Saúde e Bem-Estar

Cuidados básicos com lentes de contato podem garantir a saúde dos olhos

Infecções são comuns em quem deixou de lado os óculos e usam lentes

Hoje elas estão cada vez mais modernas e muita gente não abre mão. As lentes de contato trouxeram há décadas mais praticidade e esteticamente falando, mais autoestima.

Elas são colocadas sobre a córnea, e atualmente é quase impossível não encontrar uma lente ideal para cada paciente, considerando todas as suas peculiaridades.

Mas segundo o médico oftalmologista Sérgio Shibukawa, o uso de lentes de contato sem os cuidados necessários pode ocasionar muitos problemas.

+ LEIA TAMBÉM SOBRE: A dupla Fiduma e Jeca lança parceria com Gustavo Mioto

“Sintomas como; inchaço e vermelhidão indicam que há algo errado. Tudo isso pode se tratar de uma simples irritação ou até de uma infecção – causada pelas próprias lentes de contato”, explica o especialista.

As lentes existem para facilitar a vida de quem precisa de grau, e nem por isso o paciente está longe de não ter complicações. O oftalmologista chama atenção para alguns cuidados que são essenciais.

“Dormir com as lentes e limpar apenas com soro são erros que prejudicam muito a visão e reduzem o tempo de vida das lentes”, pontua o médico.

Exemplo disso, aconteceu com a socialite Val Marchiori de 44 anos, que chegou no hospital sem conseguir abrir os olhos. Ela disse nas redes sociais, “Olha o que acontece quando você usa uma lente que já está velha. Vocês não têm noção que dor …”. Val passou pelo atendimento de Shibukawa em São Paulo.

Sérgio Shibukawa e Val Marchiori – Foto Divulgação

Para manter a saúde dos olhos o especialista deixa mais dicas importantes:

“O estojo das lentes de contato devem ser esterilizados uma vez ao mês, ao trocar a solução, substitua todo o líquido; nunca dormir, e não esqueça, usar lente de contato é diferente dos óculos, às vezes o paciente assume um desconforto (até 50% da visão pior) acreditando ser normal e não é, o  ideal é procurar um médico o mais rápido possível”, destaca Sérgio Shibukawa.


Fonte: Elisângela Carreira

Lourdes Castro

Nascida em São Paulo, Capital - SP, Brasil, Formada em Comunicação Social pelas Fiam- Faculdades Integradas Alcântara Machado, Pós Graduada em Administração de Marketing pela Fecap, Especialização em Assessoria de Imprensa pelo Senac. Jornalista, Assessora de Imprensa e Produtora do Programa Fama & Destaque da Apresentadora Viviane Alves, pela TV Guarulhos. MTB 15521

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo