Economia e Negócios

Sinduscon Joinville participa de programa nacional de capacitação em ética e compliance

Evento realizado nesta semana em Brasília

O SINDUSCON Joinville foi uma das nove entidades brasileiras do setor da construção civil a participar em Brasília, nesta semana, do 2º ciclo do workshop de lançamento do Programa de Capacitação Semipresencial em Ética & Compliance. Realizado na terça-feira, dia 16 de outubro, na sede da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o evento reuniu SINDUSCONs de sete estados, além dos SECONCIs Brasil e Goiás.

Promovido pelo Fórum de Ação Social e Cidadania (Fasc) da CBIC, com a correalização do Sesi Nacional, o programa tem como objetivo instrumentalizar as entidades no suporte aos empresários do setor para uma gestão ética em suas organizações. Puderam participar desta fase as entidades que já realizaram o Seminário Ética & Compliance para uma Gestão Eficaz em seus municípios.

Em Joinville, o seminário que debateu caminhos para o combate à corrupção foi realizado em fevereiro deste ano, com a presença da ministra aposentada do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Eliana Calmon; o coordenador do Centro de Apoio da Moralidade Administrativa do MP-SC, doutor Samuel Dal-Farra Naspolini; o doutor em Ciências Políticas e especialista em Comportamento Eleitoral e Instituições Políticas, Leonardo Barreto; e o diretor Jurídico e de Relações Institucionais da Tigre, Alencar Lehmkuhl.

De acordo com o presidente do SINDUSCON Joinville, Vilson Buss – que representou a entidade no evento desta semana em Brasília – a adesão ao programa desenvolvido pela CBIC reforça a preocupação do setor com as questões que envolvem compliance e ética nos negócios. “Entendemos que a adoção de posturas éticas e práticas lícitas sejam uma condição essencial para as atividades empresariais. A iniciativa da CBIC está em total sinergia com o que o SINDUSCON Joinville sempre defendeu e a participação no programa colabora de forma importante para que as empresas associadas ao sindicato tenham o suporte necessário para o combate e a prevenção dos desvios de conduta”, diz.

Segundo o consultor do Programa de Capacitação Semipresencial em Ética & Compliance do Fasc/CBIC, Fábio Risério, nunca se falou tanto em ética e compliance dentro das empresas. “No dia a dia das organizações, compliance e ética significam criar um ambiente no qual as pessoas procuram voluntariamente cumprir as normas internas e externas, ter um comportamento ético e tomar decisões no melhor interesse comum de longo prazo”, explica. A próxima etapa do programa está marcada para o dia 29 de outubro, com a realização do primeiro módulo (de um total de oito) com o tema Legislação Anticorrupção e Concorrência Leal.

Leia+:Audithorium Menswear chega a Joinville no Garten Shopping

palestra
Foto Divulgação

 

Rosilene Bejarano

Rosilene Bejarano,nascida em Corumba Ms Digital Influencer, blogueira revista eletrônica Coisas Do Sul, assino para as revistas Egonoticias de Balneário Camboriú, Top Society de Lages, Lithoral News de Itajaí. Palestrante com o tema (Estrutura familiar e mulheres na politica) recebi o titulo de Embaixadora da Paz em 2018, atualmente resido em Joinville Santa Catarina, cursando marketing digital,formada em Hotelaria e excelência em atendimento, sou a Vice presidente da Abramecom (Associação Brasileira de Colunistas Sociais e de Mídia Eletrônica) Recebi o premio internacional de imprensa empreendedora Dr Rey 2017. Premio destaque de Mídia Eletrônica SC da Revista Lithoral News, Premio destaque imprensa revelação SC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar