Cinema

Documentário produzido em Santa Catarina é lançado na Africa

Itapocu acontecerá no 23º Festival de Cinema Ecrans Noirs

A estreia do documentário curta-metragem Itapocu, acontecerá no 23º Festival de Cinema Ecrans Noirs, um dos maiores e mais conceituados festivais de cinema da África, que acontece de 13 a 20 de julho em Yaoundé, capital da República dos Camarões. O filme será exibido na sexta-feira (19), na competitiva de Curtas-metragens Internacionais, sendo o único representante de fora do continente africano nessa categoria.

Itapocu é um curta-metragem documental que registra a comunidade quilombola do Itapocu, e a Associação e Grupo Folclórico Catumbi da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário de Itapocu, no interior do sul do Brasil, norte de Santa Catarina, e sua tradição centenária do Catumbi, uma manifestação sincrética que mistura dança, música e diversas manifestações afro-brasileiras. Uma tradição centenária de afirmação da identidade negra na região.

A celebração é marcada pelo sincretismo religioso e envolve música, dança e outros ritos. O Catumbi é um ritmo afro-brasileiro similar ao congado e ao reisado originado pelos escravos no século XIX, misturando a coroação dos reis do Congo com louvações a santidades católicas. Ocorre com bastante frequência em outras partes do país, porém, em Santa Catarina, a tradição praticamente se perdeu.

O curta documental é dirigido por André Senna, produzido e editado por Marcos Serafim, com produção local de Alessandra Bernardino, e direção de fotografia e câmera por Rosano Mauro Jr. Em 2016, o diretor André Senna, foi contemplado pelo Prêmio Catarinense de Cinema 2014/2015 da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), sendo filmado em 2017 e lançado agora em 2019. Após a estreia na África, o filme já tem exibição garantida em mais três importantes festivais de cinema documental pelo mundo.

Sobre o Ecrans Noirs

Ecrans noirs é um festival de cinema fundado em 1997 pelo diretor Bassek Ba Kobhio, que acontece todos os anos em Yaoundé, Camarões,sendo um dos mais prestigiados e importantes de toda a África. Organizado pela associação “Ecrans Noirs”, que visa divulgar principalmente criações cinematográficas de seis países da África Central (Camarões, Gabão, Congo, República Democrática do Congo, República Centro-Africana e Chade), o festival é também um espaço de reflexão sobre o cinema e organiza colóquios, reunindo profissionais, que discutem sobre as condições de exercício e a evolução desta arte no continente africano. Os organizadores do festival também oferecem residências de escrita para roteiristas.

EQUIPE

Pesquisa, Roteiro e Direção: André Senna

Produção e Edição: Marcos Serafim

Produção: Carla Wille Kielwagen

Produção Local: Alessandra Bernardino

Direção de Fotografia e Câmera: Rosano Mauro Jr.

Ass. de Fotografia: Murilo Lazarin

Desenho de som e Mixagem: Vitor Moraes

Edição de som direto: Rodrigo Sacic

Som Direto: João Menna Barreto

Gaffer e Maquinária: Danilo Custódio

Associação e Grupo Folclórico Catumbi da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário de Itapocu.

Antonio Bernardino Filho……………….Seu Risca

Osvaldo Mário Eufrásio………………Capelão Osvaldo

Balbina da Conceição Catarina……………Dona Balbina

Lidiano Carlos Eufrásio………………..Capitão Lidiano

Lauri Rosa………………………………….Seu Louro

José Marcelino Maria…………………Seu Maia

Link para o catálogo do festival

http://www.ecransnoirs.org/wp-content/uploads/2019/07/catalogue_EN2019_to_web2.pdf

Site do festival:http://www.ecransnoirs.org/

INFORMAÇÕES

André Senna

Telefone: 48 99693 0411

E mail: afsenna@gmail.com

Fan Page: http://www.facebook.com/itapocu/

Instagram: @itapocu

Rodrigo Domingos – Assessoria de comunicação

Telefone: 47 3025 4225- 99612 3517

E mail: rodrigocomunica@hotmail.com

Foto Divulgação

 

Foto Divulgação

Leia Mais: Vitória dos gaúchos Roberto Keller/Marcelo Ritter na UTV SProduction, em São Joaquim

Rosilene Bejarano

Rosilene Bejarano,nascida em Corumba Ms Digital Influencer, blogueira revista eletrônica Coisas Do Sul, assino para as revistas Egonoticias de Balneário Camboriú, Top Society de Lages, Lithoral News de Itajaí. Palestrante com o tema (Estrutura familiar e mulheres na politica) recebi o titulo de Embaixadora da Paz em 2018, atualmente resido em Joinville Santa Catarina, cursando marketing digital,formada em Hotelaria e excelência em atendimento, sou a Vice presidente da Abramecom (Associação Brasileira de Colunistas Sociais e de Mídia Eletrônica) Recebi o premio internacional de imprensa empreendedora Dr Rey 2017. Premio destaque de Mídia Eletrônica SC da Revista Lithoral News, Premio destaque imprensa revelação SC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1
Você é a notícia, nós publicamos!
Envie-nos uma proposta comercial.
Powered by
Fechar
Fechar