BebidasGastronomiaViagem

Para conhecer e saborear os melhores vinhos em território argentino

Mendoza, indiscutivelmente é a melhor opção da Argentina para amantes do vinho. Mas não a única. Por isso este roteiro inclui Salta, segundo maior centro de produção de vinho da Argentina

Mendoza, indiscutivelmente é a melhor opção da Argentina para amantes do vinho. Mas não a única. Por isso este roteiro inclui Salta, segundo maior centro de produção de vinho da Argentina e, para ampliar as experiências da viagem, também Tilcara, considerada a capital arqueológica do país. Localizadas em regiões de paisagens deslumbrantes, com muita história e natureza exuberante, possuem boa infraestrutura para receber visitantes, que chegam em número cada vez maior.

Vinhedos de Cafayate – Foto: Divulgação

Mendoza é a capital e a maior cidade da província de mesmo nome, que pertence à região de Cuyo a oeste da Argentina e aos pés da Cordilheira dos Andes, fazendo fronteira com o Chile, a poucas horas de sua capital, Santiago. A travessia internacional Cristo Redentor une os dois países nas imediações do Aconcágua, a montanha mais alta do Hemisfério Sul, com seus 6962 metros de altura. Pela sua localização, a província oferece atrativos bastantes diversificados, indo do esqui e snowboard, no inverno, aos circuitos de bike tours, cavalgadas, rafting, canopy e alpinismo, durante o verão.

Mendoza – Aconcagua – Foto: Divulgação

A atividade econômica de Mendoza está fortemente vinculada à indústria de elaboração de vinhos e azeite. Conhecida como “adega da Argentina”, responde por 70% da produção vinícola do país e ocupa o 5º lugar no mundo. Contrastam gigantescas vitivinícolas com as mais modernas tecnologias, ao lado de pequenas cavas artesanais e familiares. Atualmente, possui cerca de 1.200 vinícolas – que produzem 1 bilhão de litros por ano – e mais de 100 delas estão preparadas para receber visitantes.

Salta Bodega Los Toneles – Foto: Divulgação

Grande parte da arquitetura herdade da colonização espanhola está preservada no casario da cidade de Salta, capital da província de mesmo nome, fundada no século XVI. A apenas duas horas de Salta está Cafayate. Segundo maior centro de produção de vinho da Argentina, possui cerca de 30 vinícolas. Embora produza outros tipos de uva, a mais importante é a Torrontés, que dá origem à vinhos brancos frutados. Vale destacar, ainda, entre os muitos atrativos de Salta, suas belíssimas paisagens, como as famosas Quebrada de las Flechas e Quebradas de las Conchas, além das famosas empanadas ‘salteñas’, e os pratos com truta e carne de lhama e cabra.

Purmamarca Jujuy artesanato – Foto: Divulgação

A pouco mais de duas horas de Salta está Tílcara, na província de Jujuy, a quase 2500 metros acima do nível do mar. Considerada a capital arqueológica da Argentina, possui inúmeros museus e as famosas ruínas de Pucara de Tílcara, uma fortaleza do período pré-colombiano, construída pelo povo Omaguaca, que habitou a região a partir do século XII. Estando em Tilcara, uma visita obrigatória é à Quebrada de Humahuaca, declarada Patrimônio Cultural e Natural da Humanidade. Trata-se de uma cadeia de montanhas multicoloridas devido à presença da variedade de minerais. Na cidade de Purmamarca, que integra o conjunto, fazem parte das paisagens as casas de adobe, aos pés do mágico Cerro de los Siete Colores.

Vinhedo em Mendoza – Divulgação

O roteiro ‘Argentina Wine Experience”, comercializado por todas as agências de viagens do Brasil tem oito dias de duração e saídas semanais o ano todo.

Leia ainda:  Floripa está entre os destinos mais baratos para viajar no feriadão de Corpus Christi

turismoonline.net.br – O portal do turismo, hotelaria e gastronomia.

Jefferson Severino

Jeff Severino, lageano, jornalista diplomado - SC-01571-JP, pela - INISUL - Campus Pedra Branca - SC, profissional por sacerdócio e devoção, além de fotógrafo por paixão (passarela, eventos, mulheres, natureza). Especialista em turismo/gastronomia/hotelaria/destinos turísticos. Eterno viajante. Assessor de Imprensa da Associação Brasileira de Agentes de Viagens-SC. Articulista/colunista/editor/redator/fotógrafo, de jornais e revistas e sites nacionais e internacionais. 48- 9 9163-7172 - TIM - WhatsApp - Florianópolis - SC

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar