Economia e NegóciosFranquias

Mercado de franquias é oportunidade de negócio para jovens empreendedores

Possibilidade de começar sem experiência no mercado atrai este público.

Com a grande taxa de desemprego que atinge o Brasil, o empreendedorismo se tornou a opção mais desejada entre diversas pessoas, principalmente aqueles que estão começando a se inserir no mercado de trabalho. Não é à toa que o número de jovens empreendedores está cada vez maior no país. De acordo com o último levantamento realizado pelo Sebrae, cerca de 57% dos jovens brasileiros possuem um empreendimento em fase inicial.

Em contrapartida, boa parte desses negócios não se desenvolvem e são finalizados em pouco tempo. Um dos principais motivos está relacionado a falta de experiência desses jovens que ainda não possuem bagagem suficiente para lidar com todos os pontos relacionados ao empreendimento. Exatamente por isso, o universo das franquias se tornou uma das opções mais atraentes para este público.

Leia também: Home Staging: conceito americano de Marketing Imobiliário chega ao Brasil e já é sucesso

O especialista em gestão estratégica de negócios e gerente de rede da Franquia Empresta Bem Melhor, em Belo Horizonte, comenta que a possibilidade de investir em um negócio que já possui marca e processos de operação estabelecidos no mercado chama a atenção dos empreendedores em início de carreira. “Assim como em qualquer segmento, ainda é preciso dedicação, pesquisa, planejamento e paciência. Mas, diferente de um empreendimento que começa do zero, as franquias contam com total suporte, além de ajudar os franqueados a identificarem o melhor caminho para começar”, explicou.

Oportunidades

Outro ponto a favor deste mercado, para quem está começando, refere-se às oportunidades que podem ser criadas no meio. “Os jovens, geralmente, gostam de lidar com novidades. As franquias permitem que eles possam expandir o negócio para outros locais ou em formatos diferentes, como nos casos das microfranquias, franquias home office, entre outros. Portanto, eles conseguem colocar a ‘mão na massa’ e, ao mesmo tempo, ter o suporte necessário para não correr riscos desnecessários”,acrescentou.

Fonte: Douglas Andrade, gerente de rede de franquias Empresta BH. Formado em Ciência Contábeis, com MBA em gestão estratégica de negócios e gerenciamento de projetos.

Juliana Umbe̊lino

Escritora e social media, atua com revisão e produção de conteúdo para web. Editora especializada em SEO há mais de 9 anos. Possui um e-book publicado, atua em trabalhos que envolvem shows, eventos, estratégias de marketing. Ministra palestras sobre web, redes sociais e influenciadores. Também faz parte da Digital Blogger, assessoria para Influenciadores e marcas. Além disso é apaixonada por livros, filmes, séries, quadrinhos, teatro e música. É uma nerd raiz, por assim dizer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar