ArquiteturaFeiras e EventosTecnologia

Manutenção das pontes Colombo Salles, Pedro Ivo Campos e Hercílio Luz preocupa engenharia

Manutenção das pontes Colombo Salles, Pedro Ivo Campos e Hercílio Luz, Manutenção da malha rodoviária estadual e Inspeções de pontes e viadutos são alguns dos temas sobre os quais se debruçarão engenheiros e técnicos para o Seminário Cresce Brasil

Para quem passa pelas duas pontes, por cima ou por baixo, se assusta por conta da falta de manutenção e o descaso governamental que apenas fala mas nada faz. Comenta-se até que a Ponte Hercílio Luz será liberada para veículos pesados, a exemplo de ônibus, quando de fato deveria ser liberado apenas para veículos utilitários (uber, táxis, ambulâncias, corpo de bombeiro, polícia…) além de ciclistas, motos e pedestres pelos motivos óbvios, o abandono depois de reinaugurada. Por essas e outras, a manutenção das pontes Colombo Salles, Pedro Ivo Campos e Hercílio Luz, manutenção da malha rodoviária estadual e Inspeções de pontes e viadutos são alguns dos temas sobre os quais se debruçarão engenheiros e técnicos para o Seminário Cresce Brasil – Engenharia de Manutenção promovido pelo Senge-SC nesta sexta-feira, 29 de novembro, a partir das 9h, no centro de eventos da FIESC. O evento encerra com uma visita técnica à Ponte Hercílio Luz, às 16h, conduzida pelo engenheiro José Abel Silva, consultor das obras de reforma.

Manutenção das pontes Colombo Salles, Pedro Ivo Campos e Hercílio Luz preocupa engenharia - Divulgação
Manutenção das pontes Colombo Salles, Pedro Ivo Campos e Hercílio Luz preocupa engenharia – Divulgação

A partir do Seminário, a intenção é levantar o debate e alertar para a importância de abandonar a precariedade e o improviso e implantar política de inspeção, conservação e manutenção permanentes, além de buscar consenso e soluções para enfrentar o descaso com a inspeção e conservação das estruturas existentes no país. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do site http://bit.ly/seminariosenge.

Não é de hoje que a questão preocupa os engenheiros e respectivas entidades de classe. Para mudar o atual quadro, a proposta é que as administrações municipais, estaduais e federal instituam um órgão com dotação orçamentária e corpo técnico qualificado para se responsabilizar por inspeção e conservação regulares. Além de propiciar a proteção das pessoas e do meio ambiente, a medida permitirá a correta aplicação dos recursos públicos de forma programada e responsável, e não em ações corretivas emergenciais e sempre muito mais dispendiosas que a prevenção.

“Colocar tal proposta em prática exigirá vontade, coragem e responsabilidade política por parte dos gestores públicos”, avalia o presidente do Senge-SC, José Carlos Ferreira Rauen, ao lembrar que executá-la com base em planejamento e com excelência técnica é missão para a engenharia e seus profissionais, que devem ter protagonismo nessa empreitada.

O diretor do Senge-SC, Carlos Bastos Abraham, enfatiza que as pontes e viadutos, denominadas como obras de arte especiais (OAE), são obras de engenharia de extrema importância no desenvolvimento econômico e social do País. “Estão sujeitas a todo tipo de ação do meio ambiente, a desgastes naturais e a carregamentos acidentais durante sua vida útil e, portanto, é essencial serem objeto de gestão de atividades de inspeção e manutenção para promover a sua adequada conservação”, justificou. Segundo Abraham, inspeções permitem identificar as patologias existentes e indicar o diagnóstico das ocorrências. As manutenções são atividades cuja função é o tratamento dessas anomalias.

O evento é uma nova etapa do projeto CRESCE BRASIL, da Federação Nacional dos Engenheiros (FNE), e é aberto aos engenheiros, estudantes de engenharia, entidades do setor e representantes do poder público.

Leia ainda: Christiane Torloni comemora 50 anos de carreira

turismoonline.net.br – O portal do turismo, hotelaria, gastronomia e viagens

turismonline.net.br – O portal do turismo, gastronomia, hotelaria e viagens

Confira: Atriz francesa Adèle Haenel é a estrela do filme A Revolução em Paris

Leia ainda: Camerata e Associação Arte. Dança levam clima sedutor de Carmem ao CIC

Natal Luz: Santuário Santa Paulina e o Natal Luz Solidário de Nova Trento

Show: John Mueller e Daniel Lucena fazem show em Blumenau nesta sexta-feira

Leia ainda: Final de semana terá programação de Natal em Jurerê Internacional

Boas notícias: Brasil e Estados Unidos, entrada imigratória automatizada

Ela está nua: Nati Souza é a mais nova Bella da Semana

Confira: Consórcio de viagens – Uma ótima opção para viajar

Segurança: Travel Ace Assistance participa da Black Friday

Experiência de turista: Trabalhadores da hotelaria vivem Dia de Turista

Destinos: Projeto Visite Balneário Camboriú e Região Costa Verde Mar

Prêmio: Parque Beto Carrero World recebe Prêmio Maurício de Souza

Black Friday, um verdadeiro fenômeno de vendas em todos os setores

Arte & Vinho: Arte internacional na Vinícola Villa Francioni

Gastronomia: Delícias Portuguesas no restaurante, happy hour e mercearia em Floripa

Ciclismo: CicloVil Bike fecha o ano promovendo mais um super pedal – Cicloturismo em ação

Black Friday – Hotéis de Jurerê Internacional lançam desconto

Novidade na Ilha: Os guarás vermelhos retornam a Ilha da Magia

Super noite: Uma noite com Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden

Pilates: A melhor idade e os benefícios do pilates

Ilha do Papagaio: Atividade turística impulsiona a economia brasileira

Viajar mais barato: App oferece viagens de ônibus compartilhadas até 60% mais baratas

Seguro Viagem: Não viaje sem ter a garantia de um bom seguro. Sua viagem pode virar uma roubada

Novidade no ar: Decolando de Floripa a Porto alegre pelas asas da Gol

Qualidade: Floripa Airport registra salto de qualidade nas avaliações

Jefferson Severino

Jeff Severino, lageano, jornalista diplomado - SC-01571-JP, pela - UNISUL - Campus Pedra Branca - SC, profissional por sacerdócio e devoção, além de fotógrafo por paixão (passarela, eventos, mulheres, natureza). Especialista em turismo/gastronomia/hotelaria/destinos turísticos. Eterno viajante. Assessor de Imprensa da Associação Brasileira de Agentes de Viagens-SC. Articulista/colunista/editor/redator/fotógrafo de jornais e revistas e sites nacionais e internacionais. Contato: (48) 99163-7172 - TIM - WhatsApp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar