Arte e Cultura

Série fotográfica resgata pureza dos contos de Natal

O Natal, essa narrativa poderosa e magnética, povoa o imaginário do Ocidente

Série fotográfica resgata pureza dos contos de Natal

O Natal, essa narrativa poderosa e magnética, povoa o imaginário do Ocidente. Não foi sempre assim. Mas se teve um ponto de ruptura foi determinado pelo britânico Charles Dickens.

série
Série Pureza – Foto Divulgação

“Um Conto de Natal”, de 1843, era apenas um panfleto contra os maus-tratos do trabalho infantil, mas logo se transformou em um conto natalino mágico, com uma árvore faustosamente decorada, doces, ponche, ceia, seres inanimados, e que, sobretudo, resgatou valores como a solidariedade e a importância da família.

série
Série Pureza – Foto Divulgação

Dickens foi o gatilho para essa nova forma de celebrar o nascimento de Cristo.

Nesses quase dois séculos, surgiram dezenas de outros contos e infinitas releituras. Na pintura, na ilustração, no cinema e na fotografia.

A proposta da fotógrafa catarinense Paula Mara Vieira, 33, é justamente resgatar a pureza desse espírito com imagens, para isso criou a série Christmas Charms, com cenários vintage e roupas desenhadas e costuradas por ela.

série
Série Pureza – Foto Divulgação

+ LEIA MAIS: Espetáculos de Natal encantam adultos e crianças aos fins de semana

Assim como, cada detalhe é pensado para suscitar a sensação de volta ao tempo, dessa memória coletiva suave, com gosto de infância, imaterial.

“A fotografia, como arte, é capaz de nos transportar. Esse é uma experiência de sonho, que ninguém poderá roubar dessas crianças. Meu desejo era construir uma memória feliz, etérea”, disse Paula.

série
Série Pureza – Foto Divulgação

Para Paula a fotografia sempre foi uma paixão desde pequena e era seu  hobbie favorito. Formada em Administração de Empresas e resolveu fazer pedagogia. Por ironia do destino o curso foi cancelado, e lhe ofereceram cursar fotografia, que acabou cursando na Univali (Universidade do Vale do Itajaí) e tem oito anos de experiência. Para a série, ela fotografou 20 crianças, de 15 dias a 2 anos.

O trabalho foi feito com delicadeza para ser vivido pelas crianças como uma brincadeira. Maneira encontrada para produzir retratos espontâneos, que ficarão para a eternidade.

Lourdes Castro

Nascida em São Paulo, Capital - SP, Brasil, Formada em Comunicação Social pelas Fiam- Faculdades Integradas Alcântara Machado, Pós Graduada em Administração de Marketing pela Fecap, Especialização em Assessoria de Imprensa pelo Senac. Jornalista, Assessora de Imprensa e Produtora do Programa Fama & Destaque da Apresentadora Viviane Alves, pela TV Guarulhos. MTB 15521

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo