida e celebrada que, aos 75 anos de vida e 45 de carreira, ainda maravilha quem se debruça sobre sua obra, marcada pela pintura naïf e pela técnica do pontilhismo. Mestre em ambas, Amandos as carrega para sua visão de mundo, onde montanhas, colinas, campos floridos e construções rústicas vêm à tona numa explosão de cores e leveza.
Essa inclinação pelas paisagens rurais de Joinville e região já esteve presente em inúmeras exposições, individuais e coletivas – a mais recente, em 2017, na Galeria Victor Kursancew. Também foi tema de uma biografia, “Cenas de Arte Naïf de Amandos Sell”, escrita por Walter de Queiroz Guerreiro e Oscar Alejandro Fabian Dambrosio.
A relação do pintor com a Padaria Amor & Canela começou por meio de Luize, que o visitou em sua casa, na Estrada da Ilha, a fim de fazer um trabalho escolar sobre sua obra.
“Ele gentilmente abriu as portas de sua casa para uma criança de 12 anos fazer perguntas”, recorda Luize, emocionada.
Criou-se ali um vínculo de amizade entre a família de Luize e o artista, retomado agora com o projeto que conecta a história e o produto da Amor & Canela à obra magnífica de Amandos Sell.

Serviço:

Lançamento da linha de panetones e chocotones com arte de Amandos Sell.
Quando: dia 29 de Novembro, às 20 h.
Onde: Padaria Amor & Canela: Rua Dr. João Colin, 1.893, América. E rua Tenente Antônio João, 859, Bom Retiro.
Contato para entrevistas: (47) 99656-8692, com Luize.

 Fotos: Leo Waltrick

Rubens Herbst
Jornalista – DRT/SC 487
(47) 99103-8149
rubensherbst.jornalista@gmail.com
facebook.com/rubensherbst

Padaria de Joinville conecta história
Foto Divulgação
Padaria de Joinville conecta história
Foto divulgação
Padaria de Joinville conecta história
Foto Divulgação
Padaria de Joinville conecta história
Foto Divulgação
Padaria de Joinville conecta história
Foto Divulgação
Padaria de Joinville conecta história
Foto Divulgação
Padaria de Joinville conecta história
Foto Divulgação
Padaria de Joinville conecta história
Foto Divulgação
Padaria de Joinville conecta história
Foto divulgação
Padaria de Joinville conecta história
Foto Divulgação

Elevou a temperatura da web: DJ Thiago Barbieri mostra seus dotes musicais ao mundo 

Veja também: TV portuguesa tem noite de Gala para premiar seus maiores talentos

Que tal conferir como foi: Shopping no Recreio inaugurou a sua primeira galeria de arte

Assistir aos programas do Canal Ego TV e terá acesso à grade completa da Apresentadora: Rosilene Bejarano 

Leia Mais: Thayná Minella a mais nova revelação do sertanejo 

Veja também:  TV portuguesa tem noite de Gala para premiar seus maiores talentos 

Simplesmente um luxo! Cintia Chagas a mais famosa professora de português do País e o psicanalista Luiz Fernando Garcia escolheram a Estaleiro Guest House para casar 

Sabia que: Erika Schneider se tornou a nova queridinha da publicidade 

Tudo isso e muito mais? Festival Duas Rodas agita Interlagos com famosos 

Fica a dica! Joinville recebe espetáculo com atração do Multishow 

Rosilene Bejarano

Rosilene Bejarano,nascida em Corumba Ms Digital Influencer, blogueira revista eletrônica Coisas Do Sul, assino para as revistas Egonoticias de Balneário Camboriú, Top Society de Lages, Lithoral News de Itajaí. Palestrante com o tema (Estrutura familiar e mulheres na politica) recebi o titulo de Embaixadora da Paz em 2018, atualmente resido em Joinville Santa Catarina, cursando marketing digital, formada em Hotelaria e excelência em atendimento, sou a Vice presidente da Abramecom (Associação Brasileira de Colunistas Sociais e de Mídia Eletrônica) Recebi o premio internacional de imprensa empreendedora Dr Rey 2017. Premio destaque de Mídia Eletrônica SC da Revista Lithoral News, Premio destaque imprensa revelação SC.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo