Saúde e Bem-Estar

Nutrólogo afirma Alexander Gomes que uma alimentação saudável ajuda a prevenir o câncer de próstata

Alexander Gomes de Azevedo cita alimentos para incluir na alimentação e quais evitar

Durante todo mês de novembro acontece o Novembro Azul, uma campanha mundial para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Para contribuir no movimento, o médico nutrólogo Alexander Gomes de Azevedo alerta que uma alimentação saudável pode ajudar a prevenir a doença.

“Ajuda a prevenir até outros cânceres. Entre os alimentos que podemos citar na prevenção do câncer de próstata estão os que tem ação anti-inflamatória e antioxidante, que combate os radicais livres. Por exemplo, o tomate, que é muito rico em licopeno, substância que, através de estudos, foi comprovado que o consumo ajuda a diminuir o risco de contrair a doença”, explica o médico, que diz que o melhor é consumir o fruto cozido: “Já foi comprovado que com o cozimento, o fruto libera mais licopeno”

Azevedo também elenca outros alimentos para serem incluídos na dieta:

“Melancia, goiaba vermelha, beterraba, pimentão vermelho, ou seja, os que tem a presença do pigmento vermelho ou laranja. Podemos também consumir os vegetais crucíferos, como brócolis, couve. Eles são importantes porque têm uma substância chamada Indol 3 Carbinol, que diminui o estrógeno na circulação sanguínea impedindo o aparecimento de células cancerígenas que dependem desse hormônio para crescer. Além desses, aconselho o consumo de alho e a cebola, que têm alicina; a capsaicina da pimenta vermelha; o Ômega 3, encontrado em peixes de águas frias e profundas, que tem uma ação anti-inflamatória. Pode usar linhaça, azeite de oliva extra virgem, vinho tinto, que também tem o chamado resveratrol. Outro alimento que pode ser incluído na dieta é a Curcumina, que estudos comprovaram que bloqueia células cancerígenas”.

Segundo Alexander, o excesso de carnes vermelhas não é recomendada para quem quer prevenir o câncer de próstata. Outro fator importante é que também devemos ter uma alimentação pobre em: embutidos, como bacon e linguiça; presunto; frituras,; alimentos industrializados e açucares.

Além de bons hábitos alimentares, fazer exercícios físicos e não fumar estão entre as recomendações para evitar o mal. Vale lembrar que é muito importante fazer exames preventivos acima de 40 anos.

Jornalista: vanessa h

Que tal conferir como foi: Shopping no Recreio inaugurou a sua primeira galeria de arte

Assistir aos programas do Canal Ego TV e terá acesso à grade completa da Apresentadora: Rosilene Bejarano

Rosilene Bejarano

Rosilene Bejarano,nascida em Corumba Ms Digital Influencer, blogueira revista eletrônica Coisas Do Sul, assino para as revistas Egonoticias de Balneário Camboriú, Top Society de Lages, Lithoral News de Itajaí. Palestrante com o tema (Estrutura familiar e mulheres na politica) recebi o titulo de Embaixadora da Paz em 2018, atualmente resido em Joinville Santa Catarina, cursando marketing digital, formada em Hotelaria e excelência em atendimento, sou a Vice presidente da Abramecom (Associação Brasileira de Colunistas Sociais e de Mídia Eletrônica) Recebi o premio internacional de imprensa empreendedora Dr Rey 2017. Premio destaque de Mídia Eletrônica SC da Revista Lithoral News, Premio destaque imprensa revelação SC.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo