AutomobilismoEsportes

No frio de S.Joaquim, Território Motorsport disputa, no fim de semana, mais uma prova do Brasileiro

UTVs das duplas Lélio Jr/ Weberth Moreira (GO), Paulo Rovaris/Oscar Hoffmann (MT) e Roberto Keller/Marcelo Ritter (RS) passarão por trechos congelados do Rally Caminhos da Neve. Neste sábado a previsão é de 6 graus negativos

As etapas do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country costumam ser acirradas e quentes, mas neste fim de semana, 6 e 7, na única prova do calendário na região Sul do País, as temperaturas prometem ser congelantes por volta de 6 graus negativos, mas com sensação térmica bem menor, o que dirá para as duplas de UTVs. Esta é a previsão para o Rally Caminhos da Neve que acontecerá em São Joaquim, em Santa Catarina, e a Território Motorsport está preparada para encarar mais este desafio. As duplas Lélio Júnior/ Weberth Moreira (Goiânia/GO), Paulo Rovaris/Oscar Hoffmann (Sorriso/MT)e Roberto Keller/Marcelo Ritter Jr (Santa Cruz do Sul/RS) vão acelerar os UTVs Can-Am Maverick X3, preparados pela equipe de Tatuí (SP).

A roteiro de 300 quilômetros, dividido em dois dias de prova (Especial 1 de 156 e Especial 2 de 138 km), percorrerá as cidades mais frias da serra catarinense –  Urupema, Painel, Urubici e Bom Jardim da Serra -, em meio a florestas de araucárias, com muitos trechos de pedras, estradas estreitas e sinuosas. Devido às temperaturas negativas registradas nos últimos dias, a organização do rali já alertou os pilotos da formação de gelo na pista. Para evitar derrapagens e acidentes mais graves, todos deverão ter cautela.

O goiano Lélio Júnior assume a pilotagem e, agora, nos UTVs
(Luciano Santos/DFotos)

Essa será a última prova do Campeonato Brasileiro antes do Rally dos Sertões (24/8 a 1/9), portanto vários competidores também usarão a prova para testes e ajustes finais. Como é o caso da dupla Lélio Júnior/Moreira #120 que do calor escaldante do Deserto do Jalapão, no mês passado, encaram a fria São Joaquim. “Este ano estou voltando para o banco do piloto e, agora, de UTV. Fizemos o Rally Jalapão e foi um ótimo treino e para nos adaptar. E neste fim de semana trechos bem desafiantes e até congelados nos esperam”, afirma o goiano Lélio, que após anos navegando, encara o Sertões em nova categoria e pilotando.

Box da Território Motorsport no Parque Nacional da Maçã (SJoaquim)
(Divulgação)

Quem também está focado para os testes finais antes do Sertões, mas de olho no bom desempenho na serra catarinense é a dupla Rovaris/Hoffmann #117 que vem de Sorriso, no Mato Grosso. “Essa é minha segunda prova de Cross Country. A experiência no Jalapão (junho) foi muito boa porque já estreamos em um rali de três dias e muito exigente. Agora, vamos encarar um outro tipo de terreno e vou ter de me adaptar, mas estou muito empolgado”, diz o piloto Rovaris que faz a sua primeira temporada no Campeonato Brasileiro e já aprovou a agilidade e desempenho do UTV.

LEIA TAMBÉM: De Olho no Duto anuncia a agenda do mês de Julho com ações artísticas muito especiais!

Já os gaúchos Keller e Ritter #119 disputaram, em abril, o Rally RN1500 e depois participaram de outras provas de Rally de Regularidade no Sul com bons resultados. O piloto de Santa Cruz do Sul (RS) estreou nos UTVs em 2018 no Rally dos Sertões e diz estar ganhando quilometragem e macetes de pilotagem no Cross Country. “Vamos tentar fazer uma boa prova e buscar um bom resultado. Depois do RN fizemos provas de Regularidade e nos ajudou a prepararmos para essa prova. Vencemos em Brusque, a etapa Fenajeep do Campeonato Catarinense (de Rally de Regularidade na Graduados) e chegamos aqui mais animados para acelerar”, diz Keller.

Após o RN1500, gaúchos Keller/Ritter encaram a 2a prova no Cross Country
(Doni Castilho/DFotos)

Participam da prova motos, quadriciclos, UTVs e carros. O parque de apoio está montado no Pavilhão de Exposições – Parque Nacional da Maçã, em São Joaquim (SC). Neste sábado, no após a primeira Especial, os competidores participaram do Super Prime, em uma pista de 1,5 quilômetros.

Equipe campeã

Com sede em Tatuí (SP), a Território Motorsport é uma das equipes mais tradicionais no Rally Cross Country e completou 20 anos em 2019. Chefiada pelo piloto Edu Piano, durante 12 temporadas (até 2014) a equipe representou a Ford Racing Trucks/ Território Motorsport e conquistou oito títulos no Caminhões no Rally dos Sertões. E também, entre 2011 e 2014, como a Troller Racing/Território Motorsport sagrou-se bicampeã da prova na Production T2. E deste 2016 o time passou a desenvolver e locar UTVs para competição. Em 2018, o paulista Edu Piano e o cearense Solon Mendes foram Campeões do Sertões nos UTVs (Over 45) o que lhes garantiu o primeiro título na categoria e o sétimo título da dupla.

A Território Motorsport conta com o patrocínio da Top Line Cabine Dupla e apoio da SFI CHIPS. Acompanhe a equipe no site e nas redes sociais:
Site: www.territoriomotorsport.com.br
Facebook: @territoriomotorsport
Instagram: @territoriomotorsport
Twitter: @territorio4x4

Programação 2º Rally Caminhos da Neve – (São Joaquim/SC) 

Sábado 6/7 – (para motos, quadriciclos e UTV)
8h30 – Largada Parque de Apoio – DI 62 km
10h – Largada 1ª Moto na Prova Especial – SS1 156 Km
13h30 – Previsão de Chegada 1ª Moto – DF 42 km
Super Prime (pista de 1,5 km no Pavilhão de Exposições – Parque Nacional da Maçã)
20h – Briefing

Domingo 7/7 – (para motos, quadriciclos e UTV)
7h30 – Largada Parque de Apoio – DI 4 km
9h – Largada 1ª Moto na Prova Especial – SS1 138 Km
11h – Previsão de Chegada 1ª Moto – DF 9km
15h – Premiação (Pavilhão de Exposições – Parque Nacional da Maçã)

Samuel Aguiar

Nascido em Belo Horizonte - MG. Graduando em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais e dedicado ao Jornalismo Digital. Programador do Portal Ego Notícias. Entre em contato comigo via e-mail: samuelaguiar12@hotmail.com

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar