Saúde e Bem-Estar

Os Perigos da Frutose, o Açúcar das Frutas

Difundida como algo "natural" e "benéfico", a frutose é um açúcar e faz mal.

Sempre nos disseram para comer frutas, mas será que vale a pena? O que causa essa dúvida é o açúcar presente nas frutas, a frutose.

A resposta é: depende como você irá consumi-las.

A frutose é um monossacarídeo, ou seja, um carboidrato simples que gera um pico de insulina. Porém, alimentos que geram pico de insulina não são bons.

Os açúcares possuem um alto índice glicêmico. Dessa forma, são absorvidos rapidamente pelo organismo causando um aumento brusco na glicemia sanguínea. Isso obriga nosso organismo a secretar mais insulina para tentar normalizar esse nível.

Com o tempo, maiores serão os níveis de insulina necessários para cumprir suas funções. Fato esse que desenvolve uma situação metabólica anormal chamada de resistência à insulina.

A insulina, apesar de desempenhar um papel importante retirando o açúcar do sangue, é também um agente inflamatório.

Dessa forma, propicia o aparecimento de doenças, tais como diabetes, hipertensão arterial, aumento do colesterol, obesidade, risco de doenças cardiovasculares.

A frutose na indústria alimentícia

A frutose virou um problema quando a indústria alimentícia passou a utilizá-la na fabricação de diversas bebidas e alimentos.

Isso porque uma das particularidades da frutose é o seu alto poder adoçante que chega a ser 20% maior do que a do açúcar comum.

Na década de 70 os pesquisadores descobriram que era possível obter a frutose através do milho. Surgiu então o xarope de milho, muito mais barato e assim, vantajoso para a indústria, que passou a incluí-lo na composição de alimentos processados.

Depois da industrialização, nosso consumo médio de frutose mais que dobrou. Porém isso trouxe consequências para a nossa saúde.

Entre os perigos da frutose para a saúde, podemos citar:

  • Resistência à insulina.
  • Obesidade.
  • Hipertensão arterial.
  • Colesterol e triglicérides elevados.
  • Falta de vitaminas e minerais.
  • Doenças cardiovasculares.
  • Doenças hepáticas.
  • Câncer.
  • Artrite.

Devo parar de comer frutas por causa da frutose?

Você viu que o xarope de milho com alto teor de glicose faz mal, mas e as frutas? Bom, isso depende.

Os perigos da frutose, o açúcar das frutas
Foto Divulgação: Os perigos da frutose, o açúcar das frutas – Detox Kriyá

As frutas são ricas em fibras e diversas vitaminas e antioxidantes que nosso corpo precisa. Dessa forma, parar totalmente de consumi-las também traria problemas.

O ideal então é que as frutas sejam consumidas inteiras, de preferência, quando possível, com casca e bagaço e acompanhada de outras fontes de fibras.

Isso porque as fibras, presentes na fruta, fazem com que a absorção da frutose seja mais lenta, de forma que não gere um pico de insulina.

O problema principal das frutas é quando são transformadas em suco. Dessa forma se elimina grande parte das fibras, fazendo com que se aumente muito a insulina.

Portanto, vale sim comer frutas, desde que com suas fibras. As frutas fornecem vitaminas e são ricas em antioxidantes. Essas substâncias ajudam a combater a inflamação causada pelo excesso de açúcar e pelo aumento da gordura corporal.

Por outro lado, evite produtos industrializados, cheios de xarope de milho e demais substancias que inflamam e intoxicam o organismo.

Um organismo inflamado e intoxicado favorece o aparecimento de diversas doenças. Para promover a saúde e evitar doenças, limpar o organismo se torna fundamental. O Detox Kriyá ajuda a eliminar as toxinas acumuladas no fígado, vesícula e intestinos. Dessa forma nosso corpo trabalha melhor.

Foto Divulgação: Detox Kriyá
Foto Divulgação: Detox Kriyá

 Leia +: Detox Kriyá – Vida plena e saudável

 

Eu sou Bianca Enricone, agradeço a sua companhia até aqui e convido você a embarcar nessa jornada em busca de uma vida plena! Peço que visite o site e as redes sociais se inscreva no canal, e me ajude a divulgar este vídeo e compartilhar a saúde integral.

Entre em contato comigo pelo whats app 47 98495-2112

Foto Divulgação: Bianca Enricone
Foto Divulgação: Bianca Enricone

Facebook: https://www.facebook.com/detoxkriya/ e                          https://www.facebook.com/biancaenriconeterapeuta/

Instagram: @detoxkriya

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCaYusxu3whB84YZ5f2nYlig?view_as=subscriber

Bianca Enricone

A saúde de forma INTEGRAL pode ser caracterizada pelo perfeito equilíbrio entre MENTE e CORPO. Busco a vida plena e saudável como inspiração e meta pessoal. Terapeuta e Farmacêutica Acupunturista. Assessora de Imprensa e Jornalista no Portal egonoticias.com - Atualmente moro em Santa Catarina. Você pode me acompanhar no site: http://biancaenricone.com.br/ Ou entre em contato pelo WhatsApp +55 47 9 8495 - 2112 - e-mail: biancaenricone@gmail.com

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo