Saúde e Bem-Estar

Os Telômeros e a Longevidade

Mude sua mente, cuide dos telômeros, viva mais e melhor

Sabe o que são telômeros? Cuidar da saúde deles pode te fazer viver mais.

Os telômeros são as extremidades dos cromossomos, as estruturas compostas de DNA que carregam nossos genes. Eles são responsáveis pela preservação da integridade dos cromossomos, protegendo contra divisões fora de controle, como acontece no câncer, por exemplo.

Ao longo da vida, devido às divisões sofridas pela célula, é normal que os telômeros se encurtem. Por isso são considerados “contadores intrínsecos” do envelhecimento biológico do corpo.

Porém, descobriu-se que pessoas deprimidas tem seus telômeros encurtados. Ou seja, estados de estresse mental, como a ansiedade, a depressão, a violência, o bullying, tem relação direta com a menor expectativa de vida.

O desgaste dos telômeros e a depressão

Conforme estudo do Centro Médico da VU University, em Amsterdam, na Holanda, pessoas diagnosticadas com depressão tiveram uma taxa de envelhecimento mais rápida e podem sofrer precocemente de problemas mentais, tais como demência.

Conforme o estudo, os telômeros de pessoas que haviam passado por crises depressivas eram significativamente menores – cerca de 83 a 84 pares de bases de DNA, em média, se comparados às pessoas que nunca tinham sofrido de depressão.

Elizabeth Blackburn, bióloga ganhadora do Prêmio Nobel de fisiologia/medicina em 2009 por causa das descobertas que fez sobre os telômeros, em seu livro “O efeito telômero: uma abordagem revolucionária para ser mais jovem e saudável por mais tempo”, dá dicas de como recuperar e preservar os telômeros.

Segundo ela é essencial:

  • Dormir no mínimo sete horas toda noite.
  • Exercitar-se no mínimo três vezes por semana, por pelo menos 45 minutos.
  • Diminuir o consumo de açúcar.
  • Ter uma dieta rica em ômega 3, grãos, verduras e frutas.
  • Além de eficaz contra ansiedade e depressão, a meditação mostrou aumentar a enzima telomerase (enzima capaz de produzir telômeros).

O segredo da longevidade

Há mais de 2 mil anos os chineses utilizam uma erva capaz de revigorar a energia vital e promover a saúde, é o Astragalus.

Também conhecido como o elixir da longevidade, o Astragalus ajuda o corpo humano a produzir energia e resistir a doenças.

Recentemente ganhou popularidade pela sua propriedade de proteger os telômeros da degradação e, assim, aumentar a longevidade. 

Conforme pesquisas, ele poderia ativar uma enzima chamada telomerase (hTERT), a qual estimula a produção de telômeros adicionais.

É possível encontrar o Astragalus em lojas de suplementos alimentares naturais.

Concentre-se no presente e viva mais e melhor

Focar a atenção em apenas uma tarefa é um desafio. Nossa mente é cheia de distrações. De acordo com um estudo da universidade de Harvard, 47% do tempo a nossa mente está totalmente distraída. Perdemos quase metade da nossa vida sem realmente viver no presente.

telomeros-2 Title category
Foto Divulgação: Os Telômeros e a Longevidade – Universo Vibracional

Tal condição pode afetar significativamente nossas atividades diárias, bem como contribuir para aumentar os níveis de ansiedade e estresse.

Com a técnica do midfulness desenvolver a concentração para se manter no presente. Assim, percebemos pensamentos, sensações corporais e emoções, sem reagir de maneira automática ou habitual. Com isso, melhoramos a maneira como lidamos com os desafios cotidianos, bem como os níveis de estresse.

MindfulnessCurso01-340x340 Title category
Foto Divulgação Mindfulness – Universo Vibracional

 

 

Reduza o Stress e Melhore sua Vida com o Mindfulness. Clique aqui e descubra as bases do Mindfulness e práticas simples para incorporar esse conceito no dia a dia.

 

 

 

 

Pare de se auto sabotar e retire suas crenças limitantes que te impedem de viver plenamente e com saúde mental, espiritual e física com o Tratamento Vibracional com o Quantec.

Viva mais, viva melhor.

Leia +:Tratamento Vibracional com o Quantec

Eu sou Bianca Enricone, agradeço a sua companhia até aqui e convido você a embarcar nessa jornada em busca de uma vida plena! Peço que visite o site e as redes sociais se inscreva no canal, e me ajude a divulgar este vídeo e compartilhar a saúde integral.

Entre em contato comigo pelo whats app 47 98495-2112

bia-2 Title category
Foto Divulgação: Bianca Enricone

Facebook:https://www.facebook.com/universovibracional/   https://www.facebook.com/biancaenriconeterapeuta/ 

Instagram: @universovibracional

Google+: https://plus.google.com/u/2/111023035270847893368

YouTube:https://www.youtube.com/channel/UCIjdkcSkoxGyznSoUdmcapQ?view_as=subscriber

Tags
Show More

Bianca Enricone

A saúde de forma INTEGRAL pode ser caracterizada pelo perfeito equilíbrio entre MENTE e CORPO. Busco a vida plena e saudável como inspiração e meta pessoal

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
Close

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker