Turismo

Festival Internacional FEMUSC começa hoje

Maior festival-escola de música erudita do país começa neste domingo, dia 16

Festival Internacional FEMUSC começa hoje

O Hino Nacional e o Hino da Independência serão destaques na abertura da 17ª edição do Festival Internacional FEMUSC. De certo, o evento acontece neste domingo, dia 16 de janeiro, às 20h30, em Jaraguá do Sul, Santa Catarina. Os espetáculos podem ser assistidos presencialmente no Teatro SCAR. Além disso  pelo Canal do YouTube do Festival,.

De acordo com o diretor artístico do Festival, o maestro Alex Klein,  ganhador do Grammy da música erudita, o público vai se surpreender com a sonoridade da exibição do Hino Nacional. Ele será apresentado com uma orquestra clássica e afinação antiga.

 “O público vai ter a impressão que nunca ouviu o Hino Nacional que vamos apresentar na abertura do Festival Internacional FEMUSC, pois ele será apresentado como foi composto em 1831. Teremos instrumentos e afinação da época da composição”, diz Klein.

Assista também ao vídeo:

Hino

O público também poderá ouvir o Hino da Independência, de 1822. Apresentado, inclusive,  por canto e piano. Segundo o pianista Fábio Leite, que interpreta a obra, a música antiga traz mais liberdade para o músico. “Eu sempre gostei da música antiga, pois temos mais liberdade de improvisar. Além disso é possível colocar a própria interpretação de uma maneira livre . Além disso penso  aprender bastante com essa experiência”, disse o pianista, de 32 anos. Fábio atua há dez anos no coro que é parte da Orquestra Sinfônica de Goiânia.

Sobre o Festival

Considerado um dos mais importantes do gênero, o Festival Internacional FEMUSC 2022 foi criado em 2006. A iniciativa foi  do maestro brasileiro Alex Klein. De fato, sua proposta foi tornar realidade um sonho pessoal: democratizar, popularizar e também internacionalizar o aprendizado de música erudita no Brasil, através de um festival pedagógico/profissional.

A 17 ª edição do Festival Internacional FEMUSC ocorre de 16 a 29 de janeiro de 2022. Durante os 14 dias, serão realizadas mais de 50 apresentações abertas ao público, incluindo concertos de alto nível artístico internacional. Por isso, este ano o Festival faz uma homenagem ao bicentenário da Independência do Brasil . Além disso a Semana da Arte Moderna de 22.

Segurança

Para garantir a segurança, o Festival  mantém os Protocolo de Segurança Sanitária. Entre as ações, por exemplo,  uso obrigatório de máscaras.  distanciamento social, e uso de álcool gel. Além disso, mantém um plano de contingência aplicado durante o festival.

O Festival Internacional FEMUSC é uma realização da Associação Cultural do Forte São João, do Instituto FEMUSC e também da Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério do Turismo – Secretaria Especial de Cultura.

Jaraguá do Sul

Nem só de música vive a cidade de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina.  Em 2010, Jaraguá do Sul foi classificada como a 8ª cidade com maior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do estado. Ou seja,  34ª posição no ranking nacional.

Conhecida como Capital Nacional das Malhas e turismo ecológico, a cidade é uma ótima opção de turismo. Tanto  para quem procura natureza exuberante como uma  boa gastronomia. A cidade também conta com uma ótima rede hoteleira. Além disso, uma população acolhedora.

A cidade foi colonizada por imigrantes europeus, especialmente alemães, italianos e também húngaros; De fato, ela ainda conserva muitas tradições de seus antepassados. Incluindo, inclusive,  a arquitetura e também festas típicas. De certo, muitos são os passeios pela região. Entre eles, assim, o Parque Malwee, com área de 1,5 milhão de m² de área preservada, 17 lagoas e 133 espécies de aves catalogadas e também  museus. Além disso, o público poderá conhecer uma casa no estilo enxaimel, de 1938.

Enfim vale visitar a cidade.  Ouvir boa música e se encantar com os pontos turísticos.  Ou seja, você pode, inclusive,  conhecer mais sobre a cidade no site da Prefeitura.

Serviço:

17ª edição do Festival Internacional FEMUSC

De 16 a 29 de janeiro de 2022.

Auditório do Centro Cultural SCAR.

 Curta o FEMUSC o ano todo:

https://www.facebook.com/groups/femusc

https://www.instagram.com/femusc/

https://www.youtube.com/user/institutofemusc

 https://www.femusc.com.br/

Foto: Grandes nomes da música participam do Festival. – Foto: Cesar Castro.

Fonte: Ana Farias 
Assessoria de Imprensa

Além disso, leia também: AgrocashX é uma moeda de transição comercial: Portal Ego Notícias investe 

Cristina Aguilera

Cristina Aguilera é jornalista com pós graduação em Mídias na Educação pela Universidade de São Paulo (USP) . Foi repórter de tv, rádio, revista, assinou colunas de Turismo e Moda. É co autora do livro “ A educação contada pela imprensa” junto com Cesar Callegari. Adora moda, turismo, educação, literatura, designer e cultura.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo