Notícias

Casa Museu Ema Klabin traz curso sobre arte contemporânea e palestras

Grandes especialistas ministram encontros presenciais e online sobre arte, arqueologia e casas museus brasileiras, com entrada franca ou contribuição voluntária

Casa Museu Ema Klabin traz curso sobre arte contemporânea, palestras e encontro

Para quem aprecia arte contemporânea, a Casa Museu Ema Klabin promove nos meses de abril e maio o curso Poéticas da terra: arte e território. De certo, a série de seis encontros presenciais propõe um mergulho investigativo sobre as noções de terra e território a partir de projetos de arte contemporânea. Assim, os encontros serão orientados por discussões acerca da produção artística e reflexões críticas de pensadores como, Milton Santos, Malcom Ferdinand, Ailton Krenak, Anna Tsing e Donna Haraway, entre outros.

Ministrado pela pesquisadora Gabriela Leirias, o curso contará com a participação de convidadas que conduzirão dois laboratórios práticos. Entre eles, por exemplo: Jera Guarani, agricultora, educadora e liderança Guarani Mbya da Terra Indígena Tenondé Porã, no extremo sul da cidade de São Paulo, e Janaina Machado, educadora e especialista em mediação em artes visuais e relações étnico-raciais. Os encontros acontecem nos dias  17 e 24/4 e 1, 8 e 15/5, das 15h às 17h.

Ocupação Humana das Américas

No dia 13 de abril, das 11h às 13h, o jornalista Bernardo Esteves ministra a palestra presencial Um campo de tensão: a ocupação humana das Américas. Bernardo é repórter da revista piauí e apresentador do podcast A Terra é redonda (mesmo).

Nesta palestra serão abordadas pesquisas relacionadas às controvérsias acerca da ocupação humana nas Américas. Assim, não há consenso entre os estudiosos sobre quem foram os primeiros americanos, quando entraram e como se espalharam pelo continente. O único ponto pacífico é que vieram da região onde hoje fica o Estreito de Bering. Portanto, o estudo da ocupação inicial do continente americano – que envolve arqueólogos, geneticistas, antropólogos, linguistas e outros cientistas – é um campo em busca de paradigma.

Enfim, a  discussão buscará mostrar o que os cientistas sabem e o que ainda ignoram sobre a ocupação das Américas. Este encontro será seguido por um bate-papo com o público e sessão de autógrafos do novo livro do palestrante, Admirável novo mundo: Uma história da ocupação humana nas Américas, editado pela Companhia das Letras.

Esta palestra integra o projeto Casa Museu Ema Klabin Digital 2024, ISP nº 2023.06.07/03580, contemplado pelo Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais, PROMAC, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

Casas Museus Brasileiras

Além disso, no dia 14 de abril, a partir das 15h, acontece o segundo encontro da série Bate-papo em casa: tipologia casa museu que reúne pesquisadores e setores de educação de casas museus brasileiras para discutir esta tipologia de museus que antes eram as residências de personalidades.

Com o título Mediar na casa museu: o trânsito entre o público e o privado, o segundo encontro da série terá a participação de Alexandra Rocha, coordenadora do setor de Educação da Rede de Museus Casas Literários (São Paulo), juntamente com Roberta Condeixa, coordenadora do setor de Educação da Casa Roberto Marinho (Rio de Janeiro), que falarão sobre as ações desenvolvidas por suas equipes no contexto dessa tipologia museológica. Além disso, o evento tem transmissão ao vivo pelo canal do Youtube da Casa Museu Eva Klabin.

Enfim, a Casa Museu Ema Klabin fica na Rua Portugal, 43, Jardim Europa. De certo, tem entrada franca.

Serviço:  

Curso presencial: Poéticas da terra: arte e território –  Gabriela Leirias  6 encontros –  10, 17 e 24 de abril e 1, 8 e 15 de maio de 2024 25 vagas    Inscrição: https://emaklabin.org.br/cursos/curso-poeticas-da-terra-arte-e-territorio

Palestra Presencial: Um campo de tensão: a ocupação humana das Américas – Bernardo Esteves sábado, 13 abril de 2024 – 11h às 13h – 95 vagas por ordem de inscrição

Bate-papo em casa: tipologia casa museu. Transmissão no canal do Youtube da Casa Museu Eva Klabin  Mediar na casa museu: o trânsito entre o público e o privado, com educativos de casas museus convidados (São Paulo e Rio de Janeiro) -sexta-feira, 19 de abril de 2024 – 15h

Entrada franca

Rua Portugal, 43, Jardim Europa, São Paulo

Acesse as redes sociais

Instagram: @emaklabin

Facebook: https://www.facebook.com/fundacaoemaklabin

Twitter: https://twitter.com/emaklabin

Linkedin:

https://www.linkedin.com/company/emaklabin/?originalSubdomain=br

YouTube: https://www.youtube.com/c/CasaMuseuEmaKlabin

Site: https://emaklabin.org.br

Vídeo institucional: https://www.youtube.com/watch?v=ssdKzor32fQ

Vídeo de realidade virtual: https://www.youtube.com/watch?v=kwXmssppqUU

Foto: Divulgação- acervo da Casa Museu Ema Klabin

Além disso, siga Cristina Aguilera no insta

Fonte: Cristina Aguilera 
Assessoria de Imprensa

Leia ainda: Advogado Geraldo Lopes lança livro que ensina superar obstáculos

Cristina Aguilera

Cristina Aguilera é jornalista com pós graduação em Mídias na Educação pela Universidade de São Paulo (USP) . Foi repórter de tv, rádio, revista, assinou colunas de Turismo e Moda. É co autora do livro “ A educação contada pela imprensa” junto com Cesar Callegari. Adora moda, turismo, educação, literatura, designer e cultura.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo