EsportesSaúde e Bem-Estar

Aumenta em 24% o número de brasileiros que praticam exercícios físicos

Médico especialista explica os benefícios para a saúde

A Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) divulgada nos últimos dias, elaborada pelo Ministério da Saúde, apontou um aumento de 194% na quantidade de atletas corredores no país, referente a uma década (entre os anos de 2006 e 2017). No mesmo período, o estudo, também revela uma maior procura pelas modalidades de luta, incluindo artes marciais, como o judô, o karatê e o kung fu. Nesse caso, o aumento foi 109%.

A caminhada é o exercício mais comum, sendo praticado por 33,6% da população. Na sequência, aparecem a musculação (17,7%), o futebol (11,7%) e as lutas e artes marciais (2,3%). Além disso, estima-se que 37% da população das capitais brasileiras façam, ao menos, 150 minutos de atividade física por semana, mínimo recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Distribuído nos sete dias da semana, a duração é de, aproximadamente, 22 minutos diários. O índice é motivo de comemoração, já que cresceu 24,1%, de 2006 até o ano passado.

A corrida é uma grande aliada da saúde e longevidade. Segundo o médico nutrólogo e referência em medicina preventiva Dr Fernando Guanabara, uma rotina de treinos gera vários benefícios para o organismo. “Possuir uma rotina de treinos de corrida favorece o equilíbrio do metabolismo, auxilia no controle da produção de insulina e ainda mantém o percentual de gordura baixo”, explica. Fernando ainda ressalta a relevância de um acompanhamento de um especialista, “é de grande importância ter a ajuda de um profissional de educação física para evitar possíveis lesões”.

Estudos do Ministério da Saúde já apontaram os benefícios da prática de exercícios físicos para a prevenção de doenças. “Quem mantém uma rotina de treinos consegue modular as citocinas inflamatórias, que são responsáveis pelas doenças associadas ao envelhecimento como o infarto, o AVC, o Alzheimer e até doenças como câncer”, esclarece Dr Fernando

Jornalista: Kelton Teixeira

Leia+:Campanha Solidária do Shopping Mueller prossegue até dia 10

Rosilene Bejarano

Rosilene Bejarano,nascida em Corumba Ms Digital Influencer, blogueira revista eletrônica Coisas Do Sul, assino para as revistas Egonoticias de Balneário Camboriú, Top Society de Lages, Lithoral News de Itajaí. Palestrante com o tema (Estrutura familiar e mulheres na politica) recebi o titulo de Embaixadora da Paz em 2018, atualmente resido em Joinville Santa Catarina, cursando marketing digital, formada em Hotelaria e excelência em atendimento, sou a Vice presidente da Abramecom (Associação Brasileira de Colunistas Sociais e de Mídia Eletrônica) Recebi o premio internacional de imprensa empreendedora Dr Rey 2017. Premio destaque de Mídia Eletrônica SC da Revista Lithoral News, Premio destaque imprensa revelação SC.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo