Lazer e DiversãoMúsicaShows

Dia Nacional do Samba celebra o ritmo e a cultura Brasileira

No dia 02 de dezembro é comemorado o dia do Samba no Brasil um dos principais ritmos da nossa música

O Dia Nacional do Samba surgiu em 1963 por iniciativa de um vereador baiano, Luis Monteiro da Costa e sancionada pelo então prefeito de Salvador, Virgildásio Senna, para homenagear um dos maiores nomes da música brasileira, o sambista Ary Barros, que compôs a música “Na Baixa do Sapateiro” no final da década de 30. A música, é considerada uma carta de amor do compositor para a Bahia e sua cultura.  Até sua viagem para o nordeste brasileiro, Ary nunca tinha conhecido a o estado da Bahia.

O dia 02 de dezembro foi então o primeiro contato do cantor com essa cultura e com o povo baiano. Para celebrar esse encontro, bem como, o samba e suas raízes, essa foi a data escolhida para entrar no calendário como “O Dia Nacional do Samba”.

Inicialmente a comemoração era restrita a Salvador, mas com o passar dos anos, a data passou a ser celebrada em todo o Brasil.

 O ritmo é composto por diversas variações de subgêneros, sendo considerado uma das principais manifestações culturais populares no Brasil. Tem o Samba de Gafieira, Samba Rock, Enredo, Pagode e é claro, o mais popular, o Samba de roda. A forma mais tradicional do gênero e provavelmente a sua primeira versão, que atualmente é mais representado através das rodas de samba nos bares pelo país.

Quem promove uma dessas famosas rodas de samba é o músico percursionista Guga Machado, que desde de pequeno, sempre teve a música e o samba presentes em sua vida. Guga é o responsável pelo “Samba do ousado” uma roda de amigos com muita música e festa, que eventualmente acontece em São Paulo.

O ritmo é uma tradição brasileira, e em 2005, o samba de roda se tornou um Patrimônio da Humanidade na Unesco. No Samba do Ousado não acontece diferente, a brasilidade se faz presente em todas as edições. “A sacada foi fazer algo descontraído, que interessasse o maior número de pessoas e tivesse a ver comigo. Então escolhi um repertório que fosse coerente com a minha carreira, reunindo inspirações de artistas com que já trabalhei como Toquinho, Paulinho Boca de Cantor (Novos baianos), Banda Moinho e alguns outros com clássicos do Samba. ” Diz Guga.

Assim como para o músico Guga Machado, o samba faz parte da vida de milhares de brasileiros, que abraçaram essa parte primordial da nossa cultura, que evolui com o passar dos anos, mas sem perder a sua essência.

Sobre Guga Machado

Iniciou na música como percussionista aos 14 anos e aos 19 já trabalhava com grandes artistas da música popular brasileira, tendo dividido palco, entre outros, com Toquinho, Paulo Ricardo, Tiago Abravanel e Banda Moinho, além de ter sido um dos poucos brasileiros que participaram do projeto Playing For Change.

Jornalista: Sandro Christy

Dia Nacional do Samba celebra
Foto Divulgação
Dia Nacional do Samba celebra
Foto divulgação
Dia Nacional do Samba celebra
Foto Divulgação
Assistir aos programas do Canal Ego TV e terá acesso à grade completa da Apresentadora: Rosilene Bejarano Simplesmente um luxo!

Rosilene Bejarano

Rosilene Bejarano,nascida em Corumba Ms Digital Influencer, blogueira revista eletrônica Coisas Do Sul, assino para as revistas Egonoticias de Balneário Camboriú, Top Society de Lages, Lithoral News de Itajaí. Palestrante com o tema (Estrutura familiar e mulheres na politica) recebi o titulo de Embaixadora da Paz em 2018, atualmente resido em Joinville Santa Catarina, cursando marketing digital, formada em Hotelaria e excelência em atendimento, sou a Vice presidente da Abramecom (Associação Brasileira de Colunistas Sociais e de Mídia Eletrônica) Recebi o premio internacional de imprensa empreendedora Dr Rey 2017. Premio destaque de Mídia Eletrônica SC da Revista Lithoral News, Premio destaque imprensa revelação SC.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo