Arte e Cultura

Artista Marcos Rück Lança Biografia Na Feira Do Livro De Joinville

Livro Escrito Coincide Com Os 40 Anos De Labor Artístico Do Ex-Diretor Do MAJ

Simone Nascimento mal conhecia o trabalho de Marcos Rück por volta de 2013, quando ela era coordenadora do Simdec e ele, diretor do Museu de Arte de Joinville (MAJ). Mas os encontros constantes para tratar de questões relacionadas a área cultural da cidade e os temperamentos afinados aproximaram os dois, e a amizade surgiu. Mais do que isso, Simone virou fã da vasta e premiada obra de Marcos, arquiteto de profissão e artista por inspiração. Foi o primeiro passo para que ela chegasse ao ponto de tornar-se biógrafa do amigo.
“Vida e Obra de Marcos Rück” é o livro que ela lança no dia 9 de junho, às 19 horas, dentro da programação da 15ª Feira do Livro de Joinville. É o resultado de seu trabalho de conclusão do curso de história da arte da Casa da Cultura, em 2017, e que acabou tomando forma após ser patrocinado pela empresa Lepper (via mecenato municipal).
A chegada da publicação é uma feliz coincidência para Rück, afinal, em 2018 ele comemora exatos 40 anos de labuta artística. O marco inicial é a participação em uma exposição coletiva na Unisinos, em São Leopoldo (RS), onde foi estudar arquitetura em fins dos anos 1970. Foi no curso que coração e mente se abriram definitivamente para a arte, uma tendência demonstrada desde a infância, passada no ambiente criativo proporcionado pelos pais.
“A arquitetura é uma união dos três: pintura, escultura e desenho. Acho que alguns arquitetos podem se considerar artistas também”, reflete.
Ao longo do segundo semestre do ano passado, Simone mergulhou na obra e na vida pessoal de Marcos. Liberada para “fuçar o baú”, reuniu uma grande quantidade de fotos, imagens de obras, artigos e reportagens, além de entrevistar familiares e amigos, como o artista Mário Timm. Figuras emblemáticas das artes joinvilenses, como Margit Olsen, Marina Mosimann e Walter Guerreiro, contribuíram com textos a respeito do biografado.
“Eu não conhecia a fundo o trabalho dele, e passei a conhecer por meio da pesquisa”, esclarece Simone.
Porém, o livro não é apenas uma coletânea de dados biográficos, participações em exposições e prêmios e informações sobre obras. Estas referências figuram entre os cinco capítulos, mas Simone  não se furta a falar das sete fases artísticas, do apoio e da influência da família, dos amigos e de outros artistas, de fé e do início de Marcos na arte.
“O livro é até divertido. Ele conta peripécias minhas que aconteceram durante esse período”, diz o artista, para quem a publicação fecha um ciclo, já que ele estudou e foi professor da Casa da Cultura.
Também ali, na Galeria Victor Kursancew, realizou sua primeira mostra individual, em 1980. Marcos retornará a ela em setembro, quando irá expor um resumo de sua trajetória para comemorar as quatro décadas como artista. Marc Engler será o curador da mostra.

Simone Nascimento (Imbituba, 1972)
É formada em Letras e Direito e funcionário pública da Prefeitura de Joinville desde 1995. Lecionou por nove anos na rede municipal e, na sequência, foi secretária executiva na Fundema e no gabinete do vice-prefeito e coordenadora do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (Simdec). Hoje, atua como secretária executiva na Secretaria de Assistência Social. Simone lançou em 2017 o livro “Uma Festa de Tradição Açoriana: Festa do Divino Espírito Santo e Santa Ana” e participou da antologia poética organizada pela Associação das Letras de Joinville. Também estará na coletânea que a entidade lançará em 2018.
CONTATO: (47) 999260783 / simonenascimento36@hotmail.com

Marcos Rück (São Bento do Sul, 1956)
Entre 1974 e 1976, Marcos estudou desenho com o mestre Hamilton Machado, mas graduou-se em arquitetura em 1983, em São Leopoldo (RS), e fez pós-graduação em restauração de edifícios históricos em Munique, na Alemanha. Apesar da formação acadêmica, tornou-se um expoente das artes visuais joinvilenses a partir dos anos 1980, trabalhando desenho, pintura, objeto e fotografia. Na cidade e fora dela, realizou 16 mostras individuais, participou de mais de 30 coletivas e de 12 salões de arte. Integrou por 15 anos consecutivos a Coletiva de Artistas Plásticos de Joinville.
Entre os vários prêmios que recebeu, destaca-se a seleção, em 2008, para uma residência artística de três meses em Schaffhausen, na Suíça, cidade coirmã de Joinville. Entre 2013 e 2016, Marcos dirigiu o Museu de Arte de Joinville (MAJ).
CONTATO: (47) 99283-7051 / m.a.ruck29@gmail.com

Serviço:
O quê: Lançamento do livro “Vida e Obra de Marcos Rück”, de Simone Nascimento (Editora Manuscritos, 152 páginas).
Quando: Dia 9 de junho,  às 19h (bate-papo com a autora e o biografado) e 19h30 (sessão de autógrafos).
Onde: Expocentro Edmundo Dobrawa, durante a 15ª Feira do Livro de Joinville.
Quanto: R$ 40,00. Cinquenta exemplares serão doado a bibliotecas e escolas como contrapartida do projeto aprovado no Simdec.

**** Créditos das imagens: Adilson Santos (foto de Marcos no MAJ), Eduardo Marques (obras) e Tahiane Stochero/G1 (Marcos na Cow Parade)

Rubens Herbst
Jornalista – DRT/SC 487
(47) 99103-8149

rubensherbst.jornalista@gmail.com
facebook.com/rubensherbst

Leia +https://www.egonoticias.com/desafio-do-tubarao-para-os-alunos-de-natacao-da-companhia-athletica/

Arte
Foto Divulgação
Arte
Foto Divulgação
Arte
Foto Divulgação
Arte
Foto Divulgação
Arte
Foto Divulgação

Rosilene Bejarano

Rosilene Bejarano,nascida em Corumba Ms Digital Influencer, blogueira revista eletrônica Coisas Do Sul, assino para as revistas Egonoticias de Balneário Camboriú, Top Society de Lages, Lithoral News de Itajaí. Palestrante com o tema (Estrutura familiar e mulheres na politica) recebi o titulo de Embaixadora da Paz em 2018, atualmente resido em Joinville Santa Catarina, cursando marketing digital, formada em Hotelaria e excelência em atendimento, sou a Vice presidente da Abramecom (Associação Brasileira de Colunistas Sociais e de Mídia Eletrônica) Recebi o premio internacional de imprensa empreendedora Dr Rey 2017. Premio destaque de Mídia Eletrônica SC da Revista Lithoral News, Premio destaque imprensa revelação SC.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo