Economia e Negócios

Quem são os profissionais do futuro?

Estudo indica que 65% dos alunos que estão no ensino básico trabalharão em profissões que ainda não existem

Acredite se quiser: 65% dos alunos que estão no ensino básico vão trabalhar em profissões que ainda não existem. É isso que revelou uma pesquisa apresentada no Sillicon Valley Conference, evento de empreendedorismo e inovação organizado pela StartSe. A pesquisa apontou que a maioria das crianças e jovens que estão na escola, atualmente, atuarão em mercados que ainda não existem. Na realidade, eles trabalharão em “profissões do futuro”, na qual a maioria da população ainda não faz ideia que existirão. Aliás, quem são os profissionais do futuro?

Em meio à tanta incerteza sobre o que de fato serão as oportunidades dos próximos tempos, como preparar estes profissionais do futuro? Para a coach de carreira, Silvana Lages, a resposta é simples: a partir do desenvolvimento das habilidades comportamentais desses novos profissionais. “O profissional do futuro não será mais fissurado em aprender técnicas ou saber fórmulas e teorias decoradas. Ele talvez nem precise trabalhar 12 horas por dia para ser valorizado naquilo que faz”, esclareceu.

Lages acrescenta que o profissional do futuro, diferente da maioria das pessoas que atuam no mercado de trabalho atual, terá mais preocupação em viver sua vida paralelamente, respeitando seus desejos, vontades e emoções. “O profissional do futuro deixará de viver para trabalhar e começará a trabalhar para viver”.

Leia também: Como fazer um empréstimo sem transtornos?

O ser humano do passado

Aliás, segundo Silvana, o profissional do futuro nada mais é que o ser humano do passado. “Diferente dos profissionais do presente, que resolvem a maioria das questões diárias por meio da internet, o profissional do futuro vai fazer mais reuniões presenciais, almoços de negócios e cafés no final da tarde. Ele vai dar as mãos, vai olhar nos olhos. Porque ele vai se preocupar em fazer o que nenhum robô consegue: florescer seu lado humano”.

Além disso, ela complementa que o mercado de trabalho exigirá também muitas habilidades técnicas dos futuros profissionais. Mas, em contrapartida, eles terão prazo de validade menor e não serão mais um grande fator de diferenciação. “Os profissionais do futuro terão, sim, que aprimorar suas habilidades técnicas e se destacar na sua área de atuação. Mas se eles não cuidarem das suas habilidades comportamentais, eles dificilmente sobreviverão no mercado de trabalho”.

Fonte: Silvana Lages, coach de marca pessoal. Possui mais de 10 anos de experiência como palestrante.

Imagem: Divulgação

FotosDivulgação

Fonte: Deborah Ribeiro
Letra Comunicação

Gosta de vinhos? World Wine abre primeira loja em Belo Horizonte

Juliana Umbe̊lino

Escritora e social media, atua com revisão e produção de conteúdo para web. Editora de SEO para WordPress há mais de 9 anos. CEO na @vemprapalante. É autora publicada pela editora Qualis. Ministra palestras sobre web, mídias sociais e influenciadores. Além disso é apaixonada por livros, filmes, séries, quadrinhos, teatro e música (principalmente folk e rock'n'roll). É uma nerd raiz, por assim dizer.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo