Arte e CulturaEntretenimentoESG e Sustentabilidade

Sukata, a série musical, promove sustentabilidade com música

Sukata, a série musical, enfatiza arte e cultura na conscientização ambiental.

Sukata, a série musical, promove sustentabilidade com música

As filmagens de Sukata, a série musical, acabam de ser iniciadas, sendo a mais recente produção original da Batom Produções, produtora independente paulistana liderada por Alexia Annes, atriz, roteirista e diretora.

A série audiovisual, composta por 10 capítulos, tem como objetivo promover a conscientização de jovens em prol do meio ambiente de uma forma descontraída e animada. Dessa forma, utiliza a música como ferramenta para despertar a consciência de um estilo de vida mais sustentável.

Dentro desse contexto, o musical revela as histórias de três atendentes da doceria Delivery Pekatu, que enfrentam desafios cotidianos. Indignadas com o desperdício vivido em seu emprego, as “Suketes” se unem em busca de um mundo melhor. 

No entanto, durante essa jornada, muitos obstáculos surgem, incluindo o posicionamento da dona da doceria, Cláudia, que não se preocupa com questões ambientais.

As “Suketes” são vividas pelas atrizes Dominique Bueno, Stefanny Leão e Alessandra Maria. Alexia Annes assina o roteiro e a direção da série. Além disso, o look final das protagonistas é criação da estilista Natalia Santos, que se destaca nas redes sociais, onde já soma mais de 700.000 seguidores.

Sukata, a série musical e a intersecção com a arte e cultura

Sukata - série musical - Foto - Renata Rosa - Divulgação
Sukata, a série musical – Dominique Bueno, Alessandra Maria, Stefanny Leão e a diretora Alexia Annes – Foto: Renata Rosa – Divulgação

“A arte é capaz de modificar a sociedade de forma leve, sendo assim, o Musical é nossa ferramenta para impulsionar a cultura. Nesse sentido, as próximas gerações serão mais conscientes e artísticas, e queremos ser um canal para isso.” Resume Alexia Annes, CEO da produtora.

Sustentabilidade e meio ambiente

De acordo com a Pnad 2019 (IBGE), 84,4% das residências brasileiras são servidas diretamente pelo serviço de coleta de lixo domiciliar, geralmente feito por caminhões do sistema de limpeza urbana municipal.

No entanto, a destinação inadequada de lixo tem crescido no Brasil. De fato, a quantidade de resíduos sólidos urbanos destinados inadequadamente no Brasil cresceu 16% na última década. Assim, o montante passou de 25,3 milhões de toneladas por ano em 2010 para 29,4 milhões de toneladas por ano em 2019.

Desse modo, em média, 60% dos resíduos coletados no Brasil vão parar em aterros sanitários e os outros 40% vão para lixões. Como resultado, 77,65 milhões de brasileiros tem a saúde prejudicada.
Em virtude disso, atualmente, é gerado um custo ambiental e também para o sistema de saúde de cerca de US$ 1 bilhão por ano.

A série
Dentro desse cenário crítico de São Paulo, a série aborda temas relacionados ao lixo e questões ambientais, principalmente, com o objetivo de promover a conscientização coletiva por meio da cultura. A produtora está realizando este projeto por meio do artigo 1° A da ANCINE (Agência Nacional do Cinema), através de patrocínio direto.

Serviço:
Sukata, a série musical.
Roteiro e direção: Alexia Annes.
Elenco: Dominique Bueno, Stefanny Leão e Alessandra Maria, entre outros.
Produção: Batom Produções.
Figurino: Natalia Santos.
Status: Em produção.
Siga: @sukataomusicalaserie

Fotos: Renata Rosa / Divulgação
Fonte: Vanessa Goulart – VG Comunicação
Contato: vanessagoulartt@gmail.com
Siga: @vanessagoulartt

Via: Vila Amélie

Leia também: A arquitetura sustentável não tendência, é necessidade

Cínthia Souto

Mercadóloga, Especialista em ESG e Sustentabilidade pela FIA/USP, Especialista em Comunicação ESG pela ESPM, Comunicação Corporativa, Mídia e AI.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo