Arte e Cultura

Paulo Autran está no Festival de Cinema de Gramado

Paulo Autran - O Senhor dos Palcos fará première mundial no 45° Festival de Cinema de Gramado

Paulo Autran – O Senhor dos Palcos, documentário dirigido por Marco Abujamra, cria um recorte de como o ator percebia sua profissão.

O documentário fará a sua première mundial no 45° Festival de Cinema de Gramado, que acontece de 17 a 26 de agosto.
A obra traz um retrato de um dos maiores atores brasileiro de todos os tempos e será exibida no dia 21 de agosto, às 14h, no Palácio dos Festivais,  exatamente no ano que se completa 10 anos da morte do artista.

“Paulo Autran – O Senhor dos Palcos” tem como foco principal a paixão do ator pelo teatro e aborda temas como as companhias teatrais e a formação e dinâmica dessas “comunidades” muito particulares; a criação do TBC, Teatro Brasileiro de Comédia, e reflexões sobre a arte do ator.

Mariana Marinho, produtora executiva do filme, acredita que o filme “Paulo Autran – O Senhor dos Palcos” resgata a entrega visceral do ator ao processo criativo e a relação direta com o público.

O público teatral como parte da criação do personagem. Para ela, “a paixão do Paulo pelo Teatro é transmitida no filme de  maneira sensível e ao mesmo tempo provoca uma reflexão mais ampla sobre como conduzimos nossos sonhos; se nos arriscamos ou se nos acuamos diante da dificuldade de entrega.”

Já segundo o diretor Abujamra, o documentário cria um recorte de como Autran percebia sua profissão, através da análise das montagens das peças “A Tempestade” e “Rei Lear”, de Shakespeare; e Solness – O Construtor, de Ibsen, por seus diretores (respectivamente Paulo de Moraes, Ulysses Cruz e Eduardo Tolentino).

Cenas históricas de filmes e peças estão presentes. Permeando o longa, trechos de entrevistas escritas e de uma autobiografia inédita, contendo reflexões de Paulo Autran sobre a arte do ator, sua carreira, vida, morte e desafios profissionais e pessoais.

Os textos são reproduzidos pelos atores Bete Coelho, Patrícia Selonk, Gustavo Machado e Bruce Gomlevsky, criando uma dinâmica visual interessante e autoral.

O filme, que será exibido em 2017 no canal Curta!, apresenta ainda depoimentos de José Celso Martinez Corrêa, Karin Rodrigues, Mauro Farias – que detalham e reconstroem facetas do ator e do meio teatral brasileiro.

Ao final, o depoimento histórico de Fernanda Montenegro, onde ela lê uma troca de cartas emocionante, a poucos dias da morte de Paulo Autran, e faz uma reflexão profunda sobre sua importância para o teatro brasileiro.

Ficha técnica:

Diretor: Marco Abujamra

Produtora Executiva: Mariana Marinho

Diretor de Fotografia: Luis Abramo

Montagem: Thiago Arruda e Marco Abujamra

Atores:

Bete Coelho

Bruce Gomlevsky

Patricia Selonk

Gustavo Machado

Exibidor: Canal Curta!

Tempo de duração: 82 minutos

Sobre o diretor Marco Abujamra

Sócio fundador da produtora Dona Rosa Filmes, roteirizou e dirigiu “Paulo Autran – O Senhor dos Palcos” em 2016.

Atualmente está trabalhando como roteirista e diretor do longa de ficção “Júpiter” com Rafael Vitti, Guta Stresser e Orã Figueiredo no elenco.

Roteirizou e dirigiu também os documentários “Mário Lago” (2013), “Jards Macalé e “Dia Útil” (2008) sobre Trabalho Escravo Contemporâneo no Brasil.

Sobre o canal Curta!

Dedicado às artes, cultura e humanidades, o Curta! é um canal independente que acolhe a experimentação e se orgulha de ser um parceiro dos realizadores, artistas, criadores e produtores independentes.

O Curta! pode ser visto nos canais 56 da NET, 56 na Claro TV e 76 na Oi TV.

Saiba mais em http://www.canalcurta.tv.br

Siga as redes do canal:
www.facebook.com/CanalCurta
twitter.com/CanalCurta
www.youtube.com/user/canalcurta

Foto da capa: Divulgação

Siga o egonoticias: http://instagram.com/egonoticias

Siga a Colunista: http://instagram.com/cinthiasouto

Sobre Paulo Autran: https://pt.wikipedia.org/wiki/Paulo_Autran

 

Redação Ego Notícias

Ego Notícias o seu canal de entretenimento. O Portal das Celebridades e Famosos. Você é notícia, nós publicamos!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo