Saúde e Bem-Estar

Reabilitação respiratória e motora ajuda na recuperação de pacientes com COVID-19

Função pulmonar e motora, que impactam diretamente na qualidade de vida dos indivíduos.

Reabilitação respiratória e motora ajuda na recuperação de pacientes com COVID-19

A COVID-19 pode deixar sequelas significativas em pacientes, especialmente naqueles que apresentaram quadros graves. Entre as principais delas, estão as relacionadas à função pulmonar e motora, que impactam diretamente na qualidade de vida dos indivíduos.

Nesse contexto, a reabilitação respiratória e motora assume um papel fundamental na recuperação plena desses pacientes. No entanto, por meio de um plano individualizado e supervisionado por profissionais qualificados, é possível recuperar a capacidade pulmonar, a força muscular e a flexibilidade, além de reduzir a fadiga e o desconforto respiratório.

Com isso em vista, a reabilitação respiratória tem como objetivo restaurar a função pulmonar e otimizar a capacidade de oxigenação do sangue. Para isso, é possível utilizar algumas técnicas de exercícios respiratórios, que visam aumentar a força dos músculos respiratórios, a expansibilidade pulmonar e a ventilação, por exemplo.

Reabilitação respiratória e motora ajuda na recuperação de pacientes com COVID-19
Reabilitação respiratória e motora ajuda na recuperação de pacientes com COVID-19 – Foto Freepik – Divulgação

Já as técnicas de higiene brônquica auxiliam na eliminação de secreções e na prevenção de infecções pulmonares. Nesse mesmo ínterim, os treinos de endurance buscam melhorar a capacidade cardiorrespiratória e a tolerância ao esforço. De fato, a oxigenoterapia fornece suporte de oxigênio quando necessário.

A reabilitação motora, por outro lado, busca recuperar a força muscular, a flexibilidade e a amplitude de movimento. Além disso, ela melhora o equilíbrio e a coordenação motora. Para isso, são realizados exercícios de fortalecimento muscular para fortalecer os músculos dos membros superiores, inferiores e do tronco.

Os exercícios de flexibilidade aumentam a amplitude de movimento das articulações, enquanto os exercícios de propriocepção e equilíbrio melhoram a percepção da posição corporal e o controle do movimento. Já o treino de marcha auxilia na recuperação da capacidade de caminhar de forma segura e eficiente.

Reabilitação respiratória e motora ajuda na recuperação de pacientes com COVID-19
Mid adult man breathing through mask hyperbaric – Foto Freepik – Divulgação

Entenda os benefícios da reabilitação:

A reabilitação respiratória e motora oferece diversos benefícios para os pacientes com COVID-19. Dentre eles estão a melhora da função pulmonar e da capacidade de oxigenação do sangue, a redução da fadiga e do desconforto respiratório, o aumento da força muscular, da flexibilidade e da amplitude de movimento. Junto a isso, ainda há uma melhora do equilíbrio e da coordenação motora, a redução do risco de quedas e assim, a melhora da qualidade de vida e do bem-estar geral.

Nesse sentido, a reabilitação respiratória e motora são ferramentas essenciais para a recuperação plena de pacientes com COVID-19. E é através de um programa individualizado e supervisionado por profissionais qualificados, que é possível alcançar resultados significativos na recuperação da função pulmonar, motora e da qualidade de vida do paciente.

Sobre a autora:

Larissa Siqueira é bacharel em Fisioterapia com especialização em fisioterapia hospitalar, acumulando 9 anos de prática em cuidados domiciliares e uma experiência abrangente de 7 anos em serviços hospitalares, especializando-se na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Tem sólida experiência com pacientes usando ventiladores mecânicos, assim como em ressuscitação cardiorrespiratória.

Fotos: Freepik / Divulgação 

Por: Larissa Siqueia

Gosta de ler? Fisioterapia no Centro de Terapia Intensiva humanizada

Redação Ego Notícias

Ego Notícias o seu canal de entretenimento. O Portal das Celebridades e Famosos. Você é notícia, nós publicamos!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo