Culinária

Pão de Cerveja em versão histórica

Padaria resgata a história da cerveja e lança o pão artesanal feito com a fermentação de cerveja

Pão de Cerveja em versão histórica. Sim, pão artesanal com fermentação natural de cerveja. Esta é a proposta colaborativa entre a Portus Padaria Artesanal e a Balbúrdia Cervejeira ao trazer uma novidade para a cidade, o Pão Artesanal de Fermentação Natural de Cerveja. A novidade será apresentado ao público nos próximos dias em Blumenau, onde acontece o Festival Brasileiro da Cerveja.

Aliás, pão e cerveja têm história. E ela começou há quase 10 mil anos, quando por acidente, descobriu-se que a fermentação espontânea de cereais da própria massa de pão exposta à água, daria origem à uma das bebidas mais apreciadas no mundo.

Pão de Cerveja em versão histórica. Divulgação
Pão de Cerveja em versão histórica. Divulgação

Por isso, para resgatar esta origem, o Chef Junior Ventura que, com a experiência em mais de 20 anos de panificação especialmente desenvolvida em países da Europa, vem cultivando a levedura da cerveja, que dará origem ao novo Pão de Cerveja e Malte, agora ainda mais único e especial.

Pão de Cerveja em versão histórica. Divulgação
Pão de Cerveja em versão histórica. Divulgação

O fermento natural de cerveja utilizado vem do projeto colaborativo em parceria com a Cervejaria Balbúrdia de Blumenau. A Balbúrdia fornece a levedura utilizada na produção da sua cerveja artesanal. O resultado não poderia ser outro: trazer ainda mais sabor ao Pão – produto indispensável na mesa das famílias.

A cerveja escolhida para compor a receita é uma Sweet Stout, produzida com maltes torrados e que apresenta notas de chocolate meio amargo, café e uvas passas. Tem baixo amargor e dulçor moderado.

Versão colaborativa histórica na produção de pão de cerveja

Aliado ao processo totalmente artesanal, sem nenhum tipo de aditivos químicos, conservantes, açucares, leite ou ovos, é inegavelmente, mais saudável. A Nutricionista Joseana Schwab destaca ainda que este processo traz outros benefícios. “Este tipo de pão é, acima de tudo, também fonte de fibras. Além de ser livre de gorduras trans e conservantes, tem ainda outros benefícios, uma vez que o malte, para exemplificar, auxilia na regulação da pressão arterial por ser rico em potássio”, complementa.

É na versatilidade que o produto que se destaca para o dia a dia. O “Pão de Verdade” como o Chef Junior costuma chamar, tem sabor único. “O Pão de Cerveja não precisa ser apenas pensado para se apreciar com cerveja ou para ocasiões especiais. Faz-se deliciosas combinações com manteiga, defumados e até geleias”, destaca.

E em terra de cerveja, esta combinação deu muito certo. “Dizem que um pedaço de pão carrega o trigo que poderia ter sido uma cerveja. A gente não pensa exatamente assim. Por isso, a Portus e a Balbúrdia se uniram para fazer um Pão de Cerveja Artesanal de verdade, criando uma nova versão para esta história”, ressalta Fernando Lapolli, sócio da Balbúdia.

O Pão de Cerveja poderá ser encontrado nas lojas da Portus Padaria Artesanal e também na Balbúrdia Cervejeira.

Sobre a Portus Padaria Artesanal 

A primeira Padaria Artesanal e Confeitaria Europeia de Blumenau abriu suas portas em 2018. Especializada em Pães Artesanais de Fermentação Natural, livres de química e conservantes, foi pioneira no segmento na cidade. Comandada pelo Chef Junior Ventura, tem na Doçaria Portuguesa a alma da Portus, mas também destaca produtos de origem francesa, alemã, italiana, por exemplo. Atualmente conta com três lojas: a matriz no bairro Vila Nova, a primeira filial no Neumarkt Shopping e a mais recente unidade em Balneário Camboriú.

Sobre a Balbúrdia Cervejeira

Com uma trajetória recente mas já consolidada, a Balbúrdia apresenta uma cervejaria artesanal, independente e brasileira, que apoia e compartilha as manifestações de arte, criatividade e diversidade. No bar da marca, a cerveja é ao estilo on tap”, com mais de 30 torneiras disponíveis. Eles acabaram de ser eleitos o 2º Melhor BrewPub do Brasil, pelo Concurso Brasileiro de Cervejas de 2020. O espaço está localizado na Rua Antonio da Veiga, 464, em Blumenau.

Fotos: Divulgação

Foto da Capa: Divulgação

Fonte: Assessoria/Divulgação

#GustavoSiqueira 

Etiquetas

Gustavo Siqueira

Gustavo Siqueira, reconhecido pelo seu carisma e profissionalismo, iniciou sua carreira como articulista do Jornal de Santa Catarina com APENAS 11 anos de idade, e desde então, atuou em inúmeros veículos de comunicação. São mais de duas décadas de expertise na mídia impressa e televisiva, com dezenas de premiações no Brasil e Exterior. Autor de 11 livros e organizador de três outros, Siqueira apresentou diversos programas de televisão, preside o IGE (Instituto Gigantes da Ecologia) e assina colunas em diversos veículos da mídia impressa no estado e nacionalmente. Já recebeu o título de “Jovem Cidadão do Brasil” pela Soroptmist International of the Americas, o “Mérito Jornalístico” da UNESCO e o Prêmio “Cultural Brasil” da Embaixada Universal da Paz em Genebra, entre tantos outros conquistados ao longo de 20 anos de atuação no mercado de comunicação. É membro do Publishers Brasil, da União Brasileira de Escritores, da Sociedade Brasileira de Autores Teatrais, da Federação Brasileira de Colunistas Sociais, da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação e ocupa a cadeira Frei Odorico Durieux na Academia de Letras de Blumenau/SC (ALB).

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar