BrasilCondomínios

Nova Tarifa de cobrança de água e esgoto em em Balneário Camboriú

Nova Tarifa de Cobrança começa a vale em Novembro

Depois de cinco anos de luta a classe condominial de Balneário Camboriú comemora a conquista da nova estrutura tarifária a ser aplicada pela Emasa, apresentada nesta quinta-feira (31), pela ARESC, em audiência pública que contou com a presença de mais de 150 síndicos e representantes de administradoras, na sede do Secovi. A apresentação foi realizada pelo Engenheiro e Gerente de Regulação da Aresc Sílvio Rosa e pela Engenheira Cintia Pimentel, que trouxeram os valores que eram cobrados até a presente data, e os novos índices que contemplam uma redução significativa que podem chegar a 50% para alguns condomínios, e que começa a ser aplicada já nas contas de água a partir de 7 de novembro. No site da Aresc encontra-se disponível a Calculadora da nova tarifa onde é possível o síndico fazer a simulação do valor que pagará com esta alteração, podendo comparar valores entre o modelo atual e o novo.

Foto: Divulgação

Segundo o Presidente da Asbalc – Associação dos Síndicos de Balneário Camboriú, Carlos Spillere, “foram cinco anos incansáveis de luta, horas e horas de estudo e com o apoio do Secovi que validou os estudos com especialistas, fizemos um estudo inicial com 306 condomínios, e que hoje em números, reflete exatamente o que foi validado pela Aresc. A penalização foi alta chegando a 178% de aumento nas contas de água em determinado condomínio”. Para o Presidente do Secovi Sérgio Santos, “vamos continuar fiscalizando essa cobrança em prol dos interesses da comunidade, que também precisa estar sempre questionando junto aos organismos competentes, debatendo e pagando por serviços que realmente são entregues”. Segundo o Diretor da Emasa Douglas Costa, “as correções foram feitas através de muita luta com o apoio incansável do Presidente da Asbalc e do Secovi, e que a Emasa se coloca a disposição para cada vez mais prestar um serviço de melhor qualidade”.
Para o Gerente de Regulação da Aresc, Sílvio Rosa, “com a implantação da nova tarifa para condomínios com hidrômetro único, a unidade pagará somente pelo consumo e não terão mais a tarifa mínima com volume medido até 10 m³ (metros cúbicos)”. Segundo Leonel Seara Neto, Gerente Financeiro e Comercial da Emasa, “faz parte desse novo modelo de cobrança a tarifa binária: uma parte fica definida como TFDI – Tarifa Fixa de Disponibilidade de Infraestrutura, e a outra parte é variável definida no consumo efetivo das unidades, pelo volume medido nos hidrômetros”.

Foto: Divulgação

Essa revisão tarifária teve como base a Lei Federal No 11.445/2007 que garante o equilíbrio econômico financeiro da prestação dos serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário, além de incentivar a melhoria da prestação de serviços da autarquia. A tabela da nova estrutura tarifária da Emasa terá valores diferentes para residências comuns, residências sociais, sociais e em comércios, empresas, indústrias, etc. E no caso do volume efetivo os valores também serão diferenciados de 0 até 10 m³ / de 10 até 25 m³ e acima de 25 m³, incentivando assim o uso consciente da água.

Matéria: Márcia Rodrigues – Jornalista da Revista Só Aqui Condomínios para Ego Notícias

Márcia Rodrigues CEO da Revista Só Aqui Condomínios – Foto Divulgação

Jornalista e Diretora da Revista Só Aqui Condomínios e Agencia Eco Publicidades Ltda.
DRT/PR 05154

Clica aqui e veja mais: 

Márcia Rodrigues

Contato:

Celular: +55 47 9 9602 – 2022 – WhatApp.

E-mail: soaquicondominios@gmail.com

Siga a Revista nas Redes Sociais:

Instagram@revistasoaquicondominios

Leia mais: www.soaquicondominios.com.br/nova-tarifa-de-cobranca-de-agua-e-esgoto-comeca-a-valer-em-novembro-em-balneario-camboriu/

Mirian Rodrigues

Nascida em Cascavel - Paraná - Brasil: Arquiteta da Mais Q Projeto e sócia-proprietária da Agência Eco Publicidades - Revista Só Aqui Condomínios, Condomeeting em Balneário Camboriú  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar