ArquiteturaDecoraçãoESG e SustentabilidadeMercado de Luxo

Patricia Anastassiadis assina Coleção VÉR para Artefacto

Patricia Anastassiadis e Artefacto apresentam a Coleção VÉR

Patricia Anastassiadis assina Coleção VÉR para Artefacto

Curvaturas delicadas, traçados soltos, fluidez, metamorfoses naturais e transparências compõem a paisagem visual que inspira Vér, termo que remete à primavera e batiza a sétima coleção de mobiliário autoral de Patricia Anastassiadis para a Artefacto.

Primordialmente, dialogando com o resplendor da natureza, as peças desvelam um design contemporâneo com caráter intemporal, característica marcante da parceria de longa-data entre Patricia e a marca, referência em mobiliário de alto padrão no Brasil e internacionalmente.

“A priori, coleção nasce de um desejo de conexão com a suavidade. Nós olhamos para a natureza em busca de traços que evocam movimento, transformação e harmonia e traduzimos em móveis de pequeno, médio e grande porte, com grande efeito visual e alta performance ergonômica”, comenta Patricia.

Patricia Anastassiadis - Artefacto - Foto - Vitor Affaro - Divulgação
Artefacto, Coleção Vér, Chaise Papillon – Foto: Vitor Affaro

De fato, ao adotar este olhar sensível e buscar pelo vínculo com o natural, Patricia desenhou peças que parecem flertar com as criações artísticas. “A ideia era encurtar a distância entre o móvel e a obra de arte. No entanto, ao mesmo tempo em que elas têm um caráter escultórico, também são extremamente funcionais e confortáveis”, afirma. “Pensamos na morphosis: o modo como um organismo é formado, ou seja, a busca por uma beleza e uma ergonomia naturais”, completa.

Dentro desse contexto, um dos grandes destaques da coleção é o emprego da madeira torneada. “Desenvolvemos um trabalho muito cuidadoso que uniu a indústria e o fazer artesanal”, explica Patricia Anastassiadis. 

Consequentemente, o resultado da iniciativa são desenhos únicos e que inspiram leveza, a exemplo das cadeiras ou poltronas Vimen e do conjunto Papillon (sofá, chaise longue e poltrona).

Patricia Anastassiadis - Artefacto - Foto - Vitor Affaro - Divulgação
Artefacto, Coleção Vér, Poltrona Vimen – Foto: Vitor Affaro

Assim, as linhas livres também aparecem no aparador Zucchi esculpido em madeira ou em mármore – todavia, contudo, em versão limitada.

Patricia Anastassiadis - Artefacto - Vér - Aparador - Zucchi - Foto - Vitor Affaro - Divulgação
Artefacto, Coleção Vér, Aparador Zucchi – Foto: Vitor Affaro

As mesas de jantar Circa e Radix, por sua vez, conjugam a madeira e a pedra natural, enquanto as mesas laterais Shah, sobretudo, surpreendem com os tampos em mármore ou madeira quadriculados, em dois tons.
Paralelamente, a padronagem aparece também nas mesas de centro Giocco, feitas de folhas de madeira.

Patricia Anastassiadis - Artefacto - Vér - Foto - Vitor Affaro - Divulgação
Artefacto, Coleção Vér , Mesa Circa – Foto: Vitor Affaro

Nesse sentido, o mobiliário para os quartos também compreende a coleção. A saber, a cama Tassel, com cabeceira estofada, exibe estrutura em madeira torneada, em um aceno sutil aos exoesqueletos – uma das referências visuais da Edition 2024.

APARADOR ZUCCHI
Em formato orgânico, este aparador exibe curvas acentuadas que dialogam com as formas naturais da madeira ao mesmo tempo em que inspiram leveza. Contudo, o trabalho escultórico preciso e delicado pode ser reproduzido, simultaneamente, em diferentes materiais, incluindo o mármore, utilizado na edição limitada do móvel (são apenas 10 unidades).

CADEIRA/POLTRONA VIMEN
Aludindo à simetria presente na natureza, naturalmente, as peças desta linha possuem estruturas de madeira esculpida e espelhadas, assim, aliando o conforto visual à ergonomia perfeita.

Patricia Anastassiadis - Artefacto - Vér - Cadeira - Vimen - Foto - Vitor Affaro - Divulgação
Artefacto, Coleção Vér – Cadeira Vimen – Foto: Vitor Affaro

MESA DE JANTAR CIRCA
Composta por formas geométricas, veios da madeira e o brilho da laca, esta mesa marca pelo apelo contemporâneo e intemporal. Além disso, versátil, a peça harmoniza com mobiliário clássico ou moderno.

MESA LATERAL SHAH
Com tampo quadriculado, a delicada mesa Shah propõe um jogo de cores, materiais e texturas, simultaneamente. Nesse sentido, tudo isso aliado a um sofisticado trabalho de madeira torneada e mármore.

MESA COMPONÍVEL VIS
Composto por duas mesas com diferentes alturas e formatos, o conjunto Vis combina a translucidez do vidro, bem como, a beleza do mármore e a maleabilidade da madeira. Dentro desse contexto, a composição faz uma alusão à junção de três elementos: o quente, o frio e a luz.

MESAS RADIX
Dentro desse cenário, seguindo o conceito da coleção, a mesa Radix reproduz em seu design as curvaturas da natureza, combinando de maneira única a madeira, os mármores e vidros artesanais. Adaptável, o móvel possui variações de tamanho e diferentes opções de desenhos de tampo. Dessa forma, ele é também multiúso, servindo como mesa de jantar, welcome table e até mesa lateral.

Patricia Anastassiadis - Artefacto - Foto - Vitor Affaro - Divulgação
Artefacto, Coleção Vér, Mesas Radix – Foto: Vitor Affaro

SOFÁS, CHAISE LONGUE e POLTRONA PAPILLON
Priorizando o conforto e os traços soltos, a linha Papillon compreende sofá living, sofá lounge, chaise longue e poltrona. Por exemplo, todas as variações exibem formas inspiradoras e curvaturas suaves com estrutura de madeira torneada que abraça a concha estofada com absoluta perfeição. Em conclusão, o resultado é um conjunto que exibe proporções ideais e inspira suavidade e leveza.

Patricia Anastassiadis - Artefacto - Foto - Vitor Affaro - Divulgação
Artefacto Coleção Vér, Sofás Papillon – Foto: Vitor Affaro

CAMA TASSEL
Inspirada pelo Hotel Tassel, em Bruxelas, principalmente, ícone do art nouveau em arquitetura. Assim, o formato generoso da cama proporciona conforto extremo. De fato, a peça ainda exibe um trabalho cuidadoso de madeira torneada na estrutura.

Patricia Anastassiadis - Artefacto - Foto - Vitor Affaro - Divulgação
Artefacto, Coleção Vér, Cama Tassel – Foto: Vitor Affaro

MESAS DE CENTRO GIOCCO
Uma mistura de folhas de madeiras nobres compõe esta peça que pode ser usada como mesa de centro. O desenho geométrico e a altura precisamente calculada proporcionam, principalmente, um visual simétrico e, ao mesmo tempo, atemporal – o que amplia as possibilidades de uso e a integração com diferentes estilos de decoração.

SOFÁ E PUFF GÜELL
Inspirado nas obras de Gaudí, este móvel tem como premissa, acima de tudo, o conforto absoluto, tendo sido concebido para abraçar os usuários. A composição de volume e o desenho das curvaturas, similarmente, garantem o aconchego e o acolhimento total.

SERVIÇO:

Artefacto
www.artefacto.com.br
@artefactooficialbrasil

Patricia Anastassiadis
www.anastassiadis.com.br 
@patriciaanastassiadis

Fotos: Vitor Affaro – Divulgação
Fonte: Priscila Morrone

Leia também: Arquitetura biofílica: integrando a natureza aos projetos

Cínthia Souto

Mercadóloga, Especialista em ESG e Sustentabilidade pela FIA/USP, Especialista em Comunicação ESG pela ESPM, Comunicação Corporativa, Mídia e AI.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo