Viagem

O Que Fazer Antes de Viajar Para o Exterior? 

Viagem segura é se preparar com antecedência

O Que Fazer Antes de Viajar Para o Exterior? A melhor maneira de planejar uma viagem segura para fora do país é se preparar com bastante antecedência. Veja neste artigo o que você deve considerar!

Ir a algum lugar completamente novo, diferente e fora do país é infinitamente emocionante, mas também pode ser um pouco confuso e assustador.

Porém, saiba que não precisa ser assim! Siga e inclua estas dicas simples em sua logística e garanta uma viagem muito mais tranquila!

Renove ou solicite um passaporte ou visto

Muito antes de fechar sua viagem, você deve solicitar um passaporte ou verificar se o que você tem é válido para garantir que não precise ser renovado. A mesma coisa vale para o visto.

A maioria dos países exige um passaporte válido por seis meses ou mais após a data de retorno. 

Envie um email e imprima os documentos mais importantes

Digitalize seus documentos (passaporte, visto, carteira de motorista, carteira de identidade), envie-os por e-mail e imprima cópias. 

Caso sejam roubados, o processo de renovação será mais rápido se você tiver cópias em mãos ou em sua caixa de entrada. Além disso, mantenha-os separados das cópias originais.

Troque seu dinheiro

Você com certeza precisará de dinheiro em sua viagem internacional. Afinal, não é bom depender somente do cartão de crédito.

Por isso, antes de viajar acompanhe a cotação da moeda e fiquei atento até chegar a um valor que você considere bom para realizar a troca.

o-que-fazer-antes-viajar-exterior-uiara zagolin-foto divulgação

Leia ainda  Badalado casamento da atriz Evelyn Montesano

Você pode fazer isso em uma casa de câmbio ou entrando em contato com seu próprio banco. Agora lembre-se: evite trocar dinheiro no aeroporto, pois as taxas são altas e dificilmente compensa.

Informe-se sobre como ligar seus aparelhos no destino

Hoje em dia é difícil encontrar alguma pessoa que não esteja conectada, seja por meio de um smartphone, notebook, Kindle, entre outros…

Sendo assim, provavelmente você também estará viajando com um ou mais desses aparelhos… Logo, uma boa ideia é verificar quais são as voltagens no país ou na cidade para onde você está indo. 

Além disso, certamente você precisará de um adaptador para manter seus aparelhos ligados na tomada. Por isso, procure e compre pelo menos um.

Veja se é necessário tomar alguma vacina

Dependendo do país que você está visitando, pode ser necessário vacinar-se. E, algumas vacinas exigem várias doses ao longo de algumas semanas.

Por isso, pesquise e converse com seu médico para verificar se você precisa tomar uma vacina antes de viajar. 

Faça um Seguro viagem

Muitas pessoas se arrependem de não ter feito um seguro viagem quando precisam lidar com uma emergência médica no exterior. 

Dado que em muitos países as taxas e o tratamento hospitalar podem ser muito caros e devem ser pagos pelo paciente, é altamente recomendável contratar um seguro viagem com cobertura total em caso de doença ou acidente durante a viagem.

Pesquise sobre o local que você irá visitar (costumes, cultura, etiqueta…)

É sempre uma boa ideia pesquisar um pouco sobre os costumes, cultura e etiqueta locais, para que você saiba o que esperar ao viajar internacionalmente.

Às vezes, um gesto com a mão em um país pode ter um significado diferente em outro país; pode ser que você se vista de maneira mais conservadora do que em casa; as políticas de gorjeta também podem variar – de qualquer forma, você não deseja fazer algo bobo que poderia ter sido evitado se você fizesse sua pesquisa com antecedência.

Verifique o clima

Verifique o clima para o seu destino final para saber o que levar. Sim, o clima muda constantemente, mas pelo menos você terá uma ideia se é tempo de usar shorts ou moletom. 

O Que Fazer Antes de Viajar Para o Exterior?

Reserve uma vaga em um estacionamento perto do aeroporto

Se você for com seu veículo até o aeroporto, é importante reservar com antecedência uma vaga em um estacionamento perto do aeroporto de Guarulhos (caso você seja de SP), pois assim ele ficará em segurança enquanto você aproveita o destino!

Isso porque, normalmente, o preço do estacionamento do próprio aeroporto não costuma ser tão em conta. Assim, ao fazer essa reserva antes você ainda economiza dinheiro para aproveitar em sua viagem.

Leia ainda  Os Principais Problemas Com Calhas de Chuva

Uiara Zagolin

Jornalista, Editora do portal Na Midia, colunista no TNYN NY News, membro da FEBRACOS - Federação Brasileira dos Colunistas Sociais, tradutora e escritora. Com formação no Canadá, EUA e Inglaterra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar