Festival

FMM apresenta conjunto de Metais, Orquestra de Cordas e Solistas

Festival Música nas Montanhas - Uma noite dedicada a obra de grandes compositores da música erudita

Uma noite dedicada a obra de grandes compositores da música erudita, apresentando formações especiais para metais, cordas e solistas, sob a regência do maestro Jean Reis – é o que promete o concerto noturno desta sexta-feira (18), da 20ª edição do Festival Música nas Montanhas (FMM). O espetáculo está marcado para as 20h30, no Teatro Municipal da Urca, com entrada gratuita. Para a garantia de lugares, a direção do evento pede ao público a chegada com antecedência.

O programa tem início com obras de Giovanni Gabrieli (c. 1554/1557 – 1612) e Georg Friedrich Händel (1685 – 1759), executadas pelo Conjunto de Metais do Festival. No segundo momento, a Orquestra de Cordas recebe os solistas Ricardo Barbosa (oboé), Aldo Mata (violoncelo) e Luís Afonso Montanha (clarineta), para a interpretação de obras de Antonio Vivaldi, Adrien-François Servais e Gerald Finzi.

+ LEIA TAMBÉM SOBRE: Prêmio Comunicação e Destaque mais uma vez bate recorde de público

O espetáculo é conduzido pelo maestro e diretor artístico do FMM, Jean Reis. Mestre em Música pela Andrews University e University of Redlands em Regência Orquestral e Violino, Reis esteve à frente da Orquestra Arpeggione (Áustria), Mont Blanc Chamber Orchestra (França), Banda Sinfônica da Cidade de Buenos Aires, Orquestra Filarmônica de Mendoza, Northwest Florida Ballet, Northwest Florida Symphony Orchestra, Sinfonia Gulf Coast, University of New México Symphony Orchestra and Choir, Orquestra Sinfonia Cultura, Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo, Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho, Orquestra Sinfônica de Campinas, University of North Dakota String Orchestra, University City Symphony em Missouri, Ho Chi Minh City Ballet Symphony Orchestra and Opera (HBSO – Vietnã) e no concerto de abertura do Premier Orchestral Institute em Jackson nos EUA.

Reis também assina a direção artística e rege as orquestras do circuito de festivais realizados em quatro estados brasileiros: Festival Música nas Montanhas (Poços de Caldas – MG), Festival Internacional de Música de Bauru (Bauru-SP), Festival Internacional Música na Serra (Lages-SC), Festival Internacional Música no Pampa (Bagé-RS) e Festival Internacional de Música de Ivoti (Ivoti-RS), em mais de 60 festivais realizados.

Por sua atuação cultural e méritos em favor da música foi agraciado com o título de Cidadão Poços-caldense e recebeu, da Sociedade Brasileira de Artes, Cultura e Ensino, a Ordem do Mérito Cultural “Carlos Gomes”, no grau de Comendador – a mais alta distinção honorífica concedida sendo, ainda, homenageado com a medalha Cinquentenário das Forças de Paz do Brasil, outorgada pela Associação Brasileira das Forças Internacionais de Paz da ONU.

Festival Música nas Montanhas (FMM) – Foto Divulgação

O maestro assina a direção artística dos festivais: Internacional de Canto de Curitiba (FICC), de Ópera do Paraná; Internacional de Música de Maranguape, Internacional de Música de Maringá; Internacional de Canto e Cordas de Aracajú; Internacional de Música do UNASP-SP e Brasil Instrumental Andradas.

FMM

O Festival teve início no dia 10 e segue até 19 de janeiro tendo, em duas décadas, recebido estudantes de todas as regiões do Brasil, com forte presença do nordeste brasileiro, além de países como Chile, Estados Unidos, Peru, Bolívia, Uruguai, França e Vietnã, com músicos atraídos pela qualidade do evento e a grade de oficinas voltadas a instrumentos orquestrais e ao canto.

Ao todo, 29 concertos gratuitos – ressaltando músicos consagrados dentro e fora do Brasil – integram a programação. Os espetáculos dividem-se em quatro séries: Acadêmicos, Especiais, série Museu e Instituto Moreira Salles (IMS), além da Série Noturna.

AGENDA DESTA SEXTA-FEIRA (18)

Série de Concertos Especiais: às 11h30, no Restaurante Popular, apresentando o Grupo de Clarinetes do Festival.

Série de Concertos Acadêmicos: às 18h30, no Teatro Municipal da Urca, apresentando a Orquestra Acadêmica do Festival, sob coordenação de André Sanches & Classe de Regência, sob orientação de Jean reis.

Série IMS: às 19h, no Instituto Moreira Salles, apresentação do Coro Sinfônico e Classe de Canto do Festival.

À noite, o espetáculo fica por conta do Conjunto de Metais & Orquestra de Cordas, sob regência de Jean Reis, às 20h30, na Urca. Todos os espetáculos têm entrada gratuita.

PROGRAMAÇÃO
Promoção da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas e produção da Piu Mosso, o Festival Música nas Montanhas é enquadrado nas leis de Incentivo à cultura de Minas Gerais e Rouanet e conta com o patrocínio do Grupo DME, além de co-patrocínio das empresas Curimbaba e Togni S/A. A programação completa da 20ª edição do evento pode ser acessada no  site do festival.

LEGENDA

Ao todo, 29 concertos gratuitos apresentam grandes nomes da cena erudita e instrumental (FMM)

De 10 a 19 de janeiro, Poços de Caldas sedia 20º Festival Música nas Montanhas (FMM)

Jean Reis rege o espetáculo noturno desta sexta-feira (18)

Fonte: Jesuane Salvador

Siga o Egonotícias no Instagram: @egonoticias

Lourdes Castro

Nascida em São Paulo, Capital - SP, Brasil, Formada em Comunicação Social pelas Fiam- Faculdades Integradas Alcântara Machado, Pós Graduada em Administração de Marketing pela Fecap, Especialização em Assessoria de Imprensa pelo Senac. Jornalista, Assessora de Imprensa e Produtora do Programa Fama & Destaque da Apresentadora Viviane Alves, pela TV Guarulhos. MTB 15521

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo