AgronegóciosBrasilEconomia e Negócios

Não queremos catástrofes, seja por fome, desnutrição, coronavírus…

De acordo com relatório da ONU para Alimentação e a Agricultura a fome atingiu 5,2 milhões de pessoas no Brasil em 2017

De acordo com relatório da ONU para Alimentação e a Agricultura (FAO/ONU) a fome atingiu 5,2 milhões de pessoas no Brasil em 2017. Destes 5,2 milhões, 5.653 pessoas morreram de desnutrição naquele ano.

Não queremos catástrofes, seja por fome, desnutrição, coronavírus...
*João Antonio Koerich de Liz – Administrador de Empresas – Foto: Divulgação – Arquivo Pessoal
Fome

O mesmo relatório da ONU aponta que cerca de 3% das pessoas passam fome no Brasil – aproximadamente 6 milhões de pessoas por ano. Destas, cerca de 0,1% morre de desnutrição. Ou seja, 6 mil pessoas morrem de fome no Brasil, todos os anos. João Antonio Koerich de Liz – Adm. de Empresas.

Além disso, o mesmo relatório da ONU aponta que cerca de 3% das pessoas passam fome no Brasil – aproximadamente 6 milhões de pessoas por ano. Destas, cerca de 0,1% morre de desnutrição. Ou seja, 6 mil pessoas morrem de fome no Brasil, todos os anos.

Desempregados

Segundo dados do IBGE divulgados em fevereiro/2020, considerando a forma como o estudo é calculado (% sobre a população economicamente ativa – sem contar os informais, sem contar os milhões de brasileiros em situação de rua), temos 11% de desempregados no Brasil, aproximadamente 12 milhões de pessoas.

Economia parada

Dessa forma, com a economia parada, economistas projetam que o desemprego pode passar de 11% para quase 41% (aumento de 30 pontos percentuais) (Fonte: Gazeta do povo, março 2020).Todavia, vamos imaginar que o economista esteja exagerando o impacto econômico e calcular 50% de desemprego adicional.

Portanto, caso tenhamos um aumento de apenas 15 pontos percentuais (e não 30) no número de desempregados, passando de 11% para 26%, teríamos mais 15 milhões de desempregados.

Diante disso, com a economia parada, estes 15 milhões de pessoas não teriam onde buscar emprego.

Miséria e fome

Portanto, digamos que apenas metade destes novos desempregados (novamente em cenário “otimista”) entraria em situação de miséria e fome – 7,5 milhões de pessoas a mais, por ano. Sem contar moradores em situação de rua, desocupados, desalentados, etc.

Sabe-se que aproximadamente 0,1% das pessoas que passam fome, morrem por desnutrição. Em um ano, teríamos mais 7500 mortos por desnutrição.

Assim, se somarmos aos 6 mil que morrem habitualmente, teríamos 13.500 mortos por desnutrição em 1 ano. Isto é, “Em um cenário otimista”.

Portanto, esse número pode ser até 10x ou 20x maior, num cenário pessimista.

Coronavirus no Mundo conta hoje, 26/03/2020, com 522.574 casos confirmados, 23.620 mortes (4,5%).

A saber que cerca de 2/3 dos contaminados com coronavirus não manifestam sintomas e portanto não são testados.

Igualmente , há um número significativo de pessoas que contrai a doença, manifesta algum sintoma, porém também não é testada, se recupera sem maiores problemas em casa.

Contaminação

Portanto, com certeza o percentual de contaminados pelo coronavirus no mundo é muito maior do que o registrado e, por consequência, o % de pessoas que morrem é bastante inferior a 4,5%.

Na Alemanha, por exemplo, somente 0,5% dos casos confirmados, morrem. Levando em conta que também na Alemanha os assintomáticos e muitos que têm sintomas não fazem teste algum, o número real de mortos não deve ser maior que 0,2 ou 0,3%.

Assim, imaginemos que nosso sistema de saúde seja 2 vezes pior do que o alemão, apesar de termos um considerável número de leitos por milhão de habitantes.

Dessa forma, no sistema brasileiro morreriam então 0,4% das pessoas e não 0,2%, como no modelo alemão.

Isolamentos

Então, hipoteticamente, o Brasil, em um ano, em um cenário em que não houvesse nem isolamento horizontal nem isolamento vertical, só com as pessoas mais atentas às normas de saúde, alguma pequena restrição em aglomerações, teríamos um cenário catastrófico, com 10 milhões de casos confirmados da doença (20x o total atual no mundo), com 0,4% de mortes. Seriam 40.000 mortes no ano.

Vejamos então: Em um cenário em que você consegue isolar os grupos de risco, talvez ainda sim tenhamos muitos casos, mas 90% deles não precisariam de internação médica, tornando o % de mortos muito menor.

Infelizmente, pessoas vão morrer, de uma forma ou de outra, com ou sem isolamento.

Definitivamente falando, o isolamento neste momento é necessário, porém, se não for alterado de horizontal para vertical, se não forem tomadas medidas de recuperação da atividade econômica, as consequências sociais e de saúde serão inimagináveis,

Enterraríamos milhares de pessoas porque não tiveram o que comer. E não seria por 1 ano, mas por décadas sucessivas. O Brasil não é a Europa. 70% das famílias vivem com menos de 2,5 mil reais por mês.

Estratégias

Em outras palavras, o apelo que faço é que organizem uma estratégia de reativarmos a atividade econômica, com o mínimo de danos possíveis para a população, isolando grupos de risco, com mais testes, de modo a identificar novos casos e isolamento destas pessoas até sua recuperação.

Não queremos catástrofes, seja por coronavírus, fome, desnutrição ou outra razão.

Coronavirus: Ilustração feita pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), dos EUA, mostra a morfologia do novo coronavírus, conhecido cientificamente como 2019-nCoV — Foto: Alissa Eckert, MS; Dan Higgins, MAM/CDC/Handout via Reuters.

Leia ainda: Kurotel faz aniversário de 38 anos cumprindo seu propósito
turismoonline.net.br - O portal do turismo
turismoonline.net.br – O portal de turismo, hotelaria, gastronomia, cultura, destinos e viagens – Anuncie aqui: colunaonline@gmail.com

Fotos: Divulgação / Arquivo Pessoal

Fonte: João Antonio Koerich de Liz
Adm de Empresas
Assessoria de Imprensa

Leia mais:
Atividades hoteleiras serão retomadas em Santa Catarina
Cartilha Abracorp para enfrentamento da crise COVID 19
Brasileiros em Ushuaia – Uma odisseia pela Patagônia Fantástica Argentina
Queiramos ou não, tudo na vida é temporário e tudo vai melhorar

Redação Ego Notícias

Ego Notícias o seu canal de entretenimento. O Portal das Celebridades e Famosos. Você é notícia, nós publicamos!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo