Empreendedorismo

Vinicius Lopes Treinador Comportamental e master Coach

7 competências de um líder de sucesso

Vinicius Lopes Treinador Comportamental e formado em comunicação social com ênfase em Relações Públicas pela faculdade Cásper Líbero. Pós-graduado em Psicologia Positiva e Master Coach certificado pelo Instituto Brasileiro de Coaching. Conta com diversas formações na área comercial, técnicas de negociação avançada e PNL.

1 – Demonstrar abertura, incentivando o crescimento e inovação
  • Todo líder deve ser flexível, podendo inclusive mudar de opinião.
  • Todo líder deve estar aberto e receptivo para tentativas de inovação, mesmo sabendo que isso pode ocasionar erros.

O que essas duas afirmações tem em comum? Responda a primeira coisa que vier a sua mente!

Essas 2 afirmações tem em comum o seguinte aspecto, se o líder tem essas 2 características de maneira forte em sua condução ele incentiva o aprendizado . Bem como  o crescimento continuo de sua equipe, se ele não tem, provavelmente é um líder ultrapassado e com conceitos antigos e inadequados para os dias atuais sobre como deve ser a postura de um verdadeiro líder.

Admitir erros nunca foi e nunca será uma tarefa das mais fáceis, mas posso afirmar que o líder que consegue lidar de maneira mais equilibrada com os erros, que são fatais no andar da carruagem, tem vantagem competitiva sobre outras empresas que não aplicam o mesmo conceito.

Para assegurar e encorajar essa postura de aprendizado e evolução dentro de sua equipe os lideres devem assegurar de todas as maneiras que estão abertos e sempre dispostos a aprender e mudar.

Na maioria dos casos onde vemos que empresas, empreendedores e organizações conseguiram implementar mudanças que trouxeram grandes frutos. Assim  foram mudanças que surgiram após algum tipo de fracasso que a própria organização teve, ou algum player do mercado teve, ou seja, na maioria das vezes o resultado não tão bom é essencial para o aprendizado.

Todo líder de alta performance deve encorajar uma cultura de tomada de riscos de maneira calculada, afinal fazer uma formula de sucesso que deu certo a 10, 5 ou 1 ano atrás não garante nenhum tipo de sucesso não é mesmo?

Vinicius Lopes, Treinador Comportamental e Master Coach - Foto: Divulgação
Vinicius Lopes, Treinador Comportamental e Master Coach – Foto: Divulgação
2 – Gerar conexão e pertencimento

Não preciso nem dizer que nós humanos somos uma espécie altamente sociável não é mesmo?. Claro que uns mais, outros menos, mas afirmo com convicção que nascemos com a necessidade básica de pertencer aos mais diversos grupos sociais. Pode ser no seu ambiente de trabalho, familiar, ou hobby ou qualquer coisa do tipo.

E onde você como líder consegue imaginar que pode potencializar seus resultados sabendo dessa informação?.

Lideres que se comunicam abertamente, com frequência e que conseguem de alguma maneira criar sentimentos positivos com sua equipe conseguem construir uma base muito forte para a conexão e interação positiva entre seus colaboradores.

Sabemos hoje através de estudos liderados pela Psicologia Positiva que um profissional satisfeito e feliz pode render até 40% mais em seu trabalho. Se ele tiver um grande amigo dentro do ambiente de trabalho ele pode render até 30% mais. também ou seja, é cientificamente comprovado que gerar conexão e um senso de pertencimento na sua equipe irá alavancar seus resultados.

Vinicius Lopes Treinador Comportamental e master Coach

Dica de ouro:

Identifique de maneira singular quais medidas podem ser tomadas para estabelecer conexão, como por exemplo:

  • Sorrir;
  • Chamar a pessoa pelo nome;
  • Lembrar de seus interesses;
  • Perguntar sobre membros da família.

E se por acaso você é líder de uma equipe muito grande, da qual não consegue ter um contato diário com todos. Foque sua atenção nos formadores de opinião, eles serão seus embaixadores quando precisar desenvolver algum novo projeto ou mudança estratégica.

3 – Senso de ética e clareza

Nossa terceira competência combina dois atributos dos quais mais ouço quando estou fazendo treinamentos dentro de organizações e empresas.Liderados exigem ética de seus lideres igualmente uma comunicação de expectativas e cobranças de forma clara e objetiva.

Juntas essas competências com toda certeza tem a capacidade de criar um ambiente seguro e de alta confiança para todos, afinal a equipe é reflexo do seu líder não é verdade?

Se ele consegue manter seus padrões éticos claros, e consegue comunicar suas metas e exigências de maneira objetiva tenha certeza que seus colaboradores sentirão a confiança necessária para honrar todas as regras durante o processo.

4 – Inteligência emocional

Existe uma teoria, de autoria do escritor americano Stephen Covey que vai de encontro ao que hoje chamamos de Inteligência Emocional.

Covey deu o nome de 90/10 para essa teoria. Ela nos ensina basicamente que 10% do que acontece com todos no decorrer de suas vidas realmente são obra do acaso ou do destino. Como preferir, mas que 90% de tudo que acontece com cada um está diretamente relacionado as atitudes e comportamentos que tivemos quando fomos impactados pelos 10% que não temos controle.

Ou seja, temos um alto nível de responsabilidade em relação a tudo que acontece conosco. Trazendo isso para o ambiente de trabalho, quero te fazer algumas perguntas:

Vinicius Lopes Treinador Comportamental e master Coach
Você alguma vez já tomou alguma decisão precipitada por estar desequilibrado?

Acha que se algo que te marcou negativamente no passado acontecesse hoje, você teria uma reação diferente? Qual?

A verdade que estou tentando te dizer é a seguinte, você não tem como controlar todos os problemas que irão acontecer com você, mas pode de maneira consciente melhorar a maneira como reage a eles.

Ter sabedoria e autonomia, mesmo que de forma parcial, sobre seus sentimentos faz parte do processo de amadurecimento da inteligência emocional e com toda certeza irá te ajudar a potencializar seus resultados.

5 – Comprometimento e Execução

Eu diria que é praticamente impossível uma pessoa que deixa tarefas para a última hora e não consegue pensar nos resultados chegará ao topo de sua carreira. Muitas vezes é extremamente complicado manter seu desempenho consistente, porque isso exige clareza total e absoluta sobre seus objetivos, o que para muitos é extremamente difícil.

Posso te afirmar que uma maneira de facilitar esse processo é justamente quando você enxerga no trabalho, na sua função, um meio para atingir um fim que te de prazer e satisfação, é mais fácil encontrar o tão sonhado comprometimento.

Se você não está cumprindo seus prazos com a eficiência e rapidez que são necessárias, reavalie o que te impede de se envolver com aquela tarefa de maneira mais profunda e consistente.

Aplique o mesmo comprometimento para tudo na vida, não se atrase para encontros e cumpra sua palavra, faça disso um hábito regular em sua vida. Como qualquer hábito, o senso de urgência funciona melhor quando entra na rotina de maneira natural.

6 – Relacionamento e Network

Saber trabalhar em equipe em busca de um objetivo comum é requisito básico, não importa qual sua posição atual. Se você não faz ideia de como o que você fala pode ser recebido pelos outros, tenho uma notícia pra te dar, isso com certeza é um é mau sinal para o bom desenvolvimento da sua carreira.

Quem tem boa capacidade de relacionamento não faz discriminação e trata do mesmo modo todos os membros da organização, do estagiário ao presidente, mantendo uma relação de respeito, atenção e empatia. Se você não está convencido sobre isso, pense também que as posições hoje podem rapidamente se inverter, vivemos em um mercado altamente dinâmico.

É de suma importância perceber o impacto que suas ações e comportamentos terão nas pessoas, e não buscar somente que o seu desejo prevaleça a todo momento.

Network não está ligado diretamente a quantas pessoas estratégicas você conhece ou coleciona cartões, mas sim quantas dessas pessoas reconhecem em você um profissional que realmente pode fazer a diferença.

Vinicius Lopes
7 – Visão de Futuro 

Em qualquer área de atuação é de suma importância ter clareza do que a equipe está buscando, entender com perfeição e detalhadamente qual é o resultado ideal que estamos buscando é muito importante para elevar os níveis de engajamento da empresa.

Devemos imaginar que uma empresa é um barco e que cada colaborador pode pegar seu remo e forçar para que a embarcação vá para um lado diferente. Assim  a função de um líder de sucesso é fazer com que todos entendam a missão e qual o resultado que todos devem alcançar fazendo com que todos remem para o mesmo lado.

Vinicius Lopes

Site: http://viniciuslopestreinamentos.com/

Instagram: @viniciuslopescoach 

Contato: (11) 94746-7789

E-mail: contato@viniciuslopestreinamentos.com

Youtube:  https://www.youtube.com/channel/UCsZuSZ4aV190vzzI07mAiSw  

Assessoria Gastronômica – Foto Divulgação

 

LEIA MAIS+: Receita do Assessor Gastronômico da egonoticias

Rodolfo Bracali

Rodolfo Bracali , Chef Argentino e Assessor Gastronômico , Marketing de Conteúdos, Jornalista no Portal egonoticias.com - Atualmente Mora em Belo Horizonte Minas Gerais. Tudo isso você pode acompanhar nos meus espaços na Web. CONTATO: +55 31- 9 8306 3990 - e-mail: rodolfo.bracali@gmail.com

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo