Arte e CulturaMeio AmbienteTurismo

Maratona de inovação foca desenvolvimento turístico do Planalto Norte Catarinense

Evento será realizado de 18 e 20 de outubro em São Bento do Sul (SC)

O Consórcio Intermunicipal Quiriri e o Projeto Ideando da Univille (Campus São Bento do Sul) estão com as inscrições abertas até o dia 11 de outubro para o 1º Hackathon ‘’Destinos do Quiriri’’, que será realizado entre os dias 18 e 20 de outubro em São Bento do Sul (SC).
As vagas são gratuitas e limitadas em 50 participantes. O hackathon é uma maratona em que os participantes formam equipes para trabalhar de maneira intensiva na criação de soluções dentro do tema escolhido, a fim de resolver problemas reais, tudo em apenas 36 horas. Para este evento, o tema escolhido foi ‘’Divulgação de atrativo e engajamento do turista na região do Quiriri’’.  As inscrições das equipes devem ser feitas no https://bit.ly/2m2oKfB

Podem participar grupos de três a cinco participantes. As inscrições estão abertas para universitários e profissionais formados com conhecimento nas seguintes áreas: Turismo, Publicidade, Design, Gestão de Negócios/Administração, Programação de Sistemas e Desenvolvimento de Software. A premiação em dinheiro para as três equipes melhores avaliadas será entregue em cerimônia no dia 30 de outubro, durante o lançamento da marca turística ‘’Destinos do Quiriri’’, às 19h30, na Sociedade Ginástica e Desportiva São Bento.  O 1º Hackathon Destinos do Quiriri conta com apoio do  Sebrae, JCI Brasil, Inovaparq, Agitte, Incubadoras Tecnológicas de São Bento do Sul, Campo Alegre e Rio Negrinho.

Fortes traços culturais, laços de amizade, mistérios e exuberantes paisagens podem descrever o que a região dos Destinos do Quiriri carrega de modo especial. Trata-se da união de quatro municípios localizados muito próximos uns aos outros, que se complementam, cada um a sua maneira, para oferecer uma experiência autêntica para diferentes tipos de público.

Localizada na região norte do Estado de Santa Catarina, fazendo divisa com o Paraná, sua geografia local constitui-se de altitudes com médias altas e a topografia é composta, no geral, por áreas montanhosas e de planalto. Com temperaturas que chegam a próximo de zero no inverno e que sobem no verão, os “Destinos do Quiriri”oferecem atrações para todas as épocas do ano.Conheça as cidades que compõe a região:

Maratona de inovação foca desenvolvimento turístico do Planalto Norte Catarinense
Seminário Sagrado Coração de Jesus de Corupá – Larissa Thiem

Campo Alegre é a porta de entrada dos “Destinos do Quiriri” para quem chega por Joinville. É uma charmosa cidade localizada em meio às campinas e vales no Norte de Santa Catarina, ligando o litoral ao clima serrano, ao longo da formosa e histórica Estrada Imperial Dona Francisca.

A vida no campo em meio a uma beleza natural e exuberante encanta os turistas com o aconchego de seus antigos casarões, produtos coloniais, artesanato e uma deliciosa comida caseira em fogão a lenha. Esse verdadeiro Paraíso da Serra também é o destino certo para os amantes da natureza e apreciadores de esportes de aventura. Campo Alegre surpreende com recantos naturais, montanhas e trilhas ecológicas, o cenário perfeito para a prática de esportes radicais, off-road, montanhismo, cicloturismo, voo livre e diversos atrativos de tirar o fôlego.

Corupá é um destino de beleza surpreendente para os apreciadores do ecoturismo. Aos pés da Serra do Mar, em um vale rodeado de quedas d’água e de Mata Atlântica. Fundada em 1897 por colonizadores alemães, italianos e poloneses, seu nome em língua indígena significa “lugar de muitas pedras”.

Maratona de inovação foca desenvolvimento turístico do Planalto Norte Catarinense
Igreja Matriz Puríssimo Coração de Maria, em São Bento do Sul- Lisane Quint

A economia local baseia-se na agricultura, sendo reconhecida pelo artesanato em fibra de bananeira e produtos à base de banana, além do cultivo de orquídeas e bromélias, que são fornecidas aos mercados nacional e internacional. A localização geográfica no início da subida do Planalto Norte, faz do município uma escala imperdível para quem percorre o “Destinos do Quiriri”.

