Turismo

Olhar Brasileiro em Portugal é sucesso

Olhar Brasileiro é um jornal que pode ser lido do neto ao avô, sem constrangimentos, e para brasileiros e portugueses

Olhar Brasileiro está fazendo sucesso em Portugal e região !!!

A brasileira Alexandra Gomide deixou o Brasil, no início de 2016, em busca de qualidade de vida e segurança para a sua família. Mineira e professora universitária, largou uma vida estável e confortável em Belo Horizonte para iniciar uma vida nova em Portugal.

Sobre a mudança Alexandra afirma: “Por mais que façamos planos e estudemos o país, as surpresas aqui são muitas. Não dá para prever o caminho que vamos trilhar…”. E foi exatamente isso que aconteceu com ela. Confira o início da sua história em:

Olhar brasileiro - Foto: Divulgação
Olhar brasileiro – Foto: Divulgação

Já vivendo em Braga há quase três anos, o seu trabalho é destaque em Portugal. Hoje é presidente de uma associação, a UAI – União, Apoio e Integração que visa apoiar e acolher os brasileiros que chegam a Braga e região com o intuito de facilitar a integração com a comunidade portuguesa.

Além disso, suas plataformas digitais ganharam um alcance considerável, tendo em vista a limitação do público de interesse. Administra as mídias digitais OLHAR BRASILEIRO EM PORTUGAL e FICOU MAIS FÁCIL VIAJAR e agora o seu mais novo lançamento:

Olhar brasileiro - Foto: Divulgação
Olhar brasileiro – Foto: Divulgação
O JORNAL

Perguntada sobre a ideia de lançar uma mídia impressa numa era digital, Alexandra reconhece: “Inicialmente eu mesma achei que seria um retrocesso, mas aqui em Portugal a mídia impressa ainda tem muito valor e um público fiel muito específico ao qual queríamos atingir ”E a decisão foi acertadíssima.

O jornal é distribuído no último domingo de cada mês, dentro de um jornal regional, o DIÁRIO DO MINHO. Sobre a escolha deste jornal para se lançarem juntos, Alexandra ainda completa: “Não queríamos um jornal qualquer. Afinal, a nossa marca estaria associada a ele.

Fizemos várias pesquisas e conversamos muito com os bracarenses para entender o perfil dos principais jornais da região e nesse sentido, o Diário do Minho tem mais o perfil do nosso público: famílias, aposentados e empreendedores.

Precisávamos de uma mídia séria para mantermos a credibilidade do OLHAR BRASILEIRO e um jornal que pudesse ser lido do neto ao avô, sem constrangimentos, e para brasileiros e portugueses.” 

Um dos diferenciais do jornal é justamente não ser uma mídia apenas para brasileiros. Assim como as mídias digitais, os temas abordados atraem as duas nacionalidades e a cada detalhe é perceptível a preocupação de fazer a integração luso-brasileira.

O jornal conta com jornalistas brasileiros e portugueses e colunistas, que assim como os seus fundadores, são quase todos profissionais da educação. As matérias são sempre elaboradas visando o interesse de brasileiros e portugueses, o que se torna um grande desafio.

“É um processo demorado, pois transcrevemos todas as matérias para o Português de Portugal e até as acentuações mudam o contexto. Por isso, a revisão é bem trabalhosa, mas não abrimos mão da qualidade” complementa Alexandra.

Uma outra novidade recente é a possibilidade dos seguidores que não vivem em Braga terem acesso ao jornal OLHAR BRASILEIRO EM PORTUGAL.

VERSÃO ON LINE

Conforme a Alexandra diz: “Tenho muitos seguidores espalhados aqui em Portugal, no Brasil e em outras regiões do mundo e como o jornal é só da região do MINHO, vimos a necessidade de fazer a versão online para atender também a essa demanda, uma vez que vários pedidos foram chegando nos e-mails, Instagram e páginas de nossas mídias.

Geralmente os artigos saem com um certo atraso ao impresso, mas isso é proposital. Queremos realmente prestigiar os leitores da mídia impressa.”  Portanto, hoje já é possível acessar o jornal em www.jornal.olharbrasileiro.pt

Para finalizar a nossa conversa, foi perguntado a Alexandra o que mais vem por aí, já que a marca OLHAR BRASILEIRO vem se mostrando no decorrer dos anos como pioneira, criativa e inovadora.

A resposta dada ao Ego Noticias foi simples: “Não sabemos. As coisas vêm acontecendo numa velocidade muito rápida e surpreendente para nós. A marca já caminha sozinha e isso é muito gratificante. Temos alguns planos e metas, mas o futuro? Posso contar-lhes depois… rsrs.”.

Mídias OLHAR BRASILEIRO EM PORTUGAL:

Canal youtube: https://www.youtube.com/olharbrasileirofmf

Grupo no Facebook: https://www.facebook.com/groups/olharbrasileiro/

Página no Facebook: https://www.facebook.com/olharbrasileiroemportugal/

Instagram: https://www.instagram.com/alexandragomide/

Site: www.ficoumaisfacil.com.br/olhar

Jornal: www.jornal.olharbrasileiro.pt

          

Mídias FICOU MAIS FÁCIL VIAJAR:

Canal youtube: https://www.youtube.com/ficoumaisfacilviajar

Página no Facebook: https://www.facebook.com/ficoumaisfacilviajar/

Instagram: https://www.instagram.com/ficoumaisfacilviajar/  

Site: www.ficoumaisfacil.com.br/viajar

         

ASSOCIAÇÃO UAI – UNIÃO, APOIO, INTEGRAÇÃO:

Página no Facebook: https://www.facebook.com/ficoumaisfacilviajar/

Site: www.uai.pt

Outras Notícias relacionadas: 

Jornal O Minho: O “anjo da guarda” dos brasileiros em Braga.

Jornal Estado de Minas: Número de mineiros que sairam do país quase dobra.

Jornal O Minho: ONG de apoio a brasileiros em Braga assina protocolo para oferecer formação

Jornal Vidas Lá Fora: UAI – Associação Luso-brasileira completa o primeiro mês de atividade

Jornal O Minho: Associação para unir, apoiar e integrar brasileiros em Braga arranca esta semana

Jornal Correio do Minho: ‘Boom’ de brasileiros a residir em Braga cria associação

Jornal O Amarense: Grupo Brasileiro promove Concelho de Amares

Jornal Vizinhos Solidários: Associativismo une brasileiros e portugueses

Blogue “Respire Fundo!: Famoso canal YouTube lança vídeo como é viver na Vila de Prado

Jornal Vila Verdense: http://vila–verde.blogspot.pt/2017/09/famoso-blogue-brasileiro-ficou-mais.html

Fotografias: Márcia Rocha – https://www.facebook.com/MBPhotographicStudio/

 

Confiram …

Olhar brasileiro - Foto: Divulgação
Olhar brasileiro – Foto: Divulgação
Olhar brasileiro - Foto: Divulgação
Olhar brasileiro – Foto: Divulgação

 

Mais matérias do colunista: http://www.egonoticias.com/author/reinaldo-dutra/

Veja também:  http://www.egonoticias.com/janaina-anicesio-the-black-angel-2/

Reinaldo Dutra

Nascido em São Paulo Capital: Jornalista, Fotógrafo Profissional, Apresentador do Programa São Paulo Noite e Dia e Publisher da Revista Beauty Shape.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar