Franquias

Café Cultura conquista prata no prêmio de design da ABF

Franquia de cafeterias de Florianópolis se destacou nacionalmente pelo projeto de nova identidade visual da marca

A rede de cafeterias Café Cultura, de Florianópolis, conquistou a prata no 7º Prêmio ABF+RDI Design, promovido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) em conjunto com o Retail Design Institute. A empresa ficou entre as melhores na categoria Brand Design, com o projeto da nova identidade visual da marca, assinado pela Voodoo Branded Content, também da Capital.

O prêmio foi entregue na noite de ontem (25), numa cerimônia realizada durante a 17ª Convenção ABF do Franchising, que aconteceu na Bahia. Participaram do concurso 58 empresas, que inscreveram 105 projetos.

“Essa é uma grande conquista para o Café Cultura, pois já estamos 13 anos neste mercado, sempre oferecendo o que há de melhor e inovador em cafés. Precisávamos de uma marca que estivesse em consonância com o que pensamos, sentimos e oferecemos, e esse prêmio é uma prova que estamos no caminho certo”, revela a fundadora da rede, Luciana Melo.

O Diretor de Criação da Voodoo, Gustavo Menyou, explica que a reformulação da marca Café Cultura – em virtude dos seus 10 anos – coincidiu com o momento de expansão do negócio e das franquias. “Desbravar novos mercados exige uma identidade visual à altura desse desafio, já que muitas vezes antes de se relacionar com algum produto, o consumidor vai se relacionar com a marca”, afirma.

O Prêmio ABF+RDI Design, único do gênero para o setor de franchising no Brasil, é um reconhecimento a profissionais (franqueadores e franqueados) que utilizam o design como um elemento estratégico de gestão, valorização e distinção da marca e da rede de franquia, seja em pequenos ou grandes projetos, estabelecendo uma relação com o cliente final. Além da categoria Brand Design, o prêmio possui outras seis: Inovação, Projeto Arquitetônico, Visual Merchandising, Produto, Embalagem e Design Consciente.

Café Cultura conquista prata no prêmio de design da ABF- Divulgação
Café Cultura conquista prata no prêmio de design da ABF- Divulgação

Sobre o case do Café Cultura

Foram vários meses de pesquisa e estudos em busca de uma identidade que credenciasse o Café Cultura a entrar em novos mercados de forma adequada, numa combinação de conteúdo, excelência e lifestyle. Era necessária uma marca icônica, singular, na qual a identificação com o universo do café fosse imediata e ao mesmo tempo conquistasse a confiança do público. Também era preciso traduzir a promessa de café + cultura implícita no nome, transferindo a elegância e o refinamento do cardápio e do lugar.

Brand Design do Café Cultura conseguiu juntar numa única imagem o universo do café, a elegância das cafeterias e o efeito da cultura na mente humana. O moedor, elemento escolhido para expressar esta ideia, consegue transformar o grão no pó com o qual será preparado o café. Da mesma forma, a cultura faz o papel do moedor, estimulando o cérebro. Um conceito inovador de comunicação de ponto de venda que transmite um modo de vida despojado, culto e contemporâneo.

Informações: www.cafeculturabrasil.com

Rodolfo Bracali

Rodolfo Bracali , Chef Argentino e Assessor Gastronômico , Marketing de Conteúdos, Jornalista no Portal egonoticias.com - Atualmente Mora em Belo Horizonte Minas Gerais. Tudo isso você pode acompanhar nos meus espaços na Web. CONTATO: +55 31- 9 8306 3990 - e-mail: rodolfo.bracali@gmail.com

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo