Arte e Cultura

O retorno de Lair Bernardoni em imagens e prosa poética

O novo livro, “Rotas Lairianas”, é composto de imagens e prosa poética

Lair Leoni Bernardoni está de volta às livrarias após um hiato de 12 anos. O novo livro, “Rotas Lairianas”, é composto de imagens e prosa poética da fotógrafa internacional e escritora catarinense. Como indica o título, a obra reúne dois traços marcantes da artista: suas viagens em torno do mundo e o seu lirismo que é passaporte da sua trajetória na vida e na arte.
O livro será apresentado ao público na próxima quinta-feira, dia 28 de fevereiro, no Balneário Shopping, em Balneário Camboriú. Um refinado acabamento coroa a parceria com a Editora Letradágua, que fez sua estreia literária com “Girassol-Giralua” (2000). Foram publicados depois, “Pinceladas de Luz” (Baumgarten, 2006) e “Azas Azuis” (Letradágua, 2007), obras de grande repercussão junto a especialistas e de emocionante acolhimento por parte do público.
Sua obra fotográfica ganhou o mundo na década de 1980, quando ingressou no elenco do The Image Bank, sendo comercializada em países do Ocidente e Oriente, nas 76 sucursais que dispunha o Banco de Imagens mais famoso do mundo. No Brasil e no exterior, suas imagens espelharam capas de livros, perfumes, discos e peças publicitárias de grandes empresas. Única fotógrafa-mulher da América Latina nesse elenco criativo titulado com o The Best in The World. Sua criação integra também acervos museográficos, como o Musée Français de la Photographie, parte integrante do Museu do Lo uvre, na França.
Lair realizou inúmeras exposições individuais no Brasil, inclusive no MASP (Museu de Arte de São Paulo), e nas principais capitais do mundo, dentre elas:Roma, Itália – 1986; Paris, França – 1987; New York; EUA – 1990, Viena, Austria – 1991; Washington, EUA – 1993; Atenas, Grécia – 1996. Em Abril de 2013 realizou sua última grande exposição, no Museu de Arte de Santa Catarina, em Florianópolis, comemorativa aos 30 anos de atividade na fotografia.
Em sua apresentação, o editor Joel Gehlen define que o novo livro é um cardiopassaporte, que nos faz valsar entre terras e trilhos que não se deixam medir nas distâncias, mas pelas milhagens da indecifrável emoção. Em todas as idas e vindas, buscamos realizar a viagem essencial, aquela em que levamos o corpo ao lugar onde esteja o coração.
A obra da Lair Barnardoni encantou alguns dos olhares mais sensíveis, dentre eles os que seguem:
Lair Bernardoni, quando escreve não expressa relevos, ranhuras, asperidades. Expressa a luz e seus desejos. (Lindolf Bell, poeta)
Agradeço a Lair por ter permitido que, mesmo singelamente, participasse desta obra que é pura exaltação da simplicidade, da inteligência, da sensibilidade, da beleza. (Pasquale Cipro Neto, Mestre em Português)
O seu livro é tão emocionante, recupera de tal forma o significado da beleza, que dá vontade de sair gritando pelas ruas, enlouquecido de lucidez: Viva a Beleza! Viva a Beleza! Depois que lhe escrevi, percorri mais três vezes o seu livro, uma delas demoradamente, lendo e vendo tudo o que o meu olho (não) alcança. Estou estupefato! A seus pés. Ou a seus olhos. (Artur da Távola, Escritor).
O que quero, nesse comovido momento que escrevo aqui, no silêncio da minha floresta, contemplando as imagens inventadas por essa admirável artista brasileira, é simplesmente dizer que a mágica, a sensual beleza de sua arte me faz recitar em voz alta o perfeito verso de Keats: a thing of a beauty is a joy forever. A beleza da arte de Lair é uma alegria que nunca se acaba.( Thiago de Melo, poeta)

O que: Lançamento do livro “Rotas Lairianas”.
Onde: Espaço Compartilhe Livros (em frente à Adidas) no Shopping Balneário, Balneário Camboriú.
Quando: dia 28 de fevereiro, quinta-feira, a partir das 20 horas.
Mais informações:
47 98897-5551 c/ Joel Gehlen
lair@lairbernardoni.com.br
letradagua@gmail.com

literatura
Foto Divulgação

Rosilene Bejarano

Rosilene Bejarano,nascida em Corumba Ms Digital Influencer, blogueira revista eletrônica Coisas Do Sul, assino para as revistas Egonoticias de Balneário Camboriú, Top Society de Lages, Lithoral News de Itajaí. Palestrante com o tema (Estrutura familiar e mulheres na politica) recebi o titulo de Embaixadora da Paz em 2018, atualmente resido em Joinville Santa Catarina, cursando marketing digital, formada em Hotelaria e excelência em atendimento, sou a Vice presidente da Abramecom (Associação Brasileira de Colunistas Sociais e de Mídia Eletrônica) Recebi o premio internacional de imprensa empreendedora Dr Rey 2017. Premio destaque de Mídia Eletrônica SC da Revista Lithoral News, Premio destaque imprensa revelação SC.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo