Entretenimento

Por que a lenda da internet que motivou crime real


Por que a lenda da internet que motivou crime real

‘Slender Man: Pesadelo sem rosto’ é inspirado em assombração surgida em fórum em 2009. História populariza tragédia, diz pai de garota condenada por tentar matar colega por causa de personagem. Cena de ‘Slender Man: Pesadelo sem rosto’ mostra uma das imagens do personagem que circulam pela internet
Divulgação
Hollywood tansformou em filme a lenda urbana do Slender Man, em sua mais obstinada tentativa de capitalizar um personagem nascido e criado nos confins da internet. Até hoje, ele só havia ultrapassado esses limites ao ser citado como motivação de um crime real, em 2014.
“Slender Man: Pesadelo sem rosto” chega aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (3), escrachado pela crítica. No Rotten Tomatoes, site que compila críticas, tem 10% de avaliações positivas.
Trailer de ‘Slender Man: Pesadelo sem rosto’
Nas bilheterias, o cenário é outro. O filme estreou nos Estados Unidos no dia 10 de agosto com um surpreendente quarto lugar na lista dos mais vistos. Arrecadou US$ 11 milhões no primeiro fim de semana – já ultrapassando seu modesto orçamento de US$ 10 milhões.
A típica trama de terror adolescente envolve, como é de se esperar, quatro jovens um tanto irresponsáveis. Num dia de tédio, elas tomam a equivocada decisão de invocar a tal assombração por meio de um vídeo na internet. O que acontece a partir daí não é muito difícil de imaginar.
O que é o Slender Man?
A perturbadora figura alta, com longos braços e nenhum rosto surgiu em 2009, em um fórum de discussão do site Something Awful. Para participar de um concurso de Photoshop, o usuário Eric Knudsen (sob o codinome Victor Surge) postou duas imagens em que era possível ver o personagem.
Rapidamente a internet tratou de criar um folclore em torno do homem de terno preto. A lenda conta que ele atrai crianças e adolescentes e os faz desaparecerem. É frequentemente relacionado ao “Flautista de Hamelin”, história dos Irmãos Grimm que virou curta da Disney, em que um homem some com todas as crianças de uma cidadezinha por vingança.
Uma das imagens do Slender Man que circulam pela internet
Divulgação
Um fandom fiel espalhou o Slender Man pela web com outros fóruns, séries de vídeos, jogos e até contos eróticos dedicados a ele. No Brasil, o sujeito ganhou filme independente e, em grafites em muros, assustou moradores de uma cidade do interior de São Paulo.

Por que a lenda da internet que motivou crime real

Marcos Morrone

Nascido em São Paulo Capital. CEO do Grupo Morrone Comunicações Ltda.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo