Meio AmbienteSustentabilidade

Pinhão – Colheita e venda estarão liberadas a partir de 1º de abril em SC

A colheita, o transporte, a comercialização e o consumo do pinhão serão liberados em todo o Estado, a partir do dia 1º de abril, conforme prevê a Lei estadual Nº 15.457

 

O objetivo é garantir a reprodução da araucária, árvore ameaçada de extinção, que ocorre durante o primeiro semestre do ano. Além disso, a escassez de frutas nativas e outras fontes de alimento oriundas das florestas torna o pinhão, um recurso essencial para a fauna. A coleta, o transporte, o depósito, a compra e a venda desta semente antes da data permitida, caracterizam em infração administrativa e multa mínima de R$ 500,00.

 

Pinhão em Santa Catarina
De acordo com o comandante do 2° Batalhão de Polícia Militar Ambiental, major Adair Alexandre Pimentel, a polícia vem trabalhando durante o ano todo, a questão da conscientização para tentar evitar que a prática desta infração aconteça e que o meio ambiente seja prejudicado.

 

“A fiscalização deve ocorrer, mas o que precisamos é que as pessoas se conscientizem que isto é uma afronta ao meio ambiente, especialmente com relação a uma vegetação ameaçada. Esta conscientização tem sido uma tarefa bem difícil. Mas já notamos que gradualmente a comunidade vem respeitando as normas de proteção da Araucária, incluindo a sua semente, o pinhão”, explicou.

 

Pratas Thermas Resort & Convention

 

Lia ainda:

Jujuy e Salta – Argentina andina na WTM em São Paulo

Jefferson Severino

Jeff Severino, lageano, jornalista diplomado - SC-01571-JP, pela - UNISUL - Campus Pedra Branca - SC, profissional por sacerdócio e devoção, além de fotógrafo por paixão (passarela, eventos, mulheres, natureza). Especialista em turismo/gastronomia/hotelaria/destinos turísticos. Eterno viajante. Assessor de Imprensa da Associação Brasileira de Agentes de Viagens-SC. Articulista/colunista/editor/redator/fotógrafo de jornais e revistas e sites nacionais e internacionais. Contato: (48) 99163-7172 - TIM - WhatsApp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1
Você é a notícia, nós publicamos!
Envie-nos uma proposta comercial.
Powered by
Fechar
Fechar