Rio Negrinho atrai quem procura por uma cidade para curtir momentos de paz, tranquilidade e descanso, com o encantamento de uma cidade pequena e acolhedora, considerada um polo da produção e venda de móveis. A poucos quilômetros do centro, é possível entrar em contato direto com a natureza.

Maratona de inovação foca desenvolvimento turístico do Planalto Norte Catarinense
Passeio de Maria Fumaça entre Rio Negrinho e São Bento do Sul – Edison Daniel

Cachoeiras, cavernas, matas, águas límpidas, animais nos pastos. Um cenário que espera por aventureiros dispostos a desvendar seus encantos, com alternativas para todos os gostos e fôlegos, com lugares ideais para o descanso, para a prática de esportes radicais, uma boa pescaria ou a realização de eventos culturais e esportivos.

Considerada o centro da região dos “Destinos do Quiriri”, São Bento do Sul é conhecida pelas belas paisagens naturais e pela influência europeia percebida em todos os lugares, desde os jardins coloridos às construções preservadas; no sabor das comidas típicas e produtos coloniais à alegria das manifestações festivas e culturais.

Maratona de inovação foca desenvolvimento turístico do Planalto Norte Catarinense
Campos do Quiriri, em Campo Alegre – Robert Klimmek

Oferece diversas opções de turismo de aventura; rural e ecoturismo; além de variadas opções de compras de louças e móveis em lojas de fábrica. Tudo isso é aliado a uma ótima rede hoteleira, com bares e restaurantes de alto nível. Um lugar perfeito para quem procura o clima frio das montanhas e a paz do convívio com a natureza, seu território é configurado em 45% como área de proteção ambiental, com cachoeiras, montanhas, formações rochosas e vales, ideal para a prática de rapel; escalada; caminhadas por trilhas ecológicas e circuito de arvorismo e ciclismo.

Leia ainda: Plurais e contemporâneos: um recorte da nova produção em artes de Santa Catarina

turismoonline.net.br – O portal do turismo, hotelaria, gastronomia e viagens

Confira: Rock in Rio 2021 será em Santiago do Chile

Ela está nua ! Beleza no ar – Rute Rocha é a nova Bella da Semana

Final de semana: Floripa Airport – Boulevard terá programação especial para o Dia das Crianças

Gastronomia: Leia ainda: Temporada Gastronômica na Região da nossa fantástica Costa Esmeralda

Teatro: Festival Internacional de Teatro de Animação leva espetáculos para ruas de Florianópolis

Cultura e Arte: Artista plástica Janete Sena, ganhou o primeiro lugar no Grande Prêmio Cidade de Davos, na Suíça

Celebridade: Ao lado de um time de estrelas IDEA promete conquistar corações e mentes

Parque Temático: O maior parque temático da América Latina marca presença na maior festa alemã brasileira

Windsurf: Campeonato Sul Americano e brasileiro de windsurf Slalon

Turismo Internacional: Turismo na Arábia Saudita não é para brasileiros

Saúde em pauta: A primavera chegou e com ela também as alergias oculares

Balanço positivo: Travel Ace anuncia assistência média por vídeo videochamada

Cuidado: Cuidado com as promoções de passagens aéreas mais baratas promovidas por esses buscadores

Não perca:  Santa Catarina é o Estado mais Azul do Brasil

Jefferson Severino

Jeff Severino, lageano, jornalista diplomado - SC-01571-JP, pela - UNISUL - Campus Pedra Branca - SC, profissional por sacerdócio e devoção, além de fotógrafo por paixão (passarela, eventos, mulheres, natureza). Especialista em turismo/gastronomia/hotelaria/destinos turísticos. Eterno viajante. Assessor de Imprensa da Associação Brasileira de Agentes de Viagens-SC. Articulista/colunista/editor/redator/fotógrafo de jornais e revistas e sites nacionais e internacionais. Contato: (48) 99163-7172 - TIM - WhatsApp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar