Saúde e Bem-Estar

Quais Alimentos Combatem A Gripe?

Cebola e alho são alguns alimentos que ajudam a acabar com as gripes e resfriados

A gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório que tem sua incidência aumentada com o declínio da temperatura. Mas se você é daqueles que vive resfriado, o problema pode estar na sua alimentação.

Como prevenir a gripe?

  • Faça a higienização das mãos frequentemente
  • Evite tocar mucosas de olhos, nariz e boca
  • Cubra nariz e boca quando espirrar ou tossir
  • Não compartilhe objetos de uso pessoal, como, por exemplo, talheres, pratos, copos ou garrafas
  • Mantenha os ambientes bem ventilados
  • Evite também aglomerações e ambientes fechados
  • Tenha uma alimentação balanceada e rica em nutrientes
  • Beba água

Vitamina A, C, D e Omega-3 no combate à gripe

Para manter a gripe longe, fortaleça seu sistema imunológico. Dentre os nutrientes que combatem à gripe, o mais lembrado é a famosa vitamina C, pois é um potente antioxidante e ativador do sistema imunológico. Dessa forma, mantém o corpo mais saudável para combater possíveis infecções.

Porém, a vitamina D3 também tem papel importante. Sendo assim, níveis adequados dessa vitamina produz no corpo uma substância chamada catelicidina, que possui atividade antibacteriana, antifúngica e antiviral.

Já a vitamina A, é uma das principais vitaminas responsáveis pela resposta imunológica.

O ômega-3 também auxilia a fortalecer o sistema imune. Sua ação anti-inflamatória potencializa a ação de defesa do organismo.

Cebola contra a gripe

A ação antigripal da cebola envolve o alívio da congestão pulmonar e da tosse, bem como da sua atividade antimicrobiana e anti-inflamatória. É rica também em vitaminas A e C e quercetina.

Cebola atrai vírus e bactérias?

Recentemente voltou à tona no Whatsapp a informação que colocar uma cebola cortada no ambiente ajudaria a “evitar gripes”, porque, dessa maneira, atrairia vírus e bactérias que circulam pelo ar. Seria verdade?

É mentira. A cebola cortada no ambiente não atrai vírus e bactérias. Aliás, apesar da informação incorreta que circula pelas redes, a cebola tem propriedades que auxiliam a combater alergias e inflamações respiratórias quando consumida. Dessa forma, ela é sim uma aliada no combate à gripe.

Alho contra a gripe

Quais Alimentos Combatem A Gripe?
Foto Divulgação: Quais Alimentos Combatem A Gripe? – Detox Kriyá

 

O alho é um potente alimento contra a gripe e resfriados. Além de ser um dos anti-inflamatórios naturais mais poderosos, ele também contém propriedades que combatem a infecção, as bactérias, vírus e fungos.

Destacam-se ainda os altos teores de zinco e selênio, os quais são metais antioxidantes que estão envolvidos direta e indiretamente no funcionamento do sistema imunológico.

Outros alimentos que combatem a gripe

A variedade de plantas e ervas, juntamente com a sabedoria popular, fazem com que os alimentos utilizados para o tratamento da gripe seja diferente entre as regiões do Brasil.

Dentre os mais usados, destacam-se o alho, o eucalipto e o guaco. Além do gengibre e das frutas cítricas, ricas em vitamina C, como, por exemplo, o limão, laranja, tangerina, acerola, kiwi, entre outras.

Mas também é comum usar:

  • Coentro do pará
  • Erva doce
  • Agrião
  • Abacaxi
  • Folha-santa
  • Manjericão
  • Alecrim
  • Preciosa
  • Canela
  • Alfavaca
  • Cravo da índia
  • Erva-cidreira

Chá de Limão com Gengibre

Um dos chás mais indicados para combater a gripe é o chá de limão com gengibre, mas o que ele tem de tão especial?

O limão é rico em vitamina C, sais minerais e antioxidantes que estimulam a imunidade. O gengibre contém o gingerol, substância com ação anti-inflamatória. Desta forma, juntos, eles reforçam a ação um do outro, auxiliando no combate e prevenção de gripes e resfriados.

Organismo limpo, forte e saudável

Você sabia que um organismo limpo fica ainda mais forte para combater a gripe?

Em apenas 30 dias o Programa Detox Kriyá promove uma limpeza profunda no seu organismo, ao mesmo tempo em que fortalece a capacidade natural.

Eu sou Bianca Enricone, agradeço a sua companhia até aqui e convido você a embarcar nessa jornada em busca de uma vida plena! Peço que visite o site e as redes sociais se inscreva no canal, e assim, me ajude a divulgar este vídeo e compartilhar a saúde integral.

Entre em contato comigo pelo whats app 47 98495-2112

Foto Divulgação: Bianca Enricone - Detox Kriyá
Foto Divulgação: Bianca Enricone – Detox Kriyá

Facebook: https://www.facebook.com/detoxkriya/ e                          https://www.facebook.com/biancaenriconeterapeuta/

Instagram: @detoxkriya

YouTube:https://www.youtube.com/channel/UCaYusxu3whB84YZ5f2nYlig?view_as=subscriber

Leia também: Inverno e Saúde

Bianca Enricone

A saúde de forma INTEGRAL pode ser caracterizada pelo perfeito equilíbrio entre MENTE e CORPO. Busco a vida plena e saudável como inspiração e meta pessoal. Terapeuta e Farmacêutica Acupunturista. Assessora de Imprensa e Jornalista no Portal egonoticias.com - Atualmente moro em Santa Catarina. Você pode me acompanhar no site: http://biancaenricone.com.br/ Ou entre em contato pelo WhatsApp +55 47 9 8495 - 2112 - e-mail: biancaenricone@gmail.com

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo