Arte e Cultura

Casarão das Palmeiras é palco de projeto cultural em São Francisco do Sul

Oficina palestras e apresentações teatrais fazem parte do projeto A Casa

Ele pertence ao patrimônio histórico de São Francisco do Sul/SC e serviu como fonte para as histórias que fazem parte do projeto A Casa – Histórias Perdidas no Tempo, apresentado pelo Ministério da Cidadania, patrocinado pelo Governo Federal e Arcelor Mittal, capitaneado pela Tecer Teatro e viabilizado pela Lei Rouanet – Pronac n° 171657. Estamos falando do Casarão das Palmeiras, que vai ser palco de oficina, palestra, montagem e temporada de espetáculo teatral em 2019. As inscrições, gratuitas, para a oficina teatral, que será realizada de 29 de abril a 28 de agosto para formação e aprimoramento de atores locais e da região, devem ser feitas de 1º a 28 de abril pelo e-mail projetoacasa.sfs@gmail.com.

Segundo as idealizadoras do projeto, Fabiana Ferreira e Jeanine Rhinow, da Tecer Teatro, a meta é ocupar e revitalizar um patrimônio histórico, unindo a arte teatral e a memória de gerações que passaram pelo Casarão, atingindo um público estimado de 1.120 pessoas, entre jovens, adultos e idosos, sendo 20 com a oficina, 100 com a palestra e 1.000 nas 20 sessões de apresentações teatrais programadas. “Na oficina vamos instrumentalizar atores e interessados na profissionalização teatral e nas palestras, com o tema Relato da Experiência, Jeanine, autora e diretora do espetáculo, vai falar da sua experiência de contar a história da cidade por intermédio do teatro, visando a formação de professores da rede pública de ensino”, explica Fabiana. Vale lembrar que todas as ações do projeto serão totalmente gratuitas.

A escolha de São Francisco do Sul para a realização de um projeto como o A Casa, segundo Fabiana, passa pelo fato dela estar morando em parte na cidade. “A partir desta nova possibilidade é intrínseco fomentar a produção artística e cultural. Toda cidade tem potencial para arte e a cultura e as cidades pequenas ganham muito com a chegada do artista, ainda mais do artista empreendedor”, destaca.

Programação projeto A CASA

– Oficina de formação: de 29 de abril a 28 de agosto de 2019

– Palestras para professores: dia 3 e dia 10 de junho de 2019 (duas turmas)

– Ensaios do espetáculo A Casa: De 2 de setembro a 31 de outubro de 2019

– Temporada do espetáculo: de 1º a 24 de novembro de 2019

Oficina “O ator como instrumento do seu ofício”

Inscrições: de 1º a 28 de abril pelo e-mail projetoacasa.sfs@gmail.com

Vagas: 20 participantes

Público alvo: jovens a partir de 16 anos e adultos interessados na ampliação de conhecimentos teatrais e na profissionalização teatral.

Período: de 29 de abril a 28 de agosto de 2019. Serão realizadas duas aulas por semana, às segundas e quartas-feiras, das 19h às 22h.

Carga horária: 120 horas

Local: Casarão das Palmeiras, 88 – Centro, São Francisco do Sul/SC

Ministrante: Jeanine Rhinow, 27 anos de atuação profissional no teatro em diversas funções como atriz, figurinista, diretora, autora, professora, produtora, formada em Artes Cênicas – interpretação teatral – pela PUC/PR e pós-graduada em Produção da Arte e Gestão da Cultura. Desenvolveu um método próprio de ensino baseado na percepção do ator como um todo.

Programa: Breve história do teatro; Noções de psicologia; Expressão corporal e vocal; Exercícios de improvisação e interpretação;  Procedimentos metodológicos: serão repassadas técnicas corporais, vocais, feitos estudos de textos e desenvolvidos exercícios de improvisação e interpretação, com atividades teóricas e práticas.

Sinopse do espetáculo A Casa

A obra a ser produzida é um espetáculo de teatro, cujo texto foi escrito a partir de antigas histórias sobre o Casarão das Palmeiras, que com quase duzentos anos ocupa um lugar de destaque no patrimônio histórico de São Francisco do Sul, em Santa Catarina. A Casa é um espetáculo a ser percorrido. Sua história permeia diferentes épocas, seus personagens percorrem diferentes cômodos do casarão, e o público percorre, junto com os atores e o tempo, os cômodos e as histórias.

Ficha técnica A Casa

Fabiana Ferreira, produtora executiva e atriz.

Jeanine Rhinow, diretora artística, arte educadora ministrante da oficina, autora e preparadora corporal.

Paulinho Maia, ator e figurinista.

Pagu Leal, assessoria dramatúrgica e filosófica.

Cristine Conde, cenógrafa e aderecista.

Tiago Constante, diretor musical e músico.

Clair França, assistente de produção.
Santa Cultura Comunicação Criativa, assessoria de imprensa.

Mais informações: projetoacasa.sfs@gmail.com.

Assessoria de imprensa
Santa Cultura Comunicação Criativa

Taísa Rodrigues/Sandra Moser

Tel.: (47) 98864-3373

taisa@santacultura.com.br/sandra@santacultura.com.br

www.santacultura.com.br

Leia+:MC Davi e o rapper Matuê são as atrações deste final de semana na Fields

arte
Foto Divulgação
arte
Foto Divulgação

arte
Foto Divulgação
Etiquetas

Rosilene Bejarano

Rosilene Bejarano,nascida em Corumba Ms Digital Influencer, blogueira revista eletrônica Coisas Do Sul, assino para as revistas Egonoticias de Balneário Camboriú, Top Society de Lages, Lithoral News de Itajaí. Palestrante com o tema (Estrutura familiar e mulheres na politica) recebi o titulo de Embaixadora da Paz em 2018, atualmente resido em Joinville Santa Catarina, cursando marketing digital,formada em Hotelaria e excelência em atendimento, sou a Vice presidente da Abramecom (Associação Brasileira de Colunistas Sociais e de Mídia Eletrônica) Recebi o premio internacional de imprensa empreendedora Dr Rey 2017. Premio destaque de Mídia Eletrônica SC da Revista Lithoral News, Premio destaque imprensa revelação SC.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar