Economia e Negócios

Quais os desafios do médico empreendedor na atualidade?

Palestra no III Congresso Brasileiro de Gestão de Clínicas e Consultórios Médicos na Expo-Hospital 2019 irá abordar uma das principais áreas de expansão no setor da saúde

Ser empreendedor e unir isso a saúde está se tornando cada vez mais comum no mercado. Por diversas vezes, médicos veem a chance de crescer através da gestão do próprio negócio. Afinal, o setor de saúde é um dos segmentos que mais crescem no Brasil, sendo responsável por 9% do PIB. Mas será que o médico pode ser um empreendedor? Ou será que qualquer gestor pode investir na saúde?

É sobre este tema que o sócio fundador da Blues Clinic, Bruno Alencar Fonseca, irá falar no III Congresso Brasileiro de Gestão de Clínicas e Consultórios Médicos na 3ª edição da Expo-Hospital Brasil. Para o médico, que possui mais de oito anos de experiência em gestão, é importante abordar este tema por causa do crescimento no setor.

Empreender faz parte da profissão

Mas, por qual motivo cada vez mais médicos se interessam em empreender?

Fonseca explica que é fácil entender essa lógica. Para ele, o médico, de certa forma, já é empreendedor por natureza. Eles fazem isso no dia a dia da profissão enquanto lidam com a concorrência e pacientes, com o objetivo de obter bons resultados. “Eles são empreendedores desde sempre, já fazem isso há muito tempo, mas não de maneira profissional”, disse.

Portanto, a possibilidade de entrar neste mercado torna-se muito atraente para os profissionais. “É uma área que está em plena expansão e que conta com inovações constantes”.

Leia mais: Dia do Viajante: confira 5 dicas para evitar transtornos durante uma viagem

Palestra

Por ser um mercado com tantas possibilidades, falar sobre o assunto também é necessário. De acordo com Bruno, muitos médicos querem empreender, mas não sabem como. Afinal, mesmo tendo experiência na área, colocar tais conhecimentos em prática pode ocasionar diversas dúvidas e desafios. “Muitas vezes, o médico não sabe por onde começar ou se limita em alguns pontos. Então, é necessário que ele aprenda sobre gestão e os desafios que vão além da relação médico e paciente”, disse.

Quais os desafios do médico empreendedor na atualidade?

Por isso, a palestra “Os Desafios do Médico Empreendedor na Atualidade”, que será ministrada por Bruno Alencar, é uma das mais aguardadas do III Congresso Brasileiro de Gestão de Clínicas e Consultórios Médicos. Toda a discussão acerca do tema será apresentada pelo médico e, além disso, ele irá expor as principais formas de lidar com todos esses desafios. “Existe demanda e uma grande necessidade de passar tais informações que irão agregar conhecimento e permitir a diversos empreendedores uma visão mais prática e real sobre o assunto”, disse.

Leia mais:Círculo Dourado: qual a importância dele para o seu negócio?

A boa notícia é que, além de médicos empreendedores, gestores sem formação na área da saúde também poderão aproveitar o momento. “Os médicos já contam com experiência em suas especialidades, já alguns gestores têm dificuldade por não terem isso. Já vi diversas empresas fecharem por isso. Eles sabem liderar um negócio, mas não conhecem as especificidades da saúde”, disse.

Sobre Bruno Alencar Fonseca

O médico graduado pela Universidade Vale do Rio Doce, com especialização em Cardiologia pelo Hospital Luxemburgo, será um dos palestrantes presentes na terceira edição da Expo-Hospital Brasil. O especialista é membro da Sociedade Brasileira de Cardiologia e das Sociedades Mineira e Paulista de Cardiologia. Atua como gestor médico há mais de 8 anos em instituições públicas e privadas. Também é sócio fundador e diretor de operações da Blues Clínica, em Belo Horizonte.

Fonte: Bruno Alencar Fonseca, médico cardiologista e COO da Blues Clinic.

Juliana Umbe̊lino

Escritora e social media, atua com revisão e produção de conteúdo para web. Editora de SEO para WordPress há mais de 9 anos. CEO na @vemprapalante. É autora publicada pela editora Qualis. Ministra palestras sobre web, mídias sociais e influenciadores. Além disso é apaixonada por livros, filmes, séries, quadrinhos, teatro e música (principalmente folk e rock'n'roll). É uma nerd raiz, por assim dizer.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo