Arte e Cultura

Obra da série “Diálogos com Meu Pai” de Marcos Amaro será exposta na Casa-Museu Ema Klabin

Abertura da exposição acontece no sábado, 9 de novembro, às 14h, pela série Intervalo Contemporâneo. O artista também participa de um bate-papo sobre seu trabalho

A Casa-Museu Ema Klabin promove de 9 de novembro à 15 de dezembro a série Intervalo Contemporâneo.

O convidado é o artista plástico Marcos Amaro, que apresenta a escultura Lustre.

A obra, produzida no Brasil logo que o artista regressou de uma pujante temporada  na Bélgica, faz parte da série “Diálogos com Meu Pai” , na qual Amaro se aproxima  novamente de objetos de caráter fraterno, lançando a eles um novo sentido.

O artista é filho do ex  presidente da TAM Linhas Aéreas, Rolim Amaro (1942-2001).

Escultura Lustre , de Marcos Amaro. Foto Stefânia Sangi
Escultura Lustre , de Marcos Amaro. Foto Stefânia Sangi

Assim sendo, se houve fases em que ele se vinculou às lembranças do pai por meio de peças corpulentas, aqui ,no entanto, Amaro volta a penetrar em objetos ordinários, levando gesso, tinta, areia, cimento e também outros materiais rústicos ao encontro de tais artigos tidos como notáveis. Inclusive, seringas de penicilina aparecem entre materiais incinerados pelo artista, em uma precisa associação ao entre-guerras, época em que tal substância  foi descoberta e quando a família Klabin se mudou da Europa para o Brasil na busca de livrar-se de memórias outambém de  futuros incertos.

De acordo com a curadora da exposição, a jornalista Ana Carolina  Ralston , o  lustre que agora se decompõe no chão da suntuosa casa projetada pelo engenheiro-arquiteto Alfredo Ernesto Becker em meados dos anos 1950 para  abrigar a coleção de Ema Klabin poderia facilmente ter feito parte da decoração criada à época, inclusive, por Terri Della Stuffa para o espaço.

Série “ Intervalo Contemporâneo”:

Assim sendo, a  série “Intervalo Contemporâneo” convida artistas para criarem trabalhos que interfiram no pátio interno da Casa-Museu Ema Klabin.

Os trabalhos instalados neste espaço inclusive são um contraponto para a coleção adquirida por Ema Klabin, inserindo o debate de uma produção contemporânea no percurso da visita, abrindo, assim,  espaço para esse intervalo abranger uma diferente experiência e, além disso,  possibilitar um novo olhar perante essa coleção e também  suas interferências.

Escultura Lustre , de Marcos Amaro. Foto Stefânia Sangi
Escultura Lustre , de Marcos Amaro. Foto Stefânia Sangi

Arte-Papo com o artista Marcos Amaro:

Quem quiser, portanto,  saber mais sobre a obra e o trabalho do artista Marcos Amaro, ele e a curadora Ana Carolina  Ralston participam de um bate-papo, gratuito, no dia da abertura da exposição, 9 de novembro, às 15h.

Serviço:

Intervalo Contemporâneo: Exposição Lustre – série “Diálogos com Meu Pai” Marcos Amaro.

Curadoria: Ana Carolina  Ralston

Coordenação Artes Visuais: Renê Foch

Coordenação Geral: Paulo Costa

Abertura da Exposição: 09/11/2019, às 14h – Entrada franca.

Arte–Papo com o artista: 09/11/2019,  às 15h– Entrada franca.

Data da Exposição:  09/11/2019 à 15/12/2019

Visitas ao Museu e a exposição: De quarta à domingo, das 14h às 18h. Sábados, domingos e feriados entrada franca. Nos outros dias R$10,00.

Local: Casa-Museu Ema Klabin

Endereço: Rua Portugal, 43 – Jardim Europa, São Paulo

https://emaklabin.org.br

Sobre Marcos Amaro:

Marcos Amaro nasceu em São Paulo (SP) em 27 de setembro de 1984. É empresário, mecenas e também artista plástico.

Estudou economia na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e também formou-se em filosofia pelo Instituto GENS de Educação e Cultura.

Foi membro do conselho da TAM Linhas Áreas e também destaque no ramo óptico brasileiro, como representante nacional pioneiro da marca suíça TAG Heuer e da francesa Alain Mikli.

Além disso, foi  proprietário da rede  Óticas Carol, entre 2008 e 2013. Como desenhista e escultor, realizou  inclusive exposições  em grandes museus e também centros de cultura pelo Brasil.

Participou de feiras  internacionais, como, por exemplo,  SP-Arte, Art Basel e Art Zurich.

À frente da Fundação Marcos Amaro (FMA) e também do museu Fábrica de Arte Marcos Amaro (FAMA), apoia projetos  de arte e cultura.

Além disso, também é sócio das empresas V2 Investimentos, LogBras e Galeria Kogan Amaro, com unidades em São Paulo e também em Zurique.

Inclusive, é  idealizador do  Museu da Escultura Contemporânea Latino-Americana (Mescla), a ser inaugurado no interior paulista ainda em 2019.

Atualmente, é conselheiro do Instituto de Arte  Contemporânea (IAC), do Museu Brasileiro da Escultura (Mube), do Museu de Arte  Contemporânea de Sorocaba (MACS), da Fundação Instituto Iberê Camargo e também do  Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM).

LEIA MAIS: Conheça 4 hotéis pelo mundo para casar em grande estilo

Cristina Aguilera

Cristina Aguilera é jornalista com pós graduação em Mídias na Educação pela Universidade de São Paulo (USP) . Foi repórter de tv, rádio, revista, assinou colunas de Turismo e Moda. É co autora do livro “ A educação contada pela imprensa” junto com Cesar Callegari. Adora moda, turismo, educação, literatura, designer e cultura.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo