Economia e NegóciosMeio AmbienteSustentabilidade

Município de Indaial e Termotécnica parceria para reciclagem

Sabe aquela embalagem de isopor® de quando compramos um refrigerador ou uma televisão? Ela pode ser 100% reciclada e virar novas embalagens e produtos, evitando que essa matéria-prima vá para um aterro.

Município de Indaial e Termotécnica fazem parceria para reciclagem de EPS (isopor®).

Como proceder para dar a destinação correta e contribuir com essa prática sustentável? Em Indaial (SC), o acordo entre a Prefeitura, por meio da Secretaria de Urbanização e Meio Ambiente, e a Termotécnica, maior recicladora de EPS – sigla para poliestireno expandido – do país, está viabilizando a coleta e destinação do produto, proporcionando assim a economia circular na prática e em total conformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

Para que a política se torne efetiva, tudo o que atualmente vai para o lixo mas não é lixo precisa passar a ser coletado e reciclado. Nessa situação se enquadra o EPS, produto usado principalmente em embalagens e na construção civil e que é a base das soluções desenvolvidas pela Termotécnica. Inodoro, o EPS não contém gás CFC ou qualquer um de seus substitutos, também não contamina o solo, a água ou o ar. No entanto, como qualquer resíduo plástico, quando descartado de forma incorreta, pode causar danos à natureza.

LEIA TAMBÉM: Em viagem à Europa, Nanda Marques visita pontos históricos de Portugal

Na parceria com a Prefeitura de Indaial, a Termotécnica se encarrega de fazer a coleta do EPS sempre que o montante separado e classificado pela Associação Participativa Recicle Indaial (Apri), cooperativa de triagem do Município, atingir o volume aproximado de 60 m³. Dessa forma, é viabilizado o seu destino correto através da reciclagem e reintroduzindo o material na cadeia produtiva do plástico. Além de gerar renda para os cooperativados, essa parceria evita que o EPS pós-consumo seja destinado aos aterros onde ficaria indefinidamente.

Município de Indaial e Termotécnica parceria para reciclagem
Foto: Divulgação

A Prefeitura orienta que os pequenos geradores do Município coloquem o isopor® normalmente no dia da coleta seletiva. “Se as embalagens verdes entregues mensalmente não forem suficientes, o morador pode colocar em outra sacola, pois o material será recolhido da mesma forma. Apenas é necessário dispor no dia correto da coleta seletiva”, explica o secretário Jonas Lima. Já para os grandes geradores, como lojas, a Secretaria solicita que o material seja levado de segunda a sexta na Associação Participativa Recicle Indaial, um ponto de entrega voluntária localizado na rua Anna Bauer, 280, Warnow. “O isopor está cada vez mais presente no dia a dia. É amplamente utilizado em embalagens de alimentos ou para proteção de aparelhos eletrônicos e itens frágeis. Conseguir essa parceria com a Termotécnica foi muito importante, pois além de o material ser reciclado devidamente ele deixa de ir para o terreno sanitário”, frisa o secretário.

Sobre a Termotécnica

Com fábricas e unidades de reciclagem em cinco estados brasileiros, desde 2007 a Termotécnica realiza o Programa Reciclar EPS, com logística reversa e reciclagem do material. De acordo com a Plastivida – Instituto Sócio-Ambiental dos Plásticos, no Brasil, apenas 34,5% do EPS pós-consumo é reciclado. Um terço de toda essa reciclagem é feita pela Termotécnica. Já são mais de 40 mil toneladas de EPS pós-consumo que ganharam um destino mais nobre.

CONFIRA: Refúgio das Artes, um evento beneficente que vai fazer você imergir na arte e tecnologia

A companhia possui um portal (reciclareps.com.br/ondereciclar) para busca de recicladores no Brasil e exterior, parceiros que fazem a economia circular do EPS acontecer na prática. Albano Schmidt, presidente da companhia, destaca que o Reciclar EPS é um programa fundamental, que abrange a inclusão social e gera oportunidade de cidadania e bem-estar para muitas famílias, como as dos catadores e recicladores de lixo. Desde sua criação, a iniciativa pioneira no País gera cerca de 100 empregos diretos, conta com mais de 1,2 mil Pontos de Coleta e 300 cooperativas de reciclagem parceiras, o que impacta diretamente mais de cinco mil famílias. “Acompanhamos o ciclo de vida do produto e trabalhamos em busca de soluções inovadoras e positivas para todos”, argumenta.

Uau que legal!  A Bombeira Musa Lu Gatuza terá O Rei Da Cacimbinha em seu novo trabalho musical

Deixou o recado! Empolgada com o Galo no Brasileiro Lu Gatuza manda recado a torcida atleticana

Novidades a caminho? Lu Gatuza se prepara para lançar clipe na Kondzilla

O que mais você gostaria? Lu Gatuza se prepara para lançar clipe na Kondzilla

Leia mais Festa de aniversário de Léo Lins reúne famosos em São Paulo 

Gosta de ler? Filme brasileiro conta a história de jovem da periferia tentando sobreviver sozinho no mundo

Veja mais: Guacamole Cocina Mexicana lança combo especial em comemoração ao Dia Nacional do Taco

Confira:  Aplicativo para síndicos é oficialmente lançado durante o Condomeeting 

Musa Incendeia a web: Musa gremista diz que o segredo do Rubro-negro foi desvendado pelo São Paulo

Tudo isso e muito mais? Fausto Silva parabeniza Tainá Grando por ultrapassar a marca de 100 clipes musicais 

Que tal clicar aqui e conferir como foi: Kaballah Festival comemora aniversário no Green Valley neste sábado (7)

Uau que legal! “Mart’nália Canta Vinicius de Moraes” em show inédito no Palácio das Artes

Elevou a temperatura da web: Dayse Brucieri diz que não tem problemas de falar sobre sexo: “Sou bem resolvida”

Redação Ego Notícias

Ego Notícias o seu canal de entretenimento. O Portal das Celebridades e Famosos. Você é notícia, nós publicamos!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo