MIDIA 05 – Top Mega Banner 970 x 250 – DESK
Arte e Cultura

Artista Marcos Rück Lança Biografia Na Feira Do Livro De Joinville

Livro Escrito Coincide Com Os 40 Anos De Labor Artístico Do Ex-Diretor Do MAJ

Simone Nascimento mal conhecia o trabalho de Marcos Rück por volta de 2013, quando ela era coordenadora do Simdec e ele, diretor do Museu de Arte de Joinville (MAJ). Mas os encontros constantes para tratar de questões relacionadas a área cultural da cidade e os temperamentos afinados aproximaram os dois, e a amizade surgiu. Mais do que isso, Simone virou fã da vasta e premiada obra de Marcos, arquiteto de profissão e artista por inspiração. Foi o primeiro passo para que ela chegasse ao ponto de tornar-se biógrafa do amigo.
“Vida e Obra de Marcos Rück” é o livro que ela lança no dia 9 de junho, às 19 horas, dentro da programação da 15ª Feira do Livro de Joinville. É o resultado de seu trabalho de conclusão do curso de história da arte da Casa da Cultura, em 2017, e que acabou tomando forma após ser patrocinado pela empresa Lepper (via mecenato municipal).
A chegada da publicação é uma feliz coincidência para Rück, afinal, em 2018 ele comemora exatos 40 anos de labuta artística. O marco inicial é a participação em uma exposição coletiva na Unisinos, em São Leopoldo (RS), onde foi estudar arquitetura em fins dos anos 1970. Foi no curso que coração e mente se abriram definitivamente para a arte, uma tendência demonstrada desde a infância, passada no ambiente criativo proporcionado pelos pais.
“A arquitetura é uma união dos três: pintura, escultura e desenho. Acho que alguns arquitetos podem se considerar artistas também”, reflete.
Ao longo do segundo semestre do ano passado, Simone mergulhou na obra e na vida pessoal de Marcos. Liberada para “fuçar o baú”, reuniu uma grande quantidade de fotos, imagens de obras, artigos e reportagens, além de entrevistar familiares e amigos, como o artista Mário Timm. Figuras emblemáticas das artes joinvilenses, como Margit Olsen, Marina Mosimann e Walter Guerreiro, contribuíram com textos a respeito do biografado.
“Eu não conhecia a fundo o trabalho dele, e passei a conhecer por meio da pesquisa”, esclarece Simone.
Porém, o livro não é apenas uma coletânea de dados biográficos, participações em exposições e prêmios e informações sobre obras. Estas referências figuram entre os cinco capítulos, mas Simone  não se furta a falar das sete fases artísticas, do apoio e da influência da família, dos amigos e de outros artistas, de fé e do início de Marcos na arte.
“O livro é até divertido. Ele conta peripécias minhas que aconteceram durante esse período”, diz o artista, para quem a publicação fecha um ciclo, já que ele estudou e foi professor da Casa da Cultura.
Também ali, na Galeria Victor Kursancew, realizou sua primeira mostra individual, em 1980. Marcos retornará a ela em setembro, quando irá expor um resumo de sua trajetória para comemorar as quatro décadas como artista. Marc Engler será o curador da mostra.

Simone Nascimento (Imbituba, 1972)
É formada em Letras e Direito e funcionário pública da Prefeitura de Joinville desde 1995. Lecionou por nove anos na rede municipal e, na sequência, foi secretária executiva na Fundema e no gabinete do vice-prefeito e coordenadora do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (Simdec). Hoje, atua como secretária executiva na Secretaria de Assistência Social. Simone lançou em 2017 o livro “Uma Festa de Tradição Açoriana: Festa do Divino Espírito Santo e Santa Ana” e participou da antologia poética organizada pela Associação das Letras de Joinville. Também estará na coletânea que a entidade lançará em 2018.
CONTATO: (47) 999260783 / simonenascimento36@hotmail.com

Marcos Rück (São Bento do Sul, 1956)
Entre 1974 e 1976, Marcos estudou desenho com o mestre Hamilton Machado, mas graduou-se em arquitetura em 1983, em São Leopoldo (RS), e fez pós-graduação em restauração de edifícios históricos em Munique, na Alemanha. Apesar da formação acadêmica, tornou-se um expoente das artes visuais joinvilenses a partir dos anos 1980, trabalhando desenho, pintura, objeto e fotografia. Na cidade e fora dela, realizou 16 mostras individuais, participou de mais de 30 coletivas e de 12 salões de arte. Integrou por 15 anos consecutivos a Coletiva de Artistas Plásticos de Joinville.
Entre os vários prêmios que recebeu, destaca-se a seleção, em 2008, para uma residência artística de três meses em Schaffhausen, na Suíça, cidade coirmã de Joinville. Entre 2013 e 2016, Marcos dirigiu o Museu de Arte de Joinville (MAJ).
CONTATO: (47) 99283-7051 / m.a.ruck29@gmail.com

Serviço:
O quê: Lançamento do livro “Vida e Obra de Marcos Rück”, de Simone Nascimento (Editora Manuscritos, 152 páginas).
Quando: Dia 9 de junho,  às 19h (bate-papo com a autora e o biografado) e 19h30 (sessão de autógrafos).
Onde: Expocentro Edmundo Dobrawa, durante a 15ª Feira do Livro de Joinville.
Quanto: R$ 40,00. Cinquenta exemplares serão doado a bibliotecas e escolas como contrapartida do projeto aprovado no Simdec.

**** Créditos das imagens: Adilson Santos (foto de Marcos no MAJ), Eduardo Marques (obras) e Tahiane Stochero/G1 (Marcos na Cow Parade)

Rubens Herbst
Jornalista – DRT/SC 487
(47) 99103-8149

rubensherbst.jornalista@gmail.com
facebook.com/rubensherbst

Leia +https://www.egonoticias.com/desafio-do-tubarao-para-os-alunos-de-natacao-da-companhia-athletica/

Marcos-Diretor-do-Museu-340x255 Title category
Foto Divulgação
ruck-o-globo-e-outros0001-340x452 Title category
Foto Divulgação
Estandarte-vermelho-340x266 Title category
Foto Divulgação
Cow-parade-marcos-ruck-340x351 Title category
Foto Divulgação
Capa-aberta-Livro-VIDA-e-OBRA-340x315 Title category
Foto Divulgação

Tags
Show More

Rosilene Bejarano

Nascida em Corumba Ms: - Blogueira ( Coisas Do Sul) (egonoticias) Miss Plus Senior SC, Modelo Plus, Embaixadora da Paz, atualmente resido em Joinville Santa Catarina, cursando marketing digital,formada em Hotelaria e excelência em atendimento, técnicas Imobiliárias,Secretaria nacional da Abramecom. Recebi o premio internacional de imprensa empreendedora Dr Rey 2017. Siga o egonoticias: http//instagram.com/egonoticias Siga a Colunista: http://instagram.com/rosilenebejarano Veja todos os meus posts: https://www.egonoticias.com.br/autor/rosilene-bejarano/

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
Close

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker