Arte e CulturaCelebridadesTV
Tendência

Juliana D’Agostini salva vidas através da música

Juliana D'Agostini pianista que estreia programa na TV Cultura em abril implementa sistema de ensino de música em todo país

Juliana D’Agostini salva vidas através da música

Pianista que estreia programa na TV Cultura em abril implementa sistema de ensino de música em todo país.

Juliana D’Agostini costumava frequentar comunidades mais pobres por conta de suas parcerias musicais com artistas do rap, mas foi em 2016 – com o nascimento de seu primeiro filho – que a pianista resolveu implementar uma ideia que já nutria há tempos: criar cursos de música para crianças com poucos recursos.

Amor por educar –
Juliana D’Agostini salva vidas através da música
Juliana D’Agostini / Foto: Jorge Beirigo

“Eu percebi que seria transformador ter um sistema para mais crianças do País terem acesso a este conhecimento. Desenvolvemos cursos de instrumentalização, musicalização, canto orfeônico, história dos ritmos brasileiros e de ensino de música para surdos, entre outras coisas”. Ou seja, graduada em piano pela USP, a paulistana de 34 anos sonha alto e tem como modelo ninguém menos que Villa-Lobos. “Ele implementou em 1932 um sistema de educação musical que se tornou obrigatório por lei, em todo território nacional. Pretendemos dar continuidade a esse trabalho”.

Antes de mais nada, para isso, a pianista e sua equipe formularam, durante o ano passado, material didático voltado à capacitação de professores de diversas instituições. Dessa forma,a primeira parceria oficial com uma escola pública saiu este ano, na Escola de Artes, em Jaguariúna “Montamos salas e também aprofundamos o sistema de aulas a distância, que serão maioria este ano. Só nessa escola são 2500 alunos”, diz.

Mas é possível ensinar música a distância? No método de Juliana, sim. “Criamos um sistema de ensino que não necessita prática instrumental, proporcionando assim um primeiro contato com atividades musicais que melhoram o processo cognitivo.”
Em conclusão, quando a pandemia permitir o retorno das aulas presenciais, as crianças do curso poderão utilizar os onze pianos elétricos disponibilizados para o aprendizado.

Televisão

Afinal, em abril, a pianista estreia na televisão aberta. Dessa forma, levará a segunda temporada de O Piano Mágico da Ju do YouTube para a grade da TV Cultura. “Nele vivo aventuras com gênios da música, cantamos, dançamos e, de forma descontraída, transmitimos cultura para as crianças e suas famílias. – Conclui Juliana D’Agostini em entrevista com nosso jornalista Henrique Estevan.

Fotos:  Arquivo Pessoal / Jorge Beirigo

Fonte: Jornalista – Henrique Estevan

Editor: Henrique Estevan

Veja mais: Mc Bielzinho da ZN é a nova influência do Funk no Brasil

GOD SAVE THE FASHION 360°

Redação Ego Notícias

Ego Notícias o seu canal de entretenimento. O Portal das Celebridades e Famosos. Você é notícia, nós publicamos!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo