MarketingNegóciosNotícias

Que tal sua marca diretamente no alimento?

Restaurantes colocam suas marcas diretamente em seus alimentos para ganhar as páginas do Instagram

Tudo, desde o gelo até o ramen, tem um logotipo agora.

Considere isso uma resposta ao mundo hiper-artesanal em que vivemos.

Ou talvez uma extensão dele, o próximo passo em produtos personalizados.

Nos Estados Unidos, restaurantes em todo o país estão colocando marcas – o que, no passado, apareceu em tudo, desde matchbooks até mini-garrafas de molho de casa, e movendo-o para a frente e para o centro do prato. Enquanto você já viu um bolo de hambúrguer personalizado em mini-cadeias, como Umami Burger ou Burgerfi, agora é cada vez mais comum ver um coquetel, uma tigela de macarrão ou um bife de atum com o nome de um restaurante embutido sobre ele.

Pegue, por exemplo, o novo EAK Ramen em Nova York, o segundo posto avançado dos EUA de uma popular cadeia japonesa. O nori é impresso – com o logotipo de uma tigela de ramen e o nome do restaurante – usando uma tecnologia patenteada do Japão. De acordo com Jimmy Matsushima, diretor-gerente da EAK, a idéia era ganhar atenção em um mercado que não conhecia a cadeia. (Na Ásia, possui 40 lojas ramen e consulta para outras 400). “Queríamos fazer algo dramático”, disse ele. “E a rotulação é feita com cálcio, então podemos dizer às pessoas que comer nosso nome é bom para eles”. Embora a EAK ainda não tenha números que indiquem o sucesso do esforço de marca, sua página Instagram obteve mais de 3.000 seguidores em alguns meses. A maioria das fotos e comentários são dedicados ao logotipo-ramen.

Parte inferior do formulário

Enquanto isso, no Dante, um bar revitalizado também localizado em Nova York, o co-proprietário Naren Young marca seus cubos de gelo e bebidas. Um selo especial estampa o gelo como antigo, e um estêncil inscreve “Dante” em spray de amora em cima. “Todos sabemos que vivemos em um mundo de Instagram, e a competição entre bares é mais quente do que nunca”, observou. “Cada lugar precisa de uma maneira de cativar as pessoas e fazê-las falar sobre você. Afinal, é uma publicidade gratuita.

Muitos estabelecimentos estão em sintonia com essa idéia. Aqui está uma amostra de lugares onde você não esquecerá o nome do local onde você está comendo e bebendo.

Logo-ed Ramen

Foto: Divulgação - Momosan Ramen
Foto: Divulgação – Momosan Ramen

Para algumas pessoas, a marca de ingredientes é um fenômeno novo que tem tudo a ver com as mídias sociais. Mas  Masaharu Morimoto  tem pensado nisso há anos: no Momosan Ramen, seu primeiro restaurante focado em ramen, o chefão da estrela adiciona  o logo nori ao prato. Ele diz que sua inspiração remonta a décadas, em uma loja de ramen no Japão que ele visitou há quase 30 anos e empregava a técnica. (Como um especialista em sushi, Morimoto trabalha com muitas algas marinhas e ele percebeu que não seria difícil criar uma alga customizada para o seu restaurante de Nova York. Ele não ficou restrito aos benefícios do Instagram e do Facebook, ele também observou que quase todas as outras mídias sociais do restaurante poderiam ir para uma tigela de ramen com o logotipo exibido de forma proeminente.)

Massa personalizada

Foto: Divulgação - Sfoglina
Foto: Divulgação – Sfoglina

 

Em 2015, o casal de energia elétrica de Washington, Fabio e Maria Trabocchi, estavam em Alba, na Itália, para um casamento. Lá, eles descobriram uma versão do corzetti de macarrão estampado com tamanho de moeda. Agora, no seu ponto de focagem em uma massa de seis meses, Sfoglina, há um prato de corzetti que é marcado com o nome do restaurante e saído com ragu branco de porco. De acordo com a Trabocchi: “Mesmo na Itália, encontrar um artesão para produzir o carimbo corzetti tradicional já é um desafio”. Ainda assim, depois de mais pesquisas, eles encontraram Fillippo Romagnoli no Chianti, que criou um selo personalizado que você pode ver na  página do facebook da Sfoglina .

