Shows

O francês do samba Matthieu Doat agita esquenta da BAB

O último esquenta da Banda Amigos da Barra apresenta uma atração pra lá de especial, um francês cantando samba.

Neste domingo 02 de fevereiro é o último esquenta da BAB (Banda Amigos Da Barra), – e o samba vai correr solto até as 22 horas. Além do grupo carioca Samba Do Gota e do sambista Jorgynho Chinna,  uma atração pra lá de especial, um francês cantando samba.

Uma história de amor com o ritmo brasileiro.

É isso mesmo, o parisiense Matthieu Doat tem uma história de amor com o ritmo brasileiro. “Eu lembro que senti uma alegria, uma nostalgia e nem sabia de que, quando ouvi Dona Ivone Lara e assisti o Fundo de Quintal, fiquei bobo, amei o som do cavaquinho e do banjo. Comprei logo um de cada e fui aprender! Mas em Paris? Sai a procurar alguém que me ensinasse”. Conta o francês.

O francês do samba Matthieu Doat agita esquenta da BAB
Matthieu Doat – Foto Guilherme Roschek

Matthieu, renomado fisioterapeuta, jogador de rugby e modelo das passarelas europeias, inclusive no casting da agência brasileira 40 Graus, veio ao Brasil a passeio em 2009.  Assim, a paixão pelo Rio de Janeiro, pelo samba, seus artistas e depois por todo o país foi avassalador! Virou caso de amor.

Europa, Ásia, África e claro, no Brasil.

De volta a sua terra, levou junto aquele que se tornou um de seus maiores companheiros no seu dia a dia, o cavaquinho, além do banjo e toda a vontade de cantar o samba!. Afinal, ele vem soltando a voz pela Europa, Ásia, África e claro, no Brasil. Já se apresentou entre bambas como, Arlindo Cruz, Reinaldo, Xande de Pilares e muitos outros. Igualmente, da última vez que veio ao Rio, desembarcou em Bangu, para participar da Roda de Samba Nada Pra Fazer. Matthieu fez muito sucesso.

Certamente o charme francês, com a malemolência brasileira se fundiu e criou uma sonoridade única, o “Samba Sem Fronteiras”, que deu nome ao primeiro projeto solo do cantor.

A canção também virou clipe.

Gravou “Sincronicidade”, com participação da sambista baiana, Ju Moraes. A canção também virou clipe. Ao mesmo tempo, a elegância do sambista parisiense e a beleza brasileira da blogueira, Bianca Andrade (Boca Rosa),atualmente no BBB 20, da Rede Globo, lançada simultaneamente nos dois países. Embora, seria apenas mais um vídeo musical do samba, se o cenário, não fosse a Paris, eterna Cidade Luz.

O parisiense Matthieu Doat tem uma história de amor com o ritmo brasileiro.
Matthieu e Bianca Boca Rosa gravando- Fto Guilherme Roschek

Matthieu,  já se apresentou ao lado de Arlindo Cruz, inclusive foi o último a gravar com o sambista, antes dele ser internado. Enquanto fez duo com Reinaldo em São Paulo, gravou e lançou a musica “Façanha”, com Xande de Pilares em novembro de 2019.

Em suma retorna a Paris no dia 07, para apresentação com, a nossa diva Alcione, no dia 16 de fevereiro, no Le Trianon, em Paris.

No Padano vai levar pérolas do nosso samba cantado em francês e português, “Nascente Da Paz”, do Fundo de Quintal, “Acreditar”e “Sorriso Negro”, de Dona Ivone Lara.  Da mesma forma quem for poderá ouvir também, “A Flor E O Samba” e “Vivo Isolado Do Mundo”, de Candeia, além de clássicos de Arlindo, Zeca, entre outros.

O grupo acentua a bandeira do Samba Brasileiro.

O Samba do Gota traz muito samba de raiz, pagode retrô, como também sucessos da atualidade. Afinal o grupo acentua a bandeira do Samba Brasileiro sem deixar de fora os sucessos da atualidade pelas vozes de Ferrugem, Péricles, Grupo Clareou, Diogo Nogueira e muitos outros.

Da paixão pelo samba e de uma enorme vontade de levar alegria através da música, nasceu o Samba do Gota. Idealizado por Fernando França (Gota), nascido em Copacabana, Rio de Janeiro, cavaquinhista há mais de 23 anos e que deixou o estudo em Direito para formar uma banda com profissionais do samba, e trazer o melhor para o público Brasileiro e Internacional.

Sem dúvida, o Grupo acentua a bandeira do samba seguindo as influencias que vem crescendo desde Pixinguinha, assim  passando por Noel Rosa, Cartola, Candeia, Paulinho da Viola, João Nogueira, e de artistas contemporâneos como: Beth Carvalho, Arlindo Cruz, Fundo de Quintal, Zeca Pagodinho, entre outros.

Veja abaixo vídeo do Jorgynho

Jorgynho Chinna iniciou sua carreira nos anos 80, mais precisamente na Zona Oeste do Rio e na Baixada Fluminense. Logo estava participando das rodas no famoso bloco Cacique de Ramos, de frente a alguns dos seus ídolos, como Almir Guineto, Fundo de Quintal e Zeca Pagodinho. Seu primeiro CD, “Não Sou de Caô”, foi lançado em 2007, produzido por Bira Havaí (arranjo e regência) e Franklin. Já o segundo CD, o mais recentemente lançado, “Aprendiz”, teve a assinatura de Milton Manhães na produção e contou também com arranjos e regência de Ivan Paulo.

As portas serão abertas às 13 horas. Uma feijoada será servida (liberada até às 17 horas), no valor de R$ 50, já com a entrada inclusa. Portanto, bebidas estão fora desse ingresso. Menores de 18 anos só com o responsável. O Padano Bar fica na Av. Érico Veríssimo, 821 – Barra Da Tijuca – Rio de Janeiro. Vendas na hora ou pelo telefone: 55  (21) 99461-8905. Sujeito a lotação.

SERVIÇO:

Tem Francês No Samba

Último ensaio da Banda Amigos Da Barra

 Atrações: Matthieu Doat – Samba Do Gota – Jorgynho Chinna

Dia: 02 de fevereiro – domingo

Local: Padano Sertanejo Bar (Av. Érico Veríssimo, 821 – Barra Da Tijuca

Horário: A partir das 13 horas / Até às 20hs – feijoada até as 17 hs apenas

Valor: R$ 50,00 (Feijoada + Shows)

Idade: Menores de 18 anos só com os responsáveis

Informações: +55 21 9 6947 – 0018

Fotos: Guilherme Roschek

Leia também sobreEx-bbb Vavá fecha contrato com milionário do ramo agrícola

 

Lourdes Castro

Nascida em São Paulo, Capital - SP, Brasil, Formada em Comunicação Social pelas Fiam- Faculdades Integradas Alcântara Machado, Pós Graduada em Administração de Marketing pela Fecap, Especialização em Assessoria de Imprensa pelo Senac. Jornalista, Assessora de Imprensa e Produtora do Programa Fama & Destaque da Apresentadora Viviane Alves, pela TV Guarulhos. MTB 15521

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo