Arte e CulturaFeiras e Eventos

Maior Festival de Patchwork do estado acontece em Floripa

Evento tem como objetivo promover o intercâmbio de técnicas da arte em tecido e tem a participação de artesãs de todo país.

Evento tem como objetivo promover o intercâmbio de técnicas da arte em tecido e tem a participação de artesãs de todo país. Este ano uma Mostra Especial vai homenagear os Bombeiros que trabalharam em Brumadinho (MG).

Maior Festival de Patchwork do estado acontece em Florianópolis
Uma amostra da exposição Anjos da Missão Brumadinho

A 8ª edição do maior festival de Patchwork do estado, o Floripa Quilt 2019, será entre os dias 01 e 04 de maio, na Associação Catarinense de Medicina (ACM), em Florianópolis. O evento tem uma extensa programação que inclui cursos, oficinas, concursos e muitos expositores. A programação do festival tem o objetivo de promover o intercâmbio de técnicas da arte em tecido, com a participação de convidados de renome nacional, valorizando o trabalho manual e inovando com a inserção de valores culturais regionais no universo do patchwork. O evento mobiliza todo o segmento artístico e comercial que envolve o Patchwork, e assim como nas edições anteriores, o público em geral poderá visitar os estandes, adquirir produtos, realizar cursos, além de acompanhar diversas exposições. O evento acontece das 13h às 19h, de quarta à sexta-feira e das 10h às 17h no sábado. A entrada custa R$ 14,00 por dia (inteira) e R$ 7,00 (meia).

Maior Festival de Patchwork do estado acontece em Florianópolis
Floripa Quilt – Exposição Artesãs

Patchwork, é o trabalho com retalhos de tecido, nos quais podem ser aplicadas diferentes técnicas, como a do quilt (que dá nome ao evento), que envolve o uso de fibra e tecido na confecção de acolchoados. Além das inúmeras possibilidades de geração de emprego e renda com a venda de produtos artesanais, matéria-prima e cursos, o patchwork também é uma excelente terapia ocupacional, indicada por muitos médicos para o tratamento de patologias como o estresse e a depressão. O Floripa Quil é reconhecido como um evento que prima pelas aulas, oficinas e cursos, utilizando-se de professores renomados, além de dar oportunidade aos professores novatos e da região. Os valores e pré-requisitos de inscrição para os cursos e oficinas estão disponíveis no site do evento (www.floripaquilt.com.br). Será possível também saber mais informações sobre o Concurso de Quilt.

Maior Festival de Patchwork do estado acontece em Florianópolis
Floripa Quilt – Expositores

Este ano, a 8ª edição do Floripa Quilt, terá uma mostra especial. Intitulada “Anjos da Missão Brumadinho” a exposição terá 11 Quilts (uma técnica em Patchwork), confeccionada por 9 artesãs do Canadá, Portugal, Porto Alegre, Manaus, São Paulo e Criciúma em Santa Catarina. A turma é capitaneada pela artista têxtil internacional Ana Paula Brasil que atualmente mora no Canadá. De lá ela mobilizou voluntárias em vários países. Além da mostra, o comandante do Corpo de Bombeiros de Joinville, que participou dos trabalhos em MG, e parte de sua equipe, também estarão no Floripa Quilt no dia 02/05, quinta-feira, às 14h, para uma roda de conversa. Tanto a exposição, quanto a roda com os bombeiros são ações integrantes de uma campanha muito maior, criada pela artista Ana Paula, que inclui a confecção de colchas (são 300 já prontas que serão distribuídas aos moradores de Brumadinho), doações e a criação do “Ateliê escola Bobina Cheia de Amor” que dará aulas gratuitas aos moradores de Brumadinho. Qualquer pessoa pode ser voluntária na escola e no projeto.

Maior Festival de Patchwork do estado acontece em Florianópolis
Uma amostra da exposição Anjos da Missão Brumadinho

O Floripa Quilt – Festival de Patchwork de Florianópolis/SC – mobiliza todo o segmento artístico e comercial que envolve o Patchwork, divulgando os trabalhos locais e nacionais, promovendo oficinas de aprimoramento de técnicas e disponibilizando estandes com venda de materiais destinados a arte do patchwork. Durante o evento são realizadas também mostras com a exposição de trabalhos de artistas nacionais, internacionalmente reconhecidos e ainda um concurso com premiação aos melhores Quilts.

Maior Festival de Patchwork do estado acontece em Florianópolis
Floripa Quilt – cursos e oficinas

A tradução literal de patchwork é “trabalho com retalho”. É uma técnica que une tecidos com uma infinidade de formatos variados. O patchwork é a parte superior ou topo do trabalho, já o trabalho completo é o acolchoado, formado pelo topo mais a manta acrílica e o tecido fundo, tudo preso por uma técnica conhecida como QUILT ou acolchoamento.

Leia ainda: Abih-SC no 1º Seminário de Avaliação da Temporada de Verão

turismoonline.net.br – O portal do turismo, hotelaria, gastronomia e bem viver.

Jefferson Severino

Jeff Severino, lageano, jornalista diplomado - SC-01571-JP, pela - UNISUL - Campus Pedra Branca - SC, profissional por sacerdócio e devoção, além de fotógrafo por paixão (passarela, eventos, mulheres, natureza). Especialista em turismo/gastronomia/hotelaria/destinos turísticos. Eterno viajante. Assessor de Imprensa da Associação Brasileira de Agentes de Viagens-SC. Articulista/colunista/editor/redator/fotógrafo de jornais e revistas e sites nacionais e internacionais. Contato: (48) 99163-7172 - TIM - WhatsApp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1
Você é a notícia, nós publicamos!
Envie-nos uma proposta comercial.
Powered by
Fechar
Fechar