Selo de atum

Foto: Fotografia by Gabi Porter
Foto: Fotografia by Gabi Porter

No Dream Hotel em Nova York, o Megu reaberto   oferece katsu de atum cortado e fatiado. A fatia superior apresenta o nome do restaurante e o logotipo coberto no centro do peixe com um ferro quente com a marca. O efeito é convincente: parece uma peça de joalharia chamativa (apropriada para o bairro Meatpacking District). O dono Jon Bakhshi disse que a verificação do nome é tornar a refeição mais memorável. “A experiência de Megu sempre foi conhecida como de topo, então precisamos ir muito e surgiu a idéia de marcar a comida”. Bakhsi continuou: “Nós tentamos em muitos pratos, mas o atum e o bife funcionam melhor, e a marca cria um camada extra para a textura. Nós não misturamos peixe e carne, – então, temos dois ferros da marca para que o sabor de um não se transferira para o outro. “

 

Cocktail com controle de nome

Foto: Divulgação -Dante
Foto: Divulgação -Dante

No Dante, em Greenwich Village , eleito 34º entre os 50 melhores bares mundiais, a marca de bebidas tem várias formas. Algum tempo atrás, Naren Young começou a marcar o gelo. Então ele decidiu colocar o nome do whisky da casa. “Mais e mais lugares estão fazendo isso”, disse Young. “Muitos bartenders irão agir como se tivessem feito muito antes. Mas não criamos esses momentos para outros bartenders. Nós os fazemos para os 99% dos nossos clientes que nunca teriam visto detalhes como esse – detalhes que criam o que eu chamo de holy’s-moments  (santo’s-momentos) “.

 

Gelo “não-chato”

Foto: Divulga'ao - Pacific Cocktail Haven
Foto: Divulga’ao – Pacific Cocktail Haven

Para o especialista em cocktail, Kevin Diedrich, fundador do Pacific Cocktail Haven em São Francisco, o gelo com a marca representou mais um passo em direção à perfeição do gelo. “Temos marcado nosso gelo desde que abrimos em julho”, ele relatou. “O gelo claro, perfeitamente cortado sempre foi o mais importante para mim, mas eu queria intensificá-lo e fazer do gelo não tão chato”. No ano passado, Diedrich fez uma temporada de barman convidado em Cingapura, no qual o carimbo de gelo trouxe varias inspirações. “É definitivamente um início de conversa, de aproximação, quando os hóspedes nos vêem marcar o gelo na frente deles. E depois outro quando eles tiverem a bebida à sua frente – um momento definitivo de Instagram”.

 

Bebida com assinatura

Foto: Fotografia by Scott Suchman
Foto: Fotografia by Scott Suchman

 

Para o seu primeiro projeto conjunto, o Voltaggio Brothers Steak House, e os irmãos Bryan e Michael Voltaggio colaboraram em um steakhouse no MGM National Harbor de Maryland, bem fora de Washington. Pela primeira vez na histórias de seus restaurantes, eles decidiram grifar seu nome. Não marcado no centro de um t-bone grelhado, em vez disso, está escrito em cima de um cocktail do Clover Club feito com gin `”Old Tom” e xarope de framboesa em letras na cor de tijolos.

 

Foto de Capa: Divulgação – Okamoto Studio

Carlos Alberto Alonso

Nascido em São Paulo-SP - Brasil. Formado em Economia pelas FMU, tendo atuado em empresas de 1ª linha como: The First National Bank of Boston, Grupo Bunge Born, Valmet Oi, Citrosuco Paulista S/A, Brahma e AmBev, atualmente atuando como trader no mercado forex. 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo