Economia e Negócios

Mercado de trabalho: a importância de saber se comunicar para vencer o desemprego

Saiba mais sobre como usar a comunicação a seu favor em uma entrevista de emprego

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no trimestre encerrado em fevereiro a taxa de desemprego ficou em 12,4%, atingindo mais de 13 milhões de pessoas. Para se sobressair e vencer essa condição que tem atingido grande parte da população é importante investir em habilidades que diferenciam o bom profissional.

Desenvolver uma boa comunicação é essencial para se sair bem em uma entrevista. Segundo Paulo Felipe, administrador e fundador da Tagarela School, uma comunicação clara e objetiva deve ser construída para aumentar as chances do candidato. “É preciso investir em uma forma de comunicação mais efetiva. Não adianta o candidato ter um ótimo currículo e na hora de falar sobre si ele não conseguir estabelecer uma conexão”, afirmou.

Dicas

Conhecer bem sobre aquilo que vai ser falado é essencial para conseguir se comunicar bem. “É importante ter clareza sobre o que vai ser falado. Uma dica é ensaiar respostas para possíveis perguntas que serão feitas durante a entrevista. Durante o ensaio é possível perceber os pontos a serem melhorados, e a melhor forma de passar mais transparência e assertividade”, concluiu o administrador.

É importante revisar a trajetória profissional relendo o currículo. Essa prática funciona como um exercício sobre o autoconhecimento. “Ao fazer isso, é possível pensar em todos os aspectos positivos e negativos relacionadas às experiências anteriores, além de entender aquilo que será mais relevante para a entrevista”.

Leia também: Como ter uma carreira artística saudável na infância?

Segundo o especialista, o storytelling, que significa contar histórias, é uma técnica que traz organização para o que será contado na entrevista. ”O que o entrevistado vai fazer é contar uma narrativa, então ela deve ser planejada. A história deve ter coerência, além de início, meio e fim e claro, emoção/energia”, complementou.

 

FontePaulo Felipe é administrador e especialista em marketing pela FGV, tem formação em Coach e PNL. É fundador da escola Tagarela School há 4 anos e já formou quase 1500 alunos.

Juliana Umbe̊lino

Escritora e social media, atua com revisão e produção de conteúdo para web. Editora especializada em SEO há mais de 9 anos. Possui um e-book publicado, atua em trabalhos que envolvem shows, eventos, estratégias de marketing. Ministra palestras sobre web, redes sociais e influenciadores. Também faz parte da Digital Blogger, assessoria para Influenciadores e marcas. Além disso é apaixonada por livros, filmes, séries, quadrinhos, teatro e música. É uma nerd raiz, por assim dizer